Analfabetismo Funcional

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Dados do Inaf mostram que o total de brasileiros de 15 a 64 anos que chegaram ao ensino médio aumentou de 24% a 40%, e ao ensino superior, de 8% para 17%. Embora seja uma conquista, o problema do Analfabetismo Funcional continua presente, visto que o índice daqueles plenamente capazes de se comunicar pela linguagem escrita segue igual, com só 12% no nível proficiente (o mais alto). Entre os que terminaram o ensino médio, 13% são analfabetos funcionais e , dos que têm ensino superior, 4%. Dessa forma, em razão da lenta mudança da mentalidade social e da falta de influência midiática, emerge um problema complexo que precisa ser revertido.

Primeiramente é preciso salientar que o silenciamento é uma causa latente do problema. Segundo Foucault, na sociedade pós moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre o Analfabetismo Funcional, o qual três entre cada dez brasileiros têm limitação para ler, interpretar textos, identificar ironia e fazer operações matemáticas em situações da vida cotidiana, o que contribui com o aumento da falta de conhecimento da população sobre a questão, tornando sua relação mais dificultada.

Em segundo plano, outra causa para a configuração do problema é a lacuna educacional. De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é o resultado da educação que teve. Sob esta lógica, se há um problema social, há como base o ensino. No que tange ao Analfabetismo Funcional, verifica-se uma forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido seu papel no sentido de reverter e prevenir o problema, visto que não tem trazido esses conteúdos para a sala de aula.

Portanto, uma intervenção faz-necessária. Para isso, é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura e o governo, promovam um espaço para rodas de conversas e debate sobre a questão no ambiente escolar. Tais eventos podem ocorrer no período do contraturno, contando com a presença de professores, especialistas no assunto e alguma autoridade. Além disso, esses eventos devem ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam o problema do Analfabetismo Funcional e se tornem cidadãos atuantes na busca de resoluções. A partir dessas informações, poderá se consolidar um Brasil melhor.

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4 Correções

  1. Boa noite, tudo bem? sou apenas um estudante, mas gostei bastante do seu texto e vou apontar algumas coisas: em primeiro lugar, vou mencionar que não é muito comum usar dados estatísticos na introdução, mas ela ficou bem progressiva e deu para entender todo planejamento que você iria desenvolver então parabéns. Também percebi alguns poucos erros de português, que creio que tenham sido por erro de digitação.. também acho que faltou acrescentar mais alguns critérios na sua conclusão.. fora isso, parabéns pelo seu texto!! Continue treinando!

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  2. Me assustei um pouco com você começando a redação logo de início explicitando os dados, mas a sua finalização da introdução foi excelente pois você mostrou seu ponto de vista, afirmou que era um problema e já disse que precisava ser revertido, isso foi ótimo, mas da próxima vez, deixa os dados para o desenvolvimento e cuidado para não saturar sua redação de informações porque acabará se transformando num texto informativo, além de que informação demais torna o texto cansativo. No primeiro parágrafo você usou um tópico frasal e demonstrou uma opinião direta ao tema, assim como no segundo parágrafo também, foi excelente. A conclusão me pareceu um pouco vaga, “alguma autoridade” não é algo muito sólido para se dizer em uma solução de problema, foi bem detalhado, mas os agentes estão vagos.
    C1: 180
    C2: 180
    C3: 120
    C4: 100
    C5: 80

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