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Analfabetismo Funcional

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No episódio “Chiquinha, o Terror do Cortiço”, do seriado Chaves, o personagem do Seu Madruga pede ao Chaves para que leia a carta de sua filha. No entanto, ao iniciar a leitura, o menino encontra uma grande dificuldade em decifrar as palavras, ocasionando em diversos erros de concordância cômicos.  Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada por Bolaños pode se relacionar ao analfabetismo funcional no Brasil, onde grande parte de sua população não conseguem compreender aquilo que leem, e por consequência, não podem se integrar plenamente no exercício da cidadania. Por isso, torna-se necessário o debate acerca dessa problemática.

Primeiramente, é importante salientar a alta taxa de brasileiros com dificuldades na leitura. De acordo com o Indicador de Analfabetismo Funcional,  três em cada dez pessoas com idade entre 15 e 64 anos são analfabetos funcionais no país, ou seja, tem limitações para ler, interpretar textos, identificar ironia e fazer operações matemáticas. Evidencia-se, portanto, que tal problemática ocasiona em complicações na qualificação do individuo em sociedade, restringindo sua participação em diversas áreas do corpo social.

Por outro lado, apesar das diversas limitações, uma grande parte desses iletrados são usuários de redes sociais. De acordo com a BBC Brasil, 86% dos analfabetos funcionais são usuários de whatsApp, 72% do Facebook, e 31% do InstagramEntretanto, o acesso desses indivíduos nessas plataformas se torna reduzido por conta de seus repertórios exíguos. Dessa forma, aquilo que poderia ser proveitoso em seus direitos e deveres de cidadãos é inalcançado por não conseguirem discernir conteúdos.

Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de politicas que visem à erradicação das deficiências no alfabetismo dos brasileiros. Para que o analfabetismo funcional seja resolvido, urge que o Ministério da Educação (MEC) faça melhorias na educação básica do país, por meio de investimentos financeiros em infraestrutura na qualidade das escolas e dos matérias didáticos, aplicação de um sistema mais rigoroso na avaliação dos alunos, e campanhas publicitarias que incentivem a população a praticar a leitura. Dessa forma, será possível fazer com que a realidade dos brasileiros seja diferente da apresentada pelo seriado Chaves.

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3 Correções

  1. Olá, tudo bem? É o seguinte, sua redação está maravilhosa, meu maior conselho hoje é que você mantenha esse padrão daqui em diante. Vou fazer algumas observações do que pode ser aprimorado, o seu projeto de texto, logo após a tese poderia ter dado uma prévia mais detalhada do que seria abordado nos parágrafos seguintes. No seu D1 você citou as “diversas áreas do corpo social”, o que pode abrir margem pro corretor perguntar, quais? Então para não dar margem a perguntas deveria ter citado pelo menos uma área dessas. Outra coisa, suas marcas de autoria podem ser mais presentes no texto e continue usando bastante conectivos. Ademais, meu parabéns, foi uma das melhores redações que já li aqui, continue assim. Espero ter ajudado, sucesso!

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  2. oi, não sou nenhum professor mas vou falar a minha opnião sobre a sua redação. Espero que goste!
    Introdução-> Gostei bastante da sua referência e de como você explicou a sua tese com o argumento para discorrer no desenvolvimento.

    Desenvolvimento 1-> Foi em explícita a sua opinião, com um dado comprovando o seu argumento.

    Desenvolvimento 2-> faltou um nexo no começo do paragráfo, como ” em segunda análise” por exemplo. Até essa parte você explicou bem “funcionais são usuários de whatsApp, 72% do Facebook, e 31% do Instagram” . mas, o resto do D2 não ficou explicíto o que vc queria dizer.

    Conclusão-> Impecável ! Perfeita essa conclusão!

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  3. C1- Há poucos devios. 160 Poucos ou nenhum desvio.
    C2. 200. Você atende todos os eixos temáticos, há divisão em partes da redação, e já consigo contar o repertório ficcional “Chaves” como legitimado, pertinente e produtivo.
    C3 160. Essa competência você poderia até perder mais pontos. Você relaciona de maneira ineficiente os argumentos, na minha opinião não há sustenção falta detalhar mais.
    C4 200 – Uso produtivo de conectivo e pouca ou nenhuma repetições de palavras no mesmo parágrafo.
    C5 – 160. Acho que você produziria um nó no corretor. Há o Agente- MEC
    Ação, muitos verbos de ação.
    Modo ok
    Det. ? O detalhamento não aumentou as informações sobre nenhum dos itens.
    Finalidade Ok apesar de não achar que seja possível “analfabetismo funcional seja resolvido”

    Total.880

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