Analfabetismo e sua relação com o trabalho infantil

  • 0

De acordo com o Ministério da Educação, há no Brasil cerca de 16 milhões de analfabetos, onde 50% desses se concentram nas regiões Norte e Nordeste do país. Percebe-se que isso ocorre devido a desigualdade no sistema educacional e ao início prematuro do trabalho infantil.

O analfabetismo é maior no Norte e Nordeste do território devido a falta de interesse político nessas áreas. As escolas públicas dessas regiões e de todo o restante do país não apresentam boas condições e nem novas práticas de ensino que estimulem a criatividade e desejo de aprender por parte dos alunos, o que acaba gerando o abandono antes da alfabetização.

Outro fator que acarreta o analfabetismo, é o fato que muitas famílias com crianças e jovens não apresentam boas condições financeiras, e para ajudar os pais e irmãos esses menores começam a trabalhar. Mesmo com o Art. 60 do ECA – Estatuto da Criança e Adolescente – que proíbe qualquer tipo de trabalho para menores de catorze anos, infelizmente não é essa a realidade que vemos na prática.

Diante do exposto, vê-se que é necessário maior iniciativa das partes do governo federal e estadual para modernizar o sistema de ensino brasileiro, com políticas que incentivem o desejo de estudar. Além de ser necessário maior fiscalização para acabar com o trabalho infantil, que ponha em risco a saúde e educação dessas crianças e jovens.

 

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, tudo bem? Se me permite, gostaria de pontuar algumas coisas sobre sua redação. Mas antes, preciso deixar claro que sou uma mera estudante e o que eu pontuar pode estar eventualmente equivocado. Bom, você começou sua introdução com um dado, muito bom por sinal, contudo, você deve mostrar uma relação desse dado com o tema, é praticamente colocar o tema mesmo e só em seguida apresentar seus argumentos. Outra dica que te dou, seria mais pertinente esse dado no seu desenvolvimento, na introdução opte por um outro tipo de repertório. Partindo para seu D1, tente seguir esta estrutura: tópico frasal, argumentação e consequência. Você não mostrou nenhum dado no seu D1, apenas citou o da introdução (percebe que ele teria sido melhor aproveitado no D1?), cuidado com isso! No seu D2 você apresenta um bom argumento, mas precisa trabalhá-lo melhor. Faltou consistência entende? Por fim, sua proposta de intervenção, nela você precisa evidenciar os 5 elementos: Agente, meio\modo, finalidade e detalhamento. Tente responder estas perguntas: Quem vai fazer? O que vai fazer? Como vai fazer? Para quê vai fazer? e dê uma informação a mais em alguma dessas perguntinhas (detalhamento). Você não cumpriu com os elementos, atente-se para isso!!! Então, a seguir nota por competência:
    I- 120 Percebi alguns erros de pontuação e gramática (Cuidado, o correto é Governo Federal, com letra maiúscula);
    II- 120
    III- 80
    IV- 80 Você precisa fazer uso de elementos coesivos, para ajudar na progressão textual da sua redação, busque compreendê-los melhor e como usá-los corretamente;
    V- 80
    Total: 480

    Caso seja de seu interesse compreender melhor como é feita a pontuação das competências acesse o site: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem

    Tenho certeza que você vai longe, pratique, busque conhecimento e, sobretudo, leia muito, isso é importantíssimo para melhorar a escrita. Conte comigo, bons estudos!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.