No Brasil, o analfabetismo digital se mostra como um dos principais entraves na realidade atual, sendo provocado tanto pela negligência governamental, quanto pelos preços abusivos da internet. Assim cabe analisar tais aspectos por trás de tal questão.
Inicialmente, é fulcral pontuar a insuficiência de ações governamentais como promotor do problema.Segundo a constituição federal de 1988, é dever do estado garantir inclusão digital de qualidade para todos os cidadãos brasileiros. No entanto, tal prerrogativa não é efetivada de forma prática, uma vez que não há empenho do poder público em assegurar a aplicação de tal direito, corroborando para que o quadro de segregação social em relação aos meios digitais se torne ainda mais abrangente na conjuntura do país.
Ademais, é válido ressaltar o alto custo da internet como impulsionador de tal problemática. Sob essa ótica, de acordo com a obra “Triste fim de Policarpo Quaresma”, o major Quaresma acreditava que se superados alguns desafios, o Brasil alcançaria o patamar de nação desenvolvida. Fora do enredo literário, o personagem se veria decepcionado com a atual situação do preço da internet, uma vez que grande parte dos casos de analfabetismo digital se deve a incapacidade de financiar um serviço de Wifi, impossibilitando que parte da população, em maioria os de baixa renda, desenvolvam o aprendizado para ingressar no meio digital.
Em face do exposto, medidas são necessárias para combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Infraestrutura, por meio de investimentos do governo federal, construa antenas e instale pontos de Wifi em regiões carentes por todo o Brasil, afim de baratear a internet e também ofereça uma instrução de como usá-la, a fim de inserir essas pessoas na sociedade virtual de um país cada vez mais conectado. Dessa forma, o analfabetismo digital poderá ser eliminado da sociedade brasileira.
viniciussk8
Boa redação!
Bom uso de referências socioculturais
Atende o modelo de texto proposto
Bom uso da norma culta
Todos requisitos presentes na conclusão
A introdução apresenta o tema e tese de maneira clara
comp 1: 200
comp 2: 200
comp 3: 160 (senti falta de uma retomada de alguma referência no fechamento da conclusão)
comp 4: 160 (repetição do conectivo “a fim” na conclusão)
comp 5: 160 (faltou um pouco de detalha mento)
feduardomelo
Bom dia, essa é minha primeira correção então sugiro que você não se baseie apenas nela para avaliar seu desempenho.
C1 – USO DA NORMA CULTA – 200
C2 – COMPREENSÃO DA PROPOSTA, ADEQUAÇÃO AO GÊNERO E REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL – 120
C3 – ARGUMENTATIVIDADE – 180
C4 – COESÃO TEXTUAL – 200
C5 – PROPOSTA DE INTERVENÇÃO – 160
TOTAL – 860
Na introdução eu senti falta de um repertório sócio cultural no início, use algum filme, livro, ou frase de pensador.
Na conclusão você contemplou os 4 pontos necessários: Agente, ação, modo de ação e efeito, mas senti falta de um detalhamento melhor deles, especialmente do modo de ação.
deboranamitala
Olá, bom sua redação é muito bem feita e nota-se seu domínio da estrutura imposta pelo Enem.
Sua introdução está bem clara e objetiva, evidencia suas teses e explica o problema que o tema aborda.
Seus desenvolvimentos estão ótimos, eles complementam e problematizam com suas teses, além de ter se posicionado e imposto sua opnião sobre o assunto.
Sua conclusão contém todos os quesitos cobrados porém senti falta de um pouco mais de detalhamento.
Enfim, parabéns pela redação!
Comp 1: 160
(Última frase da introdução, depois de “Assim” deveria haver uma vírgula).
(Conclusão: Você usou “afim” que é uma expressão de igualdade quando deveria ter usado “a fim” que é expressão de finalidade”
Comp 2: 200
Comp 3: 200
Comp 4: 160 ( na conclusão repetiu o termo afim duas vezes na mesma frase)
Comp 5: 200
Total: 920