Em relatório, a revista britânica “The Economist” ranqueou países de todo o mundo, avaliando a facilidade de acesso, disponibilidade e relevância da internet, o brasil ocupou a 31a posição nas competências citadas. Quanto em alfabetização digital, ocupou a 66a posição. Nota-se que, mesmo havendo uma considerável facilidade e disponibilidade do acesso, há uma grande parte da sociedade que não o alcançou, devido a analfabetização digital, ocasionando ainda mais problemas de desigualdade e exclusão social.
É inegável que os meios digitais e a internet estão ligados intrinsecamente a sociedade, somos beneficiados através da internet a facilidade de acesso à educação, informação, comunicação e ao entretenimento. No entanto, a parte da população que não obtém a alfabetização necessária para acessar tais benefícios, se encontra marginalizada socialmente, pois a exclusão digital coopera diretamente para a exclusão social.
Segundo o filosofo John Locke, o Estado é responsável por garantir aos indivíduos o que é necessário para viver socialmente. Nessa conjuntura, o descumprimento desse direito básico dificulta e impossibilita a obtenção de vários outros direitos, podemos observar essa problemática na dificuldade que muitos tiveram na aquisição do auxilio emergencial durante a pandemia.
Portanto, cabe ao Estado e principalmente, ao Ministério da Educação redirecionar verbas para a aquisição de computadores nas escolas, ampliando o acesso a novas tecnologias. Assim, capacitando alunos e professores, fazendo com que a escola se torne um local de socialização e permitindo que a comunidade também se beneficie da inclusão se inserindo digitalmente.
RaissaAnatolio
Boa tarde, achei bem acertiva a correção anterior e para ter você ter uma noção da nota, pelas competências do Enem, vou pontuar ok?
Competência 1: 200, não identifiquei nenhum erro sintático ou gramatical
Competência 2: 200, você demonstra reportório pertinente e conhecimento sobre o tema e o gênero textual exigido
Competência 3: 120, algumas ideias não foram completamente explicadas pelos argumentos.
Competência 4: 120, você fez pouco uso de conectivos e elementos coesivos
Competência 5: 160, proposta completa mais pouco organizada.
Total: 800
Rosangeladiasx
Oi! Não sou especialista, mas aqui estão algumas ressalvas:
GERAL: No geral, sua redação segue o modelo ENEM e respeita as competências referentes. Você consegue fazer uma boa definição de tese e defende bem com os argumentos. Faz uso da norma culta e não apresenta erros gramaticais constantes.
INTRODUÇÃO: ao citar o relatório da pesquisa “The Economist”, você passa maior credibilidade para o seu texto. Principalmente, levando em consideração a temática. Consegue contextualizar a pesquisa ao tema, usando palavras-chave do tópico
DESENVOLVIMENTO 1: Recomendo que faça um uso mais efetivo dos conectivos. Consegue estabelecer uma boa relação entre analfabetismo digital e exclusão social.
DESENVOLVIMENTO 2: Parágrafo completo e ideia bem desenvolvida, usar a situação do auxílio emergencial para exemplificar o problema do analfabetismo digital ficou ótimo! Assim, a banca de corretores poderá observar a sua percepção e ligação com a realidade em que vive. Mais uma vez, passa credibilidade ao texto, além de demonstrar domínio em repertório.
CONCLUSÃO: Você apresenta uma proposta de intervenção coerente e que não esteja contra os direitos humanos. No modelo ENEM, se faz necessário utilizar esse parâmetro: ação, agente, meio, finalidade e detalhamento. Em análise, podemos perceber há como estabelecer todos, porém faltou organização.
exemplo:
Portanto, cabe ao Estado, por meio do Ministério da Educação, redirecionar verbas para a aquisição de computadores nas escolas com o objetivo de ampliar o acesso a novas tecnologias. Assim, capacitando alunos e professores, fazendo com que a escola se torne um local de socialização e permitindo que a comunidade também se beneficie da inclusão se inserindo digitalmente.
PARABÉNS!!!!!!! BONS ESTUDOS!!!!!
Espero que isso ajude de alguma forma :)