Analfabetismo digital: um obstáculo para o desenvolvimentismo

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“No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Através desse trecho do poeta Carlos Drummond de Andrade, vê-se que o analfabetismo digital se configura como um problema na vida de muitos brasileiros. Esse cenário nefasto ocorre não só em razão da desigualdade socioeconômica mas também a falta de formação no âmbito educacional.
Nesse sentido, de acordo com o índice de Gine, medida que classifica o grau de desigualdade no país, o Brasil está entre as 10 nações mais desiguais do mundo. Nessa lógica, essas desigualdades faz com que uma parcela da população seja excluida por não ter recursos financeiras de ter para ter acesso às novas tecnologias. O que resulta em uma impossibilidade de se adaptar no uso dessa ferramenta. Fato que consequentemente agrave esse obstáculo.
Outrossim, destaca-se a falta de uma educação formadora como impulsionador do problema no Brasil. Segundo Roger Chatear, historiador contemporâneo, a escola deve funcionar de modo a ser uma ponte em que o poder público intervém na formação da sociedade, inclusive, no âmbito digital. Entretanto, na realidade do Brasil esse ideal se encontra apenas na teoria e não desejavelmente na prática, pois as instituições não fornecem recursos necessários para os alunos e professores dominarem essas ferramentas tecnológicas. Logo é inaceitável que esse cenário continue a perdurar.
Insere-se, portanto, que o analfabetismo digital se mostre uma grande pedra a ser removida do caminho para o desenvolvimento. Nesse sentido, é imprescindível que o governo por intermédio de investimentos em regiões menos favorecidas economicamente, proporcione condições igualitárias de acesso às tecnologias. Além disso, compete ao Ministério de Educação, ampliar com urgência o acesso às novas tecnologias nas escolas, por meio da distribuição do redirecionamento de verbas para a aquisição de computadores e para a formação de professores e alunos, a fim de que as comunidades tenham acesso às novas tecnologias a partir das escolas públicas.

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2 Correções

  1. Introdução – Uso de um repertório sociocultural muito bom. Introduziu corretamente e resumidamente o tema e os obstáculos a serem enfrentados.

    Desenvolvimento – Defendeu muito bem seu ponto de vista, utilizando repertórios e dados.

    Conclusão – Sua conclusão apresenta agente, modo, ação e finalidade. Tente detalhar mais a sua proposta de intervenção e cuidado com o número de linhas. Você pode finalizar a sua conclusão com frases como: “dessa forma, o direito do cidadão será garantido” ou “assim, a população se verá mais incluída no âmbito tecnológico”.

    Seu texto apresenta leves desvios de escrita como:

    “essas desigualdades faz com que…” – o correto é “fazem”;
    ausência de acento na palavra “excluída”;
    você utilizou “recursos financeiras”, mas o correto é “recursos financeir*o*s”;
    Constante repetição do verbo “ter”. Substitua pelos verbos “possuir” ou “garantir”;
    “se adaptar *ao* uso dessa ferramenta” é a forma correta;
    No trecho “fato que consequentemente agrave esse obstáculo”, o correto é “agrav*a*”;
    Na parte “…o analfabetismo digital se mostre uma grande pedra no caminho…”, o certo seria “se mostr*a*”

    Competência 1: 120
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 160
    Competência 5: 160

    Total: 800

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  2. Gostei da exposição de ideias, o texto foi bem formalado, porém vi algum erros de colocação como nessa parte: “Nessa lógica, essas desigualdades faz com que uma parcela da população seja excluida por não ter recursos financeiras de ter para ter acesso às novas tecnologias. O que resulta em uma impossibilidade de se adaptar no uso dessa ferramenta.”, sao ideias equivalentes e complementares que nao precisa de um ponto final entre elas, talvez um conectivo seria mais adequado, por exemplo: Nessa lógica, essas desigualdades faz com que uma parcela da população seja excluida por não ter recursos financeiros para ter acesso às novas tecnologias, *gerando assim* uma impossibilidade de se adaptar no uso dessa ferramenta.

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