Analfabetismo Digital no Brasil

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O empresário Steve Jobs, criador da Apple, afirmou que a tecnologia tem grande influência no mundo contemporâneo. Sob essa ótica, no contexto brasileiro, tal perspectiva não se faz totalmente presente, pois o analfabetismo digital é um problema recorrente. Nesse contexto, indiscutivelmente, nota-se que o analfabetismo digital é um óbice devido, não só, à desigualdade socioeconômica, mas também à negligência governamental.

 

É relevante abordar, primeiramente, o impacto da desigualdade socioeconômica sobre o problema. De acordo com o filósofo Pierre Lévy, em seu livro “Cibercultura”, qualquer avanço tecnológico resulta obrigatoriamente na exclusão de um grupo social. Diante do exposto, percebe-se que o grupo excluído são as pessoas de baixa renda, pois devido a condição socioeconômica na qual se encontram, não possuem acesso às tecnologias.

 

Ademais, a negligência do governo também perpetua a problemática. A Constituição Federal de 1988 diz que é dever da União proporcionar os meios de acesso à tecnologia aos brasileiros. Diante disso, conclui-se que o governo está sendo negligente em relação ao problema, pois muitos brasileiros não tem acesso aos recursos tecnológicos.

 

Urge, portanto, que medidas sejam tomadas para solucionar o analfabetismo digital. Logo, o governo federal, por meio do Ministério da Educação – órgão nacional de políticas educacionais – deve trabalhar nas áreas mais pobres, através de recursos financeiros e palestras educativas. Nesse sentido, o fito de tal ação é solucionar o problema do analfabetismo digital no Brasil. Somente assim, o Brasil ficará totalmente presente na realidade afirmada por Steve Jobs.

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3 Correções

  1. Oi espero ajudar.
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    Intro: “Sob essa ótica, no contexto brasileiro, tal perspectiva não se faz totalmente presente” toma cuidado o a generalização, vc tem certeza que a tecnologia não influência em ABSOLUTAMENTE nada no BRASIL INTEIRO. Porque se tiver uma coisinha que é influenciada, oq vc falou é MENTIRA. Toda muito cuidado com palavras como: todo, totalmente, etc.
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    D1: “É relevante abordar,” sempre começe com conectivo, vc colocou o conectivo depois disso, ou seja não começou com conectivo. E isso pode te prejudicar na C4. Pra ficar melhor vc poderia inverter: “Primeiramente, é …”. Outra coisa sua argumentação ficou muito fraca,(basicamente vc falou o seguinte: as pessoas nao tem dinheiro, por isso são excluidas) desenvolve mais sao argumentos. Vc citou a alusão e definiu que denovo ABSOLUTAMENTE todos (vc não disse com essas palavras,mas foi oq deu a intender) os excluidos são porque não tem dinheiro. Toma cuidado porque tem aqueles que não sabe mexer e acaba também sendo um excluido.
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    D2: Denovo esta muito vago seu D2. Vc so falou que o Gorverno é negligente, cade a firmeza no argumento, coloque coisas conquetas: PORQUE ELE É NEGLIGENTE? por que ele tem tem projetos para ajudar. Porque nao insentiva o uso dessas tecnologias. Ta vendo como fica muito vago vc nao define oq vc esta falando, e assim fica difícil a interpretação do que vc esta falando.
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  2. C1: 160 pontos (O participante demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita).
    C2: 80 pontos (O candidato desenvolve o tema de forma mediana, apresentando, inclusive, tendência ao tangenciamento, com uma argumentação previsível, que surge a partir do senso comum).
    C3: 120 pontos (O candidato seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista).
    C4: 120 pontos (demonstra domínio regular dos recursos coesivos).
    C5: 120 pontos ( elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema, porém, pouco articulada à discussão que foi desenvolvida no texto).
    TOTAL: 600 PONTOS

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  3. Oi, bom dia/tarde/noite. Vou tentar passar algumas noções que pude pegar de seu texto, mas sem as notas, pois eu não as entendo kkk, blz?
    Primeiramente, o seu vocabulário é muito rico e ficou muito bom na redação, no entanto eu te dou a dica de se focar primeiro no que está escrevendo para, depois, se focar em como escrever. Assim, você evita de se perder na argumentação.
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    Outra coisa que gostaria de falar é a respeito dos objetivos do texto dissertativo/argumentativo. Não sei se você conhece, mas, caso não, não se preocupe, pois não é difícil. Funciona da seguinte forma:
    Nessa modalidade de texto, é importante que cada parágrafo cumpra um objetivo.
    Na introdução, você precisa ter uma tese – é a coisa mais importante do texto. E por que, você me pergunta? Porque ela é a sua opinião à respeito do tema, todo o texto vai girar ao redor dela. No seu caso, eu percebi a sua tese na parte de “…nota-se que o analfabetismo digital é um óbice…”, porém eu acredito que falta um aprofundamento. Ela é um óbice, sim, mas um óbice a quê? Mas, se lembre que as coisas mais importantes na redação são o contexto (alusão[você colocou e ficou show]), tema (colocou também) e a tese.
    No desenvolvimento, o objetivo é colocar um argumento (em cada). O argumento é o porquê de se acreditar que a Tese faz sentido. No seu texto, gostei do seus argumentos e do repertório, mas acredito que faltou fazer um conclusão que resuma o que todo o seu argumento tem haver com a desigualdade e com a negligencia do governo. Parece um pouco redundante, eu sei, mas isso é característico desse tipo de texto, então pode relaxar.
    Sobre a conclusão, o seu objetivo é pegar tudo o que escreveu e, no caso do enem, fazer uma proposta de intervenção através das perguntas QUEM vai fazer, O QUÊ vai fazer, COMO vai fazer, DETALHES do como ou de quem ou do quê fazer E PARA QUÊ vai fazer isso tudo. Nesse sentido, acredito que você poderia ter sido mais crítico na sua intervenção, isto é, deixa um pouquinho mais claro o que se quer dizer. Por exemplo:
    “…Logo, o governo federal, por meio do Ministério da Educação – órgão nacional de políticas educacionais – deve trabalhar nas áreas mais pobres, através de recursos financeiros e palestras educativas…” Aqui você me diz que o MEC (Ministério da Educação) deve trabalhar nas áreas mais pobres, mas trabalhar como? Melhorando a educação? Reduzindo Impostos? Você decide. A ideia aqui é ser o mais prático possível. Por último, lembre-se que é importante resolver as DUAS problemáticas que você aborda no desenvolvimento, seja com uma proposta que resolva as duas ou com duas propostas mesmo.
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    Fora isso, você está de parabéns só de estar tentando melhorar. Leva tempo para aprender e, por isso, muitos desistem por não terem paciência. Boa sorte aí e boa prova, se for fazer.

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