Analfabetismo digital

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Ulisses Guimarães -ex deputado federal e participante da Assembleia Constituinte- ao promulgar a Constituição Federal de 1988, que está em vigor até os dias atuais, fez um discurso com a promessa de tornar a carta magra a voz da sociedade rumo à mudança. Contudo, no que se diz respeito ao analfabetismo digital vê-se que os cidadãos ainda enfrentam barreiras no Brasil. Nesse âmbito é lícito destacar como principais causas do problema a falta de medidas governamentais e uma educação deficiatória.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater esse déficit de conhecimento digital. Nesse sentido, há uma insuficiência de leis e capitais que deveriam ser destinadas a esse fim. Em conjunto, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função em garantir que os cidadãos desfrutem dos direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
Além disso, é fundamental apontar a deficiência da educação brasileira para combater essa controvérsia. Assim, segundo o historiador Roger Chartier, a escola deve ser uma ponte em que o poder público intervém na formação da sociedade, inclusive, no meio digital. Porém, na realidade do Brasil isso não acontece, pois os institutos não ofertam uma formação para os alunos dominarem essa tecnologia. No entanto, esse problema vai perdurar até as escolas prepararem devidamente seus discentes.
Em resumo, é necessária ações interventivas para amenizar o analfabetismo digital no Brasil. Para isso, o governo deve investir em projetos de leis com a finalidade de garantir os devidos direitos aos cidadãos que precisam de uma atenção maior voltada para a área tecnológica. Além disso, compete ao ministério da Educação, órgão responsável pelas políticas educativas, por meio do grande debate entre estado, professores e família, inserir métodos eficazes e, consequentemente, promover a alfabetização digital da sociedade. Feito isso, o Brasil poderá gradativamente cumprir o que Guimarães propôs em seu discurso.

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2 Correções

  1. Oiiii !!! Boa tarde 🌹
    Tudo bem? Espero que sim ☺️
    Sou iniciante ainda mas, vou dar minha opinião sobre sua redação de forma geral
    Primeiramente, gostaria de dizer que você escreve muito bem e compreende bem a estrutura da redação cobrada pelo Enem apesar de ainda existirem em seu texto algumas lacunas, mas, com bastante prática tenho certeza que você irá melhorar.
    Introdução:
    Contextualização: ok
    Tese: ok
    Projeto de texto: ok
    Desenvolvimento 1:
    Retomar argumentos da tese: ok
    Contextualização: ok
    Desfecho ok
    Obs: tem um erro na introdução ” magra” deveria ser magna, você deve ter errado na hora da digitação, sempre de uma revisada na sua redação antes de enviar pra ver se a palavras escritas erradas.
    Também acho que sua introdução poderia ser resumida: vou lhe enviar abaixo um modelo resumido da sua introdução
    A elaboração da Constituição Federal há mais,de 30 anos, foi baseada no sonho ……
    Desenvolvimento2:
    Retomar argumentos da tese:ok
    Contextualização: ok
    Explicação: acho que você pode dar uma melhor explicação do seu argumento e repertório sociocultural utilizado
    Desfecho: ok
    Conclusão:
    O que vai ser feito :ok
    Como vai ser feito: ok
    Quem vai fazer: ok
    Como que isso vai ser feito: ok
    Finalidade: ok
    Notas:
    C1: 120
    C2: 180
    C3: 120
    C4: 160
    C5:200

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  2. INTRODUÇÃO
    “Carta magra”?
    Lembre-se de sempre colocar vírgula após um conectivo.
    A palavra “deficiatória” tem certeza que existe? Eu procurei no google e não achei nada a respeito.

    DESENVOLVIMENTO
    Não coloque “Em primeiro plano” sem colocar “Em segundo plano” no parágrafo seguinte, você perde pontos por isso.
    Pouca argumentação no segundo parágrafo.
    Sem coerência na primeira frase do terceiro parágrafo, não faz sentido o que você disse.
    Falta de uma “frase conclusiva” no terceiro parágrafo.

    CONCLUSÃO
    Governo com inicial maiúscula.
    Faltou a ação e o detalhamento. Conclusão incompleta.
    Ministério com inicial maiúscula.
    Estado com inicial maiúscula.
    Por meio do grande debate?????? Como assim????
    Também faltou detalhamento nessa outra proposta de intervenção.

    C1: 100 (Muitos erros de pontuação e falta de coerência em algumas partes)
    C2: 180
    C3: 140
    C4: 160
    C5: 100

    Nota final: 680

    Tu pegou modelo pronto né? Mas não basta pegar o modelo e não conseguir argumentar. Melhore isso com bastante prática.

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