Analfabetismo Digital

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O empresário Steve Jobs, criador da Apple, afirmou que a tecnologia tem grande influência no mundo contemporâneo. Sob essa óptica, no contexto brasileiro, tal perspectiva não se faz presente, uma vez que o analfabetismo digital é uma problemática recorrente. Diante disso, faz-se necessário medidas interventivas para conter a questão, a qual é agravada devido não só à disparidade socioeconômica, mas também à falta de formação no âmbito educacional.

Sob essa perspectiva, convém enfatizar o impacto da disparidade social no acesso da sociedade aos recursos digitais. Nesse sentido, de acordo com o Índice de Gini, medida que classifica o grau de desigualdade em um país, o Brasil está entre as 10 nações mais desiguais do mundo. Nessa lógica, essa cruel disparidade faz com que uma parcela da população não tenha familiaridade com o ciberespaço, o que resulta em uma impossibilidade de se adaptar ao uso dessa ferramenta. Dessa forma, parte do povo brasileiro, devido a sua condição social, é impedido de ter acesso à tecnologia, fato que, consequentemente, agrava esse entrave.

Outrossim, é imperativo destacar a falta de uma educação formadora como um dos fatores que validam a persistência da problemática. Segundo Roger Chartier, grande historiador contemporâneo, a escola deve funcionar de modo a ser uma ponte em que o Poder Público intervém na formação da sociedade, inclusive no âmbito digital. Entretanto, na realidade do Brasil, esse ideal não é concretizado, pois as instituições de ensino não ofertam uma formação para os alunos dominarem essas ferramentas tecnológicas. Desse modo, enquanto o ambiente escolar não preparar devidamente seus discentes, o entrave do analfabetismo na seara da tecnologia perdurará sobre o País.

Evidencia-se, portanto, a necessidade de ações interventivas para minimizar o analfabetismo digital em todo território brasileiro. Para tanto, o Governo deve investir em regiões menos favorecidas economicamente, para proporcionar condições igualitárias de acesso aos meios tecnológicos. Ademais, compete ao Ministério da Educação – órgão responsável pelas políticas nacionais educativas -, por meio de amplo debate entre Estado, professores e famílias, introduzir novos métodos eficazes de ensino, com o fito de transformar a educação brasileira e, consequentemente, promover a alfabetização da sociedade no tocante à tecnologia no País. Feito isso, o Brasil poderá, gradativamente, mudar o quadro exposto pelo índice de Gini.

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3 Correções

  1. Oi, lele! Vou corrigir por parágrafos, ok? Sou estudante, então, se você ver que eu cometi alguma inadequação, você me corrige, pode ser? :)

    -INTRO-
    –> “Apple” entre aspas, pois é uma palavra estrangeira (ps- especifique que é uma empresa)
    –> estruturação perfeita! Trouxe uma citação de autoridade e houve conexão entre esta e a sua tese, além de ter especificado as problemáticas

    D1 [disparidade socioeconômica]
    –> unica observação é com a repetição de “disparidade” (final da introdução e 2 vezes no parágrafo)
    –> estruturação corretamente adequada ao modelo que o enem exige.
    –> sua argumentação está ótima, poderia ter abordado mais algumas consequências, mas, em geral, ficou muito bom

    D2
    –> novamente, otima estruturação
    –> “país”, na ultima linha, não precisa de inical maiuscula

    CONCLUSÃO
    –> “menos favorecidas” -> “desfavorecidas” (procure sempre minimizar)
    –> “país”, novamente, com inicial minuscula

    –> ação: investir em regiões menos favorecidas economicamente | introduzir novos métodos eficazes de ensino
    –> meio/modo: ? | por meio de amplo debate entre Estado, professores e famílias
    –> agente: Governo | Ministério da Educação
    –> finalidade: para proporcionar condições igualitárias de acesso aos meios tecnológicos | com o fito de transformar a educação brasileira
    –> detalhamento: ? | promover a alfabetização da sociedade no tocante à tecnologia no país.

    C1: 180
    C2: 200
    C3: 180
    C4: 200
    C5: 200
    NOTA: 960 [representativa]

    Lele, parabéns!!! seu texto está um absurdo de bom, você escreve muito bem, quase não teve erros. =)

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  2. Para um corretor do Eném que analisar o seu texto vai achar incrível! E te dar uma nota superior a 900. Com uma boa estrutura, sem muitas repetições, sempre voltando ao tema principal que é muito importante e seus repertórios sempre condizentes ao temas e seus argumentos.
    Porém, nós duas sabemos que você simplismente copiou essa redação inteira do canal poxalulu, o que afeta a autoria do seu texto.
    Eu super recomendo que você se baseie em modelos de redações nota mil, mas que não decore porque o objetivo do ENEM é que você aprenda a ter uma boa escrita diante do que virá enfrentar na sua vida profissional.
    Da próxima vez, tente fazer mais com suas palavras, entendendo uma boa estrutura de redação! Porque o tema do ENEM nem sempre será encaixado com o texto que você simplismente decora.

    Sucesso!!!

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  3. Oii (:

    Parabéns, gostei muito da sua redação. Acho que você soube desenvolver bem o tema por meio de argumento consistentes. A citação na introdução fez referencia com o restante do paragrafo e isso é de suma impotência. Os desenvolvimentos ficaram bons, contudo, você poderia ter dado mais detalhamento e explicado um pouco melhor os argumentos, só para não ficar confuso. A conclusão esta ótima, tem as 5 competências exigidas e você soube fechar o assunto.
    Eu sou só uma vestibulanda, espero ter te ajudado com o que eu sei (:
    NOTA: 800

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