Iniciante

Analfabetismo Digital

  • 1

Segundo Omar Bradley, general do exército dos EUA, “Se continuarmos desenvolvendo nossa tecnologia sem sabedoria ou prudência, nosso servo pode acabar se tornando nosso carrasco.” Por interpretação, no Brasil, ainda que a humanidade tenha evoluído tecnologicamente, boa parte da população continua estagnada no conhecimento antigo, dificultando, assim, a globalização dessa transição digital. Com isso, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeiro plano, vale ressaltar a impunidade presente na questão da “exclusão digital”. De acordo com a pesquisa Tic Domicílios, mais de 15 milhões de brasileiros ainda não possuem acesso à internet, o que representa 1 a cada 4 pessoas no país. Diante disso, observa-se que o governo falha ao não cumprir seu papel como agente fornecedor de direitos mínimos. Consequentemente, vários habitantes persistem sem acesso a equipamentos relacionados à informática, por causa da insuficiência financeira.
Outrossim, é importante alertar sobre as “fake news”. Conforme o estudo “Iceberg digital”, realizado pela Kaspersky, empresa global de cibersegurança, apenas 38% dos brasileiros não conseguem reconhecer uma notícia falsa. Nesse contexto, vê-se que a maioria das pessoas não se conscientizaram em sentido da gravidade de tal problema, no que pode acarretar num grande equívoco futuramente.
Depreende-se, portanto, que medidas precisam ser tomadas para corrigir essa situação preocupante. Logo, o poder público, por meio do ministério da educação, deve implementar novos cursos técnicos gratuitos, com o objetivo de especializar todos os cidadãos. Por conseguinte, a sociedade brasileira poderá progredir gradativamente.

Compartilhar

2 Correções

  1. Em sua introdução ao introduzir sua citação recomendo os dois pontos “: ” em vez da vírgula.
    Nesse ” por interpretação ” soaria melhor um conectivo ” Entretanto , no Brasil ” ou ” No entanto ”
    Ao inicia seu desenvolvimento com o argumento procure explicar por que que aquilo é um problema antes de colocar o seu dado estatístico , por que que a “exclusão digital existe” ? Vc pode colocar o descaso Estatal , falta de medidas governamentais etc . No 2 desenvolvimento teve um fugida do tema , logo o assunto é analfabetismo digital , vc poderia colocar que os cidadãos que não sabem ler , ou são pessoas analfabetas funcionais tende a se mais vulneráveis as Fakes News . Na conclusão faltou o detalhamento ” o cidadão vai se especializar em quê ?” Faltou detalhar mais , e também não citou as Fakes News já que estava lá no 2 desenvolvimento como um problema a ser enfrentado .

    Espero ter ajudado não sou nenhuma especialista ,mas foi um prazer em ajudar um pouco e procure melhorar com os erros .😊❤️

    • 1
  2. Sua introdução esta bem contextualizada, mas faltou citar os temas que serão argumentados no desenvolvimento, como as “Fake News”.
    D1 está ok
    D2 eu substituiria ‘vê-se” por “observa-se”. Faltou aprofundar mais esse desenvolvimento.
    Conclusão : Poder Público e Ministério da Educação começam com letras maiúsculas.
    Faltou o detalhamento da proposta de intervenção, você poderia incluir esse detalhamento ao dizer onde seriam realizados esses cursos e sobre o que eles seriam.
    Não é uma regra, mas na ultima linha é bom retornar o repertório da Introdução.

    Espero de ter ajudado.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.