Analfabetismo Digital

  • 0

O conceito de analfabetismo digital foi criado em 1997 pelo jornalista Gilberto Dimenstein – Autor do livro Cidadão de Papel – E entrega a ideia de que, nem todos os cidadãos têm o conhecimento total em tecnologia. Atualmente é evidentemente claro que, esta informação carrega consigo total sentido e relação, pois, é naturalmente fácil observar as dificuldades digitais que ficam tão explícitas principalmente correlacionadas com o fator da desigualdade social.

 
Sem dúvida, este problema afeta a vida de uma grande parcela da população, sendo sua maioria, os adultos e idosos. De acordo com uma pesquisa realizada pela revista britânica “The Economist”, o Brasil carrega a 66º posição entre os países com o maior número de analfabetos digitais, certamente, uma colocação que não merece ser apreciada. O grande agente deste problema, como citado anteriormente, é a desigualdade social, já que, fica clara a escassez de distribuição de conhecimento diante deste tema, embora o acesso esteja ao alcance, à falta da utilização correta acaba tornando o uso inútil.

 
Além disso, a perda desse acesso acaba acarretando outras relevâncias, visto que, o espaço “cybernético” consegue proporcionar grandes benefícios e facilidades, como, no âmbito escolar, informações, socialização e uma grande possibilidade de lazer. A restrição no uso da “internet” pode trazer um grande leque de problemas, o mundo atual está cada vez mais dependente de tecnologias, prosperando para um grandioso futuro, mas enquanto isso, o Brasil fica para trás escolhendo ignorar que, nem todas as pessoas têm condições suficientes para adquirir tecnologias, como também, aprender a usá-las.

Portanto, pode-se observar que a melhor solução para este problema é a intervenção do Governo Brasileiro, através de financiamentos de oficinas e cursos referentes à utilização de tecnologia para aqueles que não tiveram oportunidade no período escolar. Ademais, o Ministério da Educação precisa investir em formação de professores na área de tecnologia, consequentemente, tornando o ambiente escolar adequado para desenvolver as habilidades necessárias. Em resumo, somente assim será possível combater a dificuldade com a falta de conhecimento na era digital.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa tarde. Alguns pontos que eu acho que você poderia melhorar:
    – Você deveria usar mais conectivos entre as orações. Se possível, abuse e varie dos conectivos, melhora muito o seu texto.
    – Seria bom se você comentasse mais sobre a desigualdade socioeconômica, somente uma oração para tratar disso é pouco. Ao meu ver, ficou muito condensado.

    • 1
  2. Provavelmente você tiraria uma nota em torno de 700 a 800.
    Alguns pontos importantes:
    *A problemática descrita na introdução está muito boa.
    *Você tem que trabalhar melhor no uso de conectivos , para uma leitura prática e eficaz.
    *Uso de dados e repertório sócio cultural está excelente.
    *Falta de críticas fortes e construtivas.
    *Acredito que sua intervenção cumpre todos os requisitos.
    *Falta de um detalhamento próspero na sua intervenção.
    *Ótimos argumentos.

    Sua nota: 720
    Competência I: 160
    Competência II: 120
    Competência III: 120
    Competência IV: 160
    Competência V: 160

    Tenha ótimos estudos !

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.