ANALFABETISMO

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O documentário francês “Entre os Muros da Escola” retrata a dificuldade dos professores em passar um aprendizado de qualidade aos alunos em meio a desordem do sistema escolar vigente. Em consonância com a série documental, no Brasil contemporâneo, a alfabetização se mostra um desafio, haja vista a questão do ensino da língua escrita após a pandemia da Covid-19, a qual paralisou diversos âmbitos sociais. Nesse sentido, destacam-se a lacuna didática causada pelo período pandêmico, bem como a acentuação da desigualdade educacional como elementos intrínsecos à análise do letramento no contexto atual.
Diante desse cenário, deve-se considerar a falha na educação gerada pela pandemia, uma vez que, com a estagnação das aulas presenciais, o ensino passou a ser débil ou inexistente. Sob essa óptica, a Constituição Federal de de garantir o direito de todos os cidadãos ao acesso escolar, frisa que o ensino deve ter um padrão homogêneo de qualidade. Nesse viés, apesar de ter sido mantido durante o período pandêmico, o benefício constitucional supracitado não foi exemplar o suficiente para que os estudantes realmente aprendessem os conteúdos de suas grades curriculares,
Destarte, a imperfeição didática observada é um impasse para o ensino da língua escrita hodiernamente.
Ademais, um dos obstáculos para o letramento no decorrer da superação da pandemia é a desigualdade entre os alunos, que foi acentuada com as modalidades de educação emergencial. Nesse panorama, a modernidade é caracterizada pelo Mundo Globalizado, isto é, a conexão instantânea entre as nações e as pessoas mediante tecnologias, o que, infelizmente, acontece de forma desigual, pois existem muitos lugares – principalmente os mais pobres e periféricos – sem acessibilidade a tais recursos digitais. Seguindo essa lógica, as crianças mais carentes e dependentes das escolas públicas foram mais afetadas que as demais, já que não gozaram de aulas “on-line” e de materiais diversos para se alfabetizarem, da mesma maneira que vários locais não são beneficiados pela globalização das redes. Em síntese, o agravamento do disparate educacional é mais um revés para a questão do domínio imprescindível da língua escrita.
Portanto, é mister superar os desafios em torno da educação básica após o caos pandêmico. Posto isso, cabe ao Governo, como agente de desenvolvimento social, em sinergia com o Ministério da Educação, realizar um projeto que reverta as falhas educacionais causadas pela pandemia, por meio de verbas para melhorar as condições das escolas públicas e de reformas estruturais nas grades curriculares do sistema brasileiro, para que os alunos consigam preencher as lacunas didáticas, a fim promover a alfabetização adequada e equitativa no país. Por fim, a realidade nacional distanciar-se-á do apresentado no documentário francês.

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3 Correções

  1. Oii Mel, tudo bem?
    Vou ajudar a corrigir seu texto, seguindo os parâmetros do ENEM:

    INTRODUÇÃO – muito boa a introdução, com um excelente repertório sociocultural, que tem muito a ver com o tema. Bela apresentação dos argumentos
    D1 – atente-se ao trecho ”Sob essa óptica, a Constituição Federal de de garantir o direito de todos os cidadãos ao acesso escolar…” ficou meio confuso, mas nada que prejudique a sua nota.
    D2 – argumentação bem alinhada, com nexo
    CONCLUSÃO – bem construída, com todos os cinco elementos bem interligados e detalhados. E vc fechou a redação com chave de ouro, interligando-o com o repertório da introdução

    Enfim, uma redação bem feita, esculpida, respeitando as normas ortográficas e gramaticais. Com certeza, um texto digno de uma redação do ENEM

    C1 200
    C2 200
    C3 200
    C4 200
    C5 200
    NOTA FINAL: 1000!!!

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  2. Oii Mel, tudo bem?
    Adorei seu texto, você apresentou bem suas ideias, com argumentos sólidos e de forma bem clara! Fiz uma análise um pouco mais detalhada:

    INTRODUÇÃO – impecável, já apresentou uma ótima citação logo no início, problematizou o tema e ainda trouxe algumas causas da deficiência da educação.
    D1 – no trecho ”Sob essa óptica, a Constituição Federal de de garantir o direito de todos os cidadãos ao acesso escolar…” não consegui compreender a frase, mas tirando isso ficou maravilhoso, trouxe o problema de forma mais detalhada, arrasou!
    D2 – gostei que trouxe a desigualdade como causa também, usou muito bem as palavras, sem repetição de ideias.
    CONCLUSÃO – amei a forma que vc amarrou as ideias, trouxe os 5 elementos (agente,ação,modo,efeito e detalhamento) perfeitamente.

    NOTA FINAL: 910

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  3. oie mel, tudo bem? espero que sim! não sou expert no assunto, mas vou tentar te ajudar e abrir sua visão para alguns ponto que eu acho importante, não necessariamente que esteja certo, ok?
    não conheço o documentário, mas já adicionei na minha lista.
    no segundo parágrafo, creio que vc quis dizer: (Sob essa óptica, a Constituição Federal de de garantir o direito de todos os cidadãos ao acesso escolar…) “Sob essa óptica, a Constituição Federal deve-se garantir o direito de todos os cidadãos ao acesso escolar”.
    fora esse apontamento, sua redação está impecável, não encontrei nenhum erro ortográfico, seus apontamentos foram riquíssimos de qualidade.
    obs: continue persistindo nos estudos! passa no meu perfil e dê uma lida nas minhas redações também <3 xoxo!

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  4. Eai! tranquilo? Farei leves comentários sobre minha perspectiva em relação ao seu texto.

    INTRODUÇÃO:
    Bem apresentada, desde o tópico frasal até as teses.

    DESENVOLVIMENTOS:
    Observa-se um excelente domínio da estrutura dissertativa-argumentativa, entretanto, o período que inicia com ” Sob essa ótica…” ficou bastante confusaoi, creio ue por erro de digitação.

    CONCLUSÃO:
    Excelente argumentação e proposta de intervenção.

    Devido a alguns erros em colocação da vírgula e a confusão causada no périodo supracitado, sua nota seria 940.

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