Analfabetismo

  • 0

Atualmente, há cerca de 16 milhões de pessoas analfabetas no Brasil, e segundo a constituição de artigo nº 6, da República Federativa do Brasil, todo o cidadão deve ter acesso a uma educação de qualidade que seja gratuita, porém não é a realidade que existe em nosso país.

Sob essa perspectiva, uma boa parte destes Brasileiros sofrem preconceitos da população por não saberem escrever, e por consequência não conseguem empregos. Nos últimos anos a taxa de analfabetismo vem diminuindo, contudo ainda é algo que devemos nos preocupar tendo em vista que destes 16 milhões de pessoas analfabetas, todos têm acima de 15 anos de idade.

Em segunda analise, nota-se que o analfabetismo contribui para o trabalho infantil, pois uma vez que a criança tem como sua obrigação o dever de ajudar as financias em casa por necessidade, o estudo é descartado, e a mesma acaba não tendo o aprendizado essencial para um nível de ensino básico.

Por fim, cabe ao ministério da educação e ao poder público, abrir mais instituições de ensino público no pais, concentrando-se no norte e nordeste do Brasil onde a taxa de analfabetização é maior. Assim como disponibilizar transporte gratuito para quem não tem condições de pagar por um transporte privado.

Compartilhar

1 Correção

  1. Boa tarde.
    Na introdução se vc tivesse invertido os contextos utilizados ficaria melhor explicado e de melhor percepção. Faltou a tese tbm.
    No desenvolvimento falto comprovações da sua ideia, essas comprovações poderia ser feitas por meio de citações, dados entre outros.
    Na conclusão faltou a finalidade, meio e detalhamento. Não precisa apresentar duas propostas, apenas uma bem detalhada.
    Se fosse para dar uma nota seria entre 500 e 600

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.