Iniciante

Anafalbetismo no Brasil

  • 1

A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 1988, assegura à cidadania como um direito obrigatório a toda nação.Todavia, isso não ocorre de forma igualitária no Brasil, já que existem milhões de brasileiros analfabetos.Tal fato acontece devido a falta de políticas públicas eficientes, bem como as desigualdades sociais vivenciadas no país.

Em primeiro lugar, relaciona -se à deficiência de políticas públicas como precursora do problema de Anafalbetismo no Brasil.No livro “A Hora da estrela”, da escritora Clarice Lispector, é retratada à história de Macábea, oriunda de uma cidade do interior de Alagoas, região Nordeste.Tal personagem apresenta dificuldades para ler e interpretar textos e, por isso, quase foi demitida do seu emprego.Infelizmente, milhões de brasileiros têm uma realidade parecida com a de Macábea e, consequentemente, acabam sem empregos, sem oportunidades, excluídos de atividades sociais, com dificuldades para fazer atividades simples, além de sentirem-se inferiores.Em suma, verifica-se que a falta de planejamento em  políticas públicas dificulta  à  resolução do Anafalbetismo no Brasil.

Outroassim, acusa-se a desigualdade social na questão do Anafalbetismo.Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –  a região Sul é lugar onde o percentual de pessoas alfabetizadas é maior, e a Nordeste, a menor.Diante disso, é possível perceber que a diferença social influencia nos índices de Anafalbetismo, uma vez que a região Sul é a regiao mais desenvolvida socialmente, e o Nordeste é a região menos favorecida.Esse cenário provoca muitos prejuízos à população mais pobre, prejudicando à qualidade de vida dessas pessoas.Por isso, considera-se a diferença social como um grande entrave no processo de melhorar os índices de anafalbetismo no país.

Portanto, é mister que o Governo Federal tome providências acerca do problema de anafalbetismo no Brasil.Para resolver à questão da desigualdade social e políticas públicas ineficientes, urge que o Governo otimize os programas de educação ja existentes, e invista em Educação, principalmente nas regiões mais carentes, assim, essas pessoas poderão ter capacitação para trabalharem e melhorar a qualidade de vida. O ensino antigo deve ser substituído por uma nova forma de aprender que seja mais atrativa e funcional.Somente assim, irá diminuir, consideravelmente, o número de “Macábeas” e “Macábeos” no Brasil.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá,boa noite!
    Muito bem elaborada, coma presença da tesa bem explicíta e os repertórios culturais bem colocados. No desenvolvimento você poderia ter incluso algo relacionado ao preconceito regional (assim como uma pessoa ja te alarmou). Sua conclusão está muito boa tbm, mostrou conhecimento das 5 instruções para uma boa conclusão. Continue assim, você vale longe! <3
    Boa sorte!

    • 1
  2. Redação muitooo boa, com apenas pequeninos erros que podem ser concertados pra te garantir uma nota top.
    A introdução está perfeita e bem objetiva, já indicando o que vai ser trabalho no resto do texto.

    Não é mais indicado utilizar “Em primeiro lugar”, veja novos conectivos pra iniciar o d1.
    D1 bem completo também, apenas com pequenos erros, faça uma revisão pra identificar direitinho.

    No d2, não comece com “Outrossim” pois é um termo arcaico, então é melhor evitar.

    Na conclusão você poderia ter detalhado mais, pra deixar bem claro o que você quer e como seriam essas propostas de intervenção.

    Fora isso, seu texto está ótimo, de verdade. Mas faça uma revisão e continue praticando.
    Não me cabe dar pontuação, mas com certeza, pela estrutura e argumentação você já teria tirado uns 800 pontos.

    Espero ter ajudo. Boa sorte!!!!!!

    • 1
  3. A redação tá incrível, os parágrafos estão muito bem construídos e o repertório sociocultural usado foi muito bem usado. No segundo parágrafo de desenvolvimento você poderia ter falado também sobre preconceito regional, caberia muito bem.
    Não notei muitos erros gramaticais, e os conectivos foram bem usado.
    Também sou vestibulando, mas espero ter ajudado.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.