Iniciante

Ampliação da geração de energias renováveis no Brasil

  • 0

Segundo Oscar Wilde, escritor britânico, “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”, no que se refere à importância de progressão no corpo social. Dessa forma, é necessário dar o primeiro passo em relação à ampliação da geração de energias renováveis. Sendo assim, para combater a poluição atmosférica deve haver um barateamento no custo das fontes renováveis não poluentes no Brasil.

Sob esse viés, a elevada poluição atmosférica causada, principalmente, pela emissão de carbono vinda de energias não renováveis mostra ao importância de buscar fontes energéticas alternativas que não poluam o meio ambiente. De acordo com Albert Schweizer, filósofo alemão, “Vivemos em uma épocas perigosa, o homem quer dominar a natureza antes que tenha aprendido dominar a si mesmo”. Nessa linha de raciocínio, o ser humano com as fontes energéticas não renováveis, como termoelétricas e petróleo, é o principal poluidor, trazendo a necessidade de ampliar a geração de fontes renováveis no Brasil.

Outrossim, deve haver um barateamento no custo de energias renováveis para que essas sejam aplicadas e reduzam os impactos ambientais na sociedade. Conforme pesquisas do Centro Sebrae de Sustentabilidade, 47,5% das micro e pequenas empresas no Brasil pretendem investir em sistemas fotovoltaicos para gerar energia limpa. Entretanto, devido ao alto custo de instalação dessas fontes, como a energia solar, muitas empresas acabam desistindo e optando pelas energias poluidoras de costume, por isso, é preciso que haja um barateamento no custo dessas fontes renováveis.

Portanto, o Governo Federal deve investir no setor energético brasileiro, por meio de ampliação de energias renováveis, que seja suficiente para abastecer as cidades e reduzir as fontes poluidoras, com o intuito de aumentar o uso de fontes não prejudiciais ao meio ambiente. Ademais, cabe ao Ministério de Meio Ambiente incentivar o uso de fontes energéticas renováveis, por meio de campanhas sobre os impactos causados por energias poluentes, que sejam compartilhadas nas redes sociais a fim de induzir a população a preferir fontes renováveis e reduzir a poluição atmosférica. Espera-se, com isso, dar o primeiro citado por Oscar Wilde

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, tudo bem? Vamos começar

    INTRODUÇÃO:
    Achei que você iniciou bem sua introdução. Mas, tem um ponto que não me parece muito amarrado ao restante da sua introdução: ” Dessa forma, é necessário dar o primeiro passo em relação à ampliação da geração de energias renováveis.” (Até aqui tudo ok) —- (Nessa parte seguinte que está o problema) “Sendo assim, para combater a poluição atmosférica deve haver um barateamento no custo das fontes renováveis não poluentes no Brasil.” (Você reduziu a problemática à poluição atmosférica drasticamente, sem contextualização, e como as energias renováveis resolveriam muitos outros problemas ambientais, faz com que a ideia passada não fica tão clara, até distorcida, percebeu?)

    Desenvolvimento 1:
    Achei bem coerente e coeso. Também está bem rico em repertório sociocultural. PARABÉNS!

    DESENVOLVIMENTO 2:
    Achei bem coerente e coeso. O único ponto que dá pra melhorar é a questão da repetição dessa parte : “deve haver um barateamento no custo de energias renováveis”, fica um tanto redundante, você poderia usar uma frase “análoga”, como ” faz-se necessário a redução de preço…” ou então, reorganizar o texto de modo que dê para retirar a frase do início e manter apenas a do final.

    CONCLUSÃO:
    Esse segmento está completo, coerente e coeso. Muito legal ter relacionado à citação da introdução com a conclusão. Sem pontos a destacar.

    AVALIAÇÃO:

    COMPETÊNCIA 1: 200 — Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    COMPETÊNCIA 2: 200 — Desenvolve muito bem o tema a partir de um repertório sociocultural produtivo e de argumentação consistente e apresenta excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.

    COMPETÊNCIA 3: 170 — Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente em defesa de seu ponto de vista.

    COMPETÊNCIA 4: 200 — Articula as partes do texto, ainda que apresente eventuais deslizes na utilização de recursos de coerência e coesão.

    COMPETÊNCIA 5: 180 — Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discursão desenvolvida no texto.

    NOTA: 950 — Meus PARABÉNS!!! CONTINUE NESSE CAMINHO QUE VOCÊ IRÁ MUITO MAIS LONGE.

    ESPERO TER AJUDADO!!

    • 1
  2. Segundo Oscar Wilde, escritor britânico, “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”, no que se refere à importância de progressão (* da progressão*) no corpo social. Dessa forma, é necessário dar o primeiro passo em relação à ampliação da geração de energias renováveis. Sendo assim, para combater a poluição atmosférica deve haver um barateamento no custo das fontes renováveis não poluentes no Brasil.
    Sob esse viés, a elevada poluição atmosférica causada, principalmente, pela emissão de carbono vinda de energias não renováveis mostra ao importância (*a importância*) de buscar fontes energéticas alternativas que não poluam o meio ambiente. De acordo com Albert Schweizer, (*Schweitzer*) filósofo alemão, “Vivemos em uma épocas (*época*) perigosa, o homem quer dominar a natureza antes que tenha aprendido dominar (*aprendido a dominar)* a si mesmo”. Nessa linha de raciocínio, o ser humano com as fontes energéticas não renováveis, como termoelétricas e petróleo, é o principal poluidor, trazendo a necessidade de ampliar a geração de fontes renováveis no Brasil.
    Outrossim, deve haver um barateamento no custo de energias renováveis para que essas sejam aplicadas e reduzam os impactos ambientais na sociedade. Conforme pesquisas do Centro Sebrae de Sustentabilidade, 47,5% das micro e pequenas empresas no Brasil pretendem investir em sistemas fotovoltaicos para gerar energia limpa. Entretanto, devido ao alto custo de instalação dessas fontes, como a energia solar, muitas empresas acabam desistindo e optando pelas energias poluidoras de costume, por isso, é preciso que haja um barateamento no custo dessas fontes renováveis.
    Portanto, o Governo Federal deve investir no setor energético brasileiro, por meio de ampliação de energias renováveis, que seja suficiente para abastecer as cidades e reduzir as fontes poluidoras, com o intuito de aumentar o uso de fontes não prejudiciais ao meio ambiente. Ademais, cabe ao Ministério de Meio Ambiente incentivar o uso de fontes energéticas renováveis, por meio de campanhas sobre os impactos causados por energias poluentes, que sejam compartilhadas nas redes sociais a fim de induzir a população a preferir fontes renováveis e reduzir a poluição atmosférica. Espera-se, com isso, dar o primeiro citado por Oscar Wilde.

    Competência 01 -160
    Competência 02- 200
    Competência 03- 160
    Competência 04- 200
    Competência 05- 200
    NOTA FINAL- 920

    • 0
  3. Olá! De acordo com as competências do ENEM:

    C1: 200
    Não ultrapassou o limite de erros desta competência, parabéns!!! Mas, só um detalhe. No D2 você usou a expressão “de costume”, cuidado, pois é marca de informalidade e pode ser penalizada. Use “comuns”, “cotidianas”, “atuais”, entre outros para evitar.
    C2: 180
    Você não fugiu do tema, mas a introdução não foi muito contextualizada. Repertório: Ok! Contextualização + tese: não há! Procure adaptar sua estrutura de introdução.
    C3: 200
    Argumentação show! Parabéns!!
    C4: 180
    Gostei dos conectivos, um pouco mais no D1 garantiria os 200 pontos.
    C5: 200
    Proposta de intervenção completa!

    Nota: 960
    Parabéns!!!1

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.