Doutor

Amizade

  • 1

O filme Intocáveis (2011), retrata um tetraplégico que contrata um homem negro da periferia nos arredores da França para ser o seu acompanhante, apesar de sua aparente falta de preparo. No entanto, a relação que antes era de profissionalismo cresce, e passar a ser um relacionamento de amizade fraternal, que mudará a vida dos dois de uma maneira inimaginável. Fora da ficção, pode-se haver uma relação semelhante dos dois? A amizade é algo importante para nós?

Amizade, portanto, é a relação que você constrói ao conviver muito com uma pessoa, seja uma ligação duradoura ou passageira, somos amigos e parceiros das mais diversas pessoas que conhecemos ao longo da vida, formamos amigos nas escolas durante o fundamental, que é uma das primeiras experiências de relacionamento que adquirimos, é o meio que aprendemos a se socializar e construirmos nossa personalidade. Dentro da internet, a amizade também é algo a ser revisado com extremo cuidado.

Na internet, pode-se conhecer pessoas de muitos lugares do mundo, a comunicação é muito grande dentro de inúmeras redes sociais, conseguimos criar relações de amizade ou amor por meio de muitas ferramentas virtuais, porém deve-se tomar muito cuidado e atenção com esses desconhecidos anônimos, porque os amigos de verdade são aqueles que estão aqui na forma presencial, aqueles que podemos contar à qualquer hora, boa ou ruim.

Em síntese, devemos escolher as pessoas com quem andamos e queremos por perto, porque aquela pessoa que consideramos amiga no outro lado do mundo, não está ligando para você e não pode te ajudar em nada, apenas conversar. Portanto, os amigos verdadeiros são aqueles que você pode compartilhar os seus sentimentos sem ser julgado, poder falar a alguém como falarias a ti mesmo, dividir alegrias e tristezas. Assim, talvez, podemos nos inspirar na amizade retratada no filme Intocáveis.

Compartilhar

4 Correções

  1. Não tenho muita experiência com textos que fogem do estilo dissertativo-argumentativo mas achei que você articulou bem suas ideias, expressou seu ponto de vista de maneira coerente e articulou bem os parágrafos. Além disso achei que as suas frases são um pouco extensas o que poderia dificultar a compreensão, levando em conta que os corretores têm pouco tempo para corrigir as redações e também percebi alguns erros gramaticais. Tirando isso, no geral é um ótimo texto dissertativo, parabéns.

    • 0
  2. Bom dia, Fabrício o seu texto não é com foco ENEM é? Percebi que não tem caráter argumentativo então acredito que seja apenas dissertativo. Como meu foco não é esse tipo vou corrigir nas limitações do meu conhecimento. Identifiquei alguns erros gramaticais, mau uso de letras maiúsculas e minúsculas- como a ausência do artigo “O” no início do texto- (não sei se foi a digitação), e alguns deslizes quanto a concordância verbal como “pode-se” no terceiro parágrafo. Mas no geral seu texto está muito bom, ainda mais com a referência ao filme!

    • 0
  3. Ótima redação, não sou perita no assunto, porém te deixo minha opinião. Na introdução poderia haver mais de um questionamento, além do filme, sintetizar um pouco mais sobre o que deseja falar E focar mais na Idéia do que o estado ou o governo poderia fazer a respeito, além do individual. Pois na maioria da redações a intervenção tem que ter haver com o que a sociedade poderia fazer assim como os órgãos públicos também, as famílias entre outros. Mas adorei o tema e como ela ficou. Abraços

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.