Ambição degenerativa: uma das raízes da corrupção

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Tema: “A ambição, legado da condição humana, é impulsão para o desenvolvimento ou apenas miséria da humanidade”

Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, não são as crises que mudam o mundo, e sim a reação a elas. Sob tal ótica, diante aos problemas de corrupção do país, é notório que o Brasil propende-se a respostas negativas, visto que vigora ambições degenerativas por parte dos governantes, gerando, como efeito, a falta de investimento na saúde. Logo, faz-se imperiosa a análise dessa conjuntura, com o intuito de incentivar reações positivas defronte à problemática.

Em primeiro plano, é axiomático a contribuição dos interesses individualistas por parte dos representantes da população para a perenização deste quadro deletério. Consoante às informações do G1, o cartão presidencial, em apenas 3 meses, no ano de 2020 já alcançou o maior gasto desde de 2013. Destarte, fica claro que um contexto em que a população seja o foco principal dos investimentos, deixando os gastos supérfluos de lado, não é prioridade para o hodierno governo.

Torna-se irrefutável, em segundo lugar, a íntima relação da falta de investimento na saúde com o supracitado. Conforme à plataforma Uol, um dos remédios mais essenciais no combate a uma das consequências do corona vírus entrou em falta na rede do SUS, no final de agosto. À luz dessa perspectiva, é inaceitável a permanência do não direcionamento de recursos à Saúde em escala saudável, sendo necessárias medidas a fim de liquidar este imbróglio.

Depreende-se, portanto, a premência de medidas com o objetivo de sanar o problema. Para isso, cabe ao Ministério da Educação, por intermédio da alteração da Base Nacional Comum Curricular, adicionar a disciplina de Educação em Sociedade, a qual visará estimular princípios de empatia e colaboração ao próximo. Quiçá, assim, tal hiato reverter-se-á, fazendo “jus”, deveras, àquilo que fora apregoado por Bauman.

 

*Caso houver erros ortográficos, se possível, me indicar a palavra para que futuramente eu possa corrigir. Obrigado!

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4 Correções

  1. INTRODUÇÃO: Ficou muito boa, você soube apresentar o tema e a sua tese. A citação de Bauman também ficou muito boa.
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    I DESENVOLVIMENTO: Ficou ótimo e ficou evidente a sua argumentação e opinião.
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    II DESENVOLVIMENTO: Notei apenas que você não explicou a sigla SUS. Por mais conhecida que seja uma sigla, sempre coloque seu significado, seu texto deve ser escrito para que todos os públicos possam ler. Fora isso ficou ótimo.
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    CONCLUSÃO: Ficou ótima, apenas lembre-se que atualmente é Ministério da Educação e Cultura. Não apenas Ministério da Educação.
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    GERAL: Sua redação está ótima. Contudo, você poderia acrescentar mais a sua tese com relação a corrução. Você usou apenas o exemplo dos ínfimos cuidados com á saúde, tente expandir mais. Você poderia ter usado para a questão do ambiente escolar, que necessita de verbas, ou mesmo para os grandes números de fome que existem no país.
    Cuidado também com a linguagem rebuscada demais. Você deve sim ter cuidado com a norma padrão e repetição de palavras, mas cuidado ao usar palavras pouco usadas, pois pode deixar sua tese parecida com um livro de Machado de Assis.
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    Fora estás observações seu texto ficou muito bom, creio que você tiraria uma boa nota no Enem e afins.
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    PARABÉNS.

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  2. Olá, tudo bem?
    Ok, gostei muito da sua introdução, a problemática ficou bem definida, ce usou uma citação de Bauman para basear, introdução ótima.
    Já no primeiro desenvolvimento é bem notável a sua linguagem rebuscada (e isso é positivo), o argumento foi bem trabalhado e você usou um embasamento de dado estatistico.
    Já nesse segundo desenvolvimento, entra em destaque de novo a sua linguagem que é muito boa. Eu abriria um parêntese pro inicio do paragrafo, quando vc usa “torna-se irrefutável, em segundo lugar… acredito que tenha um excesso aí, mas pode ser só chatice minha msm, porém se mais alguém pontuar, já sabe. Ok, vc usou outro dado estatístico, mas sempre preste atenção que é importante ir variando os embasamentos dos seus argumentos, pra preencher por completo a competência do repertorio sociocultural.
    Sua conclusão tambem está otima, respondeu bem as perguntas de: quem e como. Só te chamo a atenção pra desenvolver uma conclusão mais detalhada, um pouco maior.
    Dito isto:
    Minha pontuação pra você é em torno de 870-960

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  3. Competência 1: bom muito bom, contém pouco desvios gramáticas e de pontuação.
    180
    Competência 2: Argumentação consistente, muito bom .
    180
    Competência 3: Muito bom, repertório sociocultural consistente.
    180
    Competência 4: ótima utilização de elementos coesivos.
    180
    Competência 5: Proposta completa de acordo com os critérios do Enem.
    180
    Total: 900

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