Iniciante

Amazônia em perigo

  • 0

De acordo com a Constituição Federal de 1988, um meio ambiente equilibrado é direito e dever de todos.No entanto, esse direito vem sendo inflingido de diversas maneiras nos ultimos ano,pois o país tem sofrido constantemente com a degradação florestal, causada em grande parte das vezes pelos incêndios florestais. Dentre tantas causas relevantes a essa temática pode-se destacar: O avanço exponencial da fronteira agrícola e o déficit estatal acerca do cumprimento das legislações ambientais.

Sabe-se que, o avanço da fronteira agrícola está diretamente ligado a uma necessidade de aumento no quantitativo de produção alimentar. De acordo com a FAO, estima-se que em 2050 será necessária um produção alimentar 60% maior que a atual, fato esse intimamente ligado ao crescente aumento populacional em todo o globo terrestre. Em contrapartida,  o aumento de novas áreas desmatadas para produção, através de incêndios florestais (que além de ser uma prática de desmatamento cultural é a menos onerosa), tende a ser cada vez mais crescente, principalmente na Amazônia legal, a principal região do país ainda com grande cobertura florestal preservada.

Ademais, os órgãos estatais responsáveis diretos pela fiscalização ambiental estão “sucateados” em todos os níveis de poder, seja pela dafasagem de recursos humanos empregados em atividades fiscalizatórias, seja pelo déficit de aparato tecnológico e operacional despendidos na prevenção e combate a incêndios Florestais. Segundo levantamento realizado pelo INPE, só no Amazonas, maior Estado em extensão territorial da Amazônia legal, do primeiro trimestre de  2019 para o mesmo período em 2020 houve um aumento de 116% em quantidade de focos de queimadas. O que demonstra que apesar de a legislação ambiental ter dado passos importantes nas últimas décadas ainda há pouca no efetividade cumprimento dos seus dispositivos.

Logo, pode-se dizer que a efetiva redução da devastação florestal causada por incêndios florestais passa por uma série de ações conjuntas a serem desenvolvidas em todo o meio social, que vão desde campanhas conscientizadoras, sobretudo no meio educacional, a uma fiscalização mais efetiva por parte dos entes estatais; como também, a busca de meio alternativos de produção alimentar em grande escala, através de investimentos e pesquisas pontuais em ciência e tecnologia.

Compartilhar

6 Correções

  1. Ótima escolha de tema, espero que goste da minha correção!
    Introdução-> Gostei bastante, ficou bem explicado, além disso suas duas teses foram boas.

    Desenvolvimento 1->” Sabe-se que” não é bom pra começar uma redação, começe com ” em primeira análise” ou algo do tipo, mas, você discorreu bem, o argumento ficou bem amarrado com o respaldo científico.

    Desenvolvimento 2-> “Ademais” não, use outro nexo comunicativo. “Sucateados” não precisa de aspas, porém, é a mesma situação do D1, vc discorreu bem.

    Conclusão-> Use ” Portanto” é mais simples e melhor. Mesma coisa do D1 e D2 vc explicou bem.

    • 1
  2. Olá, sua introdução está boa,mas há repetição de palavras, por exemplo florestais.
    Você marcou direitinho a tese e o que sera desenvolvido
    O d1 e d2 estão muito bem desenvolvidos, boa argumentação ,usou repertório, muito bom
    Sua intervenção está boa, se for pro enem faltam alguns elementos, Mas como seu foco é outro, está muito bom
    Espero ter ajudado,você pode corrigir meu último texto, por favor?

    • 1
  3. Olá,tudo bem?Espero que sim!
    Com.1:200
    O domínio da escrita está ótimo ,a propósito ,a introdução está perfeita.
    Com.2:170
    Você citou a Constituição Federal,cabivel a maioria dos temas do ENEM,porém no D1,recomendo que explique um pouco mais:o que seria o FAO?Qual é a sua funcionalidade?
    COM.3:200
    A argumentação está bem organizada e coerente.
    Com.4:180
    Ao citar as iniciais dos órgãos busque escreve-los por extenso.
    Com.5:200
    Informações jornalisticas e de acordo com especialistas que buscam respeitar os direitos humanos.
    Parabéns,logo irá alcançar a nota 1000.

    • 1
  4. Olá, tudo bem? Primeiramente gostaria de lhe parabenizar, sua redação está muito boa, apresenta um layout adequado, tema abordado com sucesso. Só gostaria de atentá-lo na questão da redundância do texto, tem uma ou outra frase que acredito que poderiam ser adaptadas ou até retiradas, pois abordam a mesma ideia que outras. Fora isso você argumentou muito bem, e cumpriu as competências.

    C1 – 200 pontos
    C2- 200 pontos
    C3- 200 pontos
    C4- 170 pontos
    C5- 200 pontos

    NOTA: 970

    • 1
  5. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa = 180
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto = 200
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista = 120
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação = 190
    5. Conclusão = 100

    • 0
  6. *Espero te ajudar de alguma forma*
    C1= 160 (poucos desvios gramaticais leves)
    C2= 160 (argumentação consistente, com linha de raciocínio que atende ao formato do texto dissertativo-argumentativo)
    C3=160 (conteúdo dentro do tema, de maneira organizada, e com indícios de autoria e defesa de ponto de vista)
    C4= 120 (articulação das partes do texto abaixo do adequado, com deficiência na coesão e coerência)
    C5= 80 (conclusão- falta de um agente responsável; proposta de intervenção pouco clara e ausência de finalidade para ela)
    Total= 680

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.