Altruísmo e abnegação na prática das virtudes militares e dos deveres cívicos próprios de todos os cidadãos

  • 0

                   A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5º, os direitos cívicos como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a corrupção no país como um impasse entre os direitos e os cidadãos, comprometendo, por exemplo, a segurança, o que causa um esforço dos militares para com os seus deveres.

             De início, é notório destacar que o Brasil é um dos países mais corruptos do mundo, segundo a organização não-governamental Transparência Internacional. A falta de verba é uma das consequências disso, dificultando à boa segurança, um dos direitos cívicos. Portanto sobrecarregando os trabalhadores militares, tendo, desse modo, que trabalhar com poucos recursos.

                   Ademais cabe ressaltar que tais trabalhadores são muito importantes para o Brasil, já que não só zelam pelo direito à segurança, mas outros direitos também. Trabalhando com estas desvantagens da corrupção, seus serviços são movidos pelo altruísmo e abnegação para com a sociedade.

                    Com o objetivo de alterar tal cenário corrupto, é dever do cidadão cobrar do Estado a eliminação da corrupção, por meio de manifestações pacíficas. Assim, se consolidará uma sociedade mais altruísta, onde o Estado desempenha corretamente seu dever de garantir os direitos dos indivíduos.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi! Tudo bem?

    Não sei se teu objetivo é uma redação para o ENEM, mas usarei os critérios dele pra correção, blz?

    Segue:

    C1: 160 = Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.

    C2: 200 = Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.

    c3: 160 = Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.

    c4: 200 = Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.

    c5: 200 = Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.

    NOTA FINAL: 920.

    Ademais, eu amei tua redação! É meu objetivo de redação, HAUSHUAAHSU. Meus parabéns!

    • 2
  2. Olá!
    -A introdução está ótima, mas faltou citar os trabalhadores (que aparecem no desenvolvimento 2) e a palavra Constituição é com letra maiúscula.
    ——————————————
    -No desenvolvimento, as conjunções foram inseridas corretamente, muito bom! Entretanto, poderia ter argumentado mais. Por exemplo, no desenvolvimento 2 “não só zelam pelo direito à segurança, mas outros direitos também” (Quais são esses outros direitos?)
    ——————————————-
    A conclusão está perfeita. Nela, você descreveu quem fez a intervenção, qual o meio e seu objetivo.
    _______________________________
    NOTA: 750

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.