Alternativas para solucionar os problemas de mobilidade urbana no Brasil

  • 0

Os problemas da mobilidade urbana no Brasil, são entraves atuais que afetam grande maioria das cidades brasileiras e necessitam de uma solução. Nesse contexto, convém analisar que a ineficiência Estatal na organização das cidades perpetua cada vez mais esses problemas.
Diante desse cenário, a falta de planejamento por parte da gestão pública na organização de cidades é a principal causa de impasses na mobilidade urbana. De acordo com Thomas Robbins “É dever do Estado garantir o bem estar social” e a mobilidade está ligada diretamente com o bem estar da população. Nesse sentido, percebe-se que o papel do Estado é primordial.
Ademais, o trânsito muito grande de automóveis, ocasionado pela falta de transporte público de qualidade, gera engarrafamentos constantes e lentidão no trânsito; ausência de ciclovias, má qualidade de ruas e avenidas são exemplos dos problemas de mobilidade urbana que a incompetência Estatal gera.
Portanto, medidas são necessárias para resolver os impasses. O Ministério da Infraestrutura deve elaborar um plano nacional de organização de cidades por meio de políticas públicas que visem solucionar todos os problemas de mobilidade urbana e assim garantir a qualidade de vida das pessoas.

Compartilhar

2 Correções

  1. Bora Lá!! ;)

    “Os problemas da mobilidade urbana no Brasil,|1|são entraves atuais que afetam|2| grande maioria das cidades brasileiras e necessitam de uma solução. Nesse contexto, convém analisar que a ineficiência Estatal|3| na organização das cidades perpetua cada vez mais esses problemas.”

    ~1: Não se pode colocar vírgula nesse lugar, pois estará separando o sujeito ” Os problemas da mobilidade urbana no Brasil” do verbo “são”.
    ~2: O verbo “afetar” exige a preposição “a”, portanto, ficaria assim: “são entraves atuais que afetam[ à] grande maioria das cidades…”
    ~3: “estatal”, com minúsculo.
    ~ Recomendo que inicie contextualizando o tema com filmes, séries, livros, músicas, algo do gênero. Igualmente, recomendo que escolha , no mínimo, dois argumentos , só um será difícil de desenvolver em dois parágrafos- faça o que seja confortável para vc. Além disso, cuidado para não cometer falhas na estrutura das frases, ok.

    “Diante desse cenário, a falta de planejamento por parte da gestão pública|1| na organização de cidades é a principal causa de impasses na mobilidade urbana. De acordo com Thomas Robbins “É dever do Estado garantir o bem estar social” e a mobilidade está ligada diretamente com o bem estar da população. Nesse sentido, percebe-se que o papel do Estado é primordial.”
    ~ 1: O trecho ” por parte da gestão pública” fica entre vírgula, pois está deslocado.
    ~ Ótimo tópico frasal, condiz com o argumento citado na introdução, porém, seu desenvolvimento careceu de explicações e exemplos. Por exemplo, “a mobilidade está ligada diretamente com o bem estar da população”, seria interessante você explicar como o bem esta social está ligado a isso e o por quê disso.
    Ademais, especifique quem é “Thomas Robbins”, se ele é filósofo, sociólogo e tals.

    “Ademais, o trânsito muito grande de automóveis, ocasionado pela falta de transporte público de qualidade, gera engarrafamentos constantes e lentidão no trânsito; ausência de ciclovias, má qualidade de ruas e avenidas são exemplos dos problemas de mobilidade urbana que a incompetência Estatal|1| gera.”
    ~1: “estatal”
    ~ Esse parágrafo citou os exemplos que caberiam no anterior. Aliais, antes de afirma algo como “ocasionado pela falta de transporte público de qualidade” coloque o referente, ou seja, de onde você tirou essa informação. Aconselho, nesse caso, no qual você escolheu apenas um argumento, citar mais de um entrave criado por esse orgão, no caso o Estado.

    “Portanto, medidas são necessárias para resolver os impasses. |1|O Ministério da Infraestrutura deve elaborar um plano nacional de organização de cidades por meio de políticas públicas que visem solucionar todos os problemas de mobilidade urbana e assim|2| garantir a qualidade de vida das pessoas.”
    ~1: Cabe um conectivo aqui – Desse modo, Urge, assim,…
    ~2: O termo “assim” fica isolado por vírgulas.
    ~ Sua proposta ficou muito parcial, faltou detalhar mais quem faz e o como se faz tais projetos.

    Aconselho-o a ver a estrtura de um texto dissertativo-argumentativo, assim como entender como desenvolver cada parte desse tipo de texto. Quanto à gramática, recomendo a ver/revisar como se se forma a estrtura sintática e seus termos essenciais, também vale ver as conjunções/conectivos, o que deixará seus texto mais articulado. :)

    Espero ter ajudado e Boa sorte! ;)

    • 2
  2. Competência 1 = 160 pontos. Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    Competência 2 =120 pontos. Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo- argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

    Competência 3 = 120 pontos. Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

    Competência 4 = 120 pontos. Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

    Competência 5 = 160 pontos. Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Dica 01: Na introdução, busque fazer três períodos, organizando-os em contextualização (que pode ser histórica, literária, etc, o que faltou em seu texto), tese, que é o ponto de vista que você vai defender, e encaminhamento argumentativo, que geralmente são duas causas ou uma causa e uma consequência acerca do problema.

    Dica 02: Atente-se à correta pontuação: depois de sujeito, jamais se usa vírgula, como foi usada na primeira linha. O correto seria “Os problemas da mobilidade urbana no Brasil são entraves atuais que afetam grande maioria das cidades brasileiras e necessitam de uma solução”.

    Dica 03: Jamais deixe um parágrafo com apenas um período, como feito no Desenvolvimento II. Busque dividir em 3 ou 4 partes, sendo elas ordenadamente: tópico frasal (breve resumo do que vai ser apresentado no parágrafo), contextualização e comentário (sua opinião explícita sobre o tema), assim como você fez corretamente no primeiro desenvolvimento.

    Dica 04: busque ler artigos, assistir à reportagens e ter acesso a outras fontes, de modo a utilizar argumentos mais convincentes em seus textos.

    Dica 05: organize melhor a proposta de intervenção, detalhando o que será feito, por quem, como e os efeitos que tal ação implicará.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.