Mestre

Alternativas para solucionar os problemas de mobilidade urbana no Brasil

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Por favor, corrijam com base nos critérios do Enem.
Segundo a Constituição Federal de 1998, todo indivíduo tem direito a uma boa qualidade de vida. Contudo, uma problemática que aflige milhões de brasileiros e dificulta a concretização desse objetivo é a dificuldade na mobilidade urbana do país. Nesse sentido, congestionamentos constantes e falta de opções no quesito transporte, são os principais agravadores da situação. Assim, faz-se necessária uma revisão dessa adversidade, de modo a soluciona-la. 

Em primeiro plano, urge analisar o sistema coletivo de deslocamento brasileiro, ou seja, ônibus e metrôs. Apenas de ambos apresentarem-se como alternativas rápidas, eficazes e pouco prejudiciais ao meio ambiente, a falta de políticas públicas que garantam boa qualidade desses serviços prejudica sua cotação como escolha de muitos cidadãos. Nessa perspectiva, a condição física dos veículos e o valor de sua passagem são os pontos mais relevantes para a comunidade e que no país apresentam falhas, tanto com a comumente aparência de velhos dos automóveis ou o alto preço para usa-los. 

Em segundo plano, urge ressaltar a desvalorização e pouco disseminação quanto ao uso de transportes individuais sustentáveis. Para exemplificar, as bicicletas que, ao mesmo tempo, cumprem sua função com maestria e fazem bem a saúde e ao ecossistema, são pouco utilizadas pela população, tendo em vista a escassez de ciclovias, que segundo o site de notícias Estadão é menos de três mil km do território nacional, sendo essa a garantia dos ciclistas ao seu espaço nas ruas e sua segurança. 

Sob esse viés, torna-se imprescindível uma ação referente ao tema supracitado, buscando sua resolução. Logo, cabe ao Governo Federal implementar uma lei que direcione fundos aos estados, para que estes melhores os meios de locomoção urbana. Objetivando o aumento no número de ônibus, metrôs e a efetiva criação de mais ciclovias. Desse modo, abrangendo todas as classes sociais e elevando igualmente sua condição de mobilidade para facilitar o estilo de vida da sociedade brasileira.

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2 Correções

  1. C1 (Domínio da norma culta) = 200
    C2 (Compreensão da proposta de redação) = 180
    C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 200
    C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 180
    C5 (Proposta de intervenção) = 200
    Nota final = 960

    Sua redação está muito boa, parabéns! Minhas considerações são para que você tome cuidado com o número de períodos em casa parágrafo. No seu d2, tem apenas dois períodos, por isso você perdeu ponto no C4. Também, nesse mesmo parágrafo, você acabou pecando por ter pouca argumentação e você não ter finalizado bem o seu parágrafo, por isso perdeu ponto no C2, já que a estrutura de cada parágrafo exige um início, meio e fim. Também tome cuidado com períodos muito grandes, pode te afetar na correção por uso incorreto da vírgula. Em relação ao restante do seu texto, ao meu ver, está ótimo.

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  2. Oie, tudo bem? Bom, é o seguinte, segue a baixo minha avaliação. Desde já deixo claro que não sou especialista, mas tento ajudar. Bjs!

    C1- Domínio da norma padrão da língua portuguesa. (180)
    C2- Compreensão da proposta de redação. (200)
    C3-Seleção e organização das informações. (180)
    C4-Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. (200)
    C5-Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos. (200)
    NOTA FINAL (960)

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