Alternativas para solucionar os problemas da mobilidade urbana no Brasil

  • 1

A partir da Revolução Industrial, houve um grande avanço no setor dos transportes com a criação do trem a vapor, que proporcionou uma forma de carregar muitos produtos e pessoas ao mesmo tempo de um lugar para outro. Dessa época em diante, a mobilidade urbana teve muitas mudanças, e hoje em dia ela é extremamente afetada pelo excesso de veículo em circulação.

Com a grande quantidade de veículos circulando pelas ruas das cidades, existe o problema do trânsito. A maioria das pessoas prefere usar em seu dia a dia um veículo próprio, cada um saindo com o seu veículo, resultando em milhares de veículos em circulação todos os dias. Também se perde muito tempo no trânsito, o que é um causador de grande estresse. Outro fator a se considerar é a poluição liberada por todos esses carros, motos, ônibus, afetando o meio ambiente.

Apesar desses fatores, o problema da mobilidade urbana está longe de ser resolvido. Desde a invenção do carro, por Henry Ford, a mídia tem incentivado muito a compra de veículos, a troca deles todos os anos, o consumismo, com foco apenas no lucro e pouca visibilidade ao que é sustentável, ao consumo consciente. Além disso, existe a falta de investimentos em áreas urbanas no quesito locomoção, como nas ciclovias e ciclofaixas.

Sendo assim, medidas são necessárias para resolver este impasse. Parte dos impostos arrecadados pela Receita Federal devem ser destinados ao investimento em espaços urbanos, na construção das ciclovias e ciclofaixas. O Ministério das Comunicações deve incentivar nas mídias sociais ações de sustentabilidade, como as caronas comunitárias e o uso das bicicletas, que ajudam a diminuir o excesso de veículos nas ruas. Considerando os aspectos mencionados, se percebe uma urgente necessidade de colocar em prática essas mudanças por um Brasil melhor.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi tudo bem?
    Ótimo início para a redação com o fato histórico. É importante ter uma introdução densa, pois ela é a primeira impressão do corretor da sua redação, em média 7 linhas é o que vemos em redações com boas pontuações, então talvez falar um pouco mais sobre o problema. Para introdução da tese também é interessante usar conectivos, apesar de já estar bem posta, isso enriquece o seu texto e repertório gramatical.

    Percebe-se que você tem conhecimento de causa, e sabe falar sobre, mas em cada parágrafo do desenvolvimento, é importante focar em apenas um problema, principalmente porque todos precisam estar ligados a sua tese, e devem ser retomados na intervenção, se tem muitos problemas, não terá espaço pra dar solução a todos. Como no primeiro que foi encerrado falando sobre o problema ambiental, e no segundo que fala sobre a falta de infraestrutura no Brasil, esses dariam ótimos tópicos para serem discutidos sozinhos, dessa forma ficou apenas solto.

    Na intervenção, você tem ótimas propostas, mas é preciso ficar atento ao que pede a competência da redação (O que será feito? Por quem? Através de que? Com qual objetivo? Adicionar detalhamento da proposta), esses pontos são muito importantes e precisamos ficar de olho pra atingir o 200 na intervenção.

    Você escreve muito bem e se continuar treinando e estudando a estrutura da redação, tenho certeza que terá uma excelente nota no exame. Parabéns.

    • 1
  2. Olá! Turo bom?

    Então, gostei bastante da sua redação, achei ela bem completa. Porém tenho algumas dicas para te dar. Primeiro, você poderia introduzir o seu segundo argumento na introdução, para o avaliador já ficar ciente os dois pontos que você irá abordar. Segundo, no seu primeiro desenvolvimento você colocou muitas problemáticas, apesar de serem bastante relevantes para o tema, ficou algo cheio de informação mas nada desenvolvido entende? Da próxima vez, busque focar ne um problema de cada vez, assim você consegue desenvolver melhor.

    Espero ter ajudado,bjs.

    • 1
  3. Introdução
    – apenas 2 período
    -apresentou apenas 1 argumento
    -sem conectivos

    Desenvolvimento 1
    -sem mecanismo de início
    – repetições como (veículo )
    -sem conectivos
    – tese sem comprovação
    – sem marcadores de opniões

    Desenvolvimento 2
    – não usou nenhum mecanismo como “ ademais, outrossim, além disso . Ao usar “ a pesar desses fatores “ parece que ali está as consequências do desenvolvimento 1.
    – comprove sua tese , você citou o criador de veículos…. Detalhe essa citação e feche o parágrafo exemplo: urge que medidas governamentais sejam postas em prática para mudar o comportamento desse público….
    Aliás deixe claro sua opinião sobre o assunto

    Conclusão:

    – faltou a finalidade e detalhamento

    C1 200
    C2 120
    C3 120
    C4 80
    C5 160
    680

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.