Iniciante

Alternativas para repudiar o discurso de ódio na internet

  • 0

No livro “Leviatã”, escrito pelo filósofo Thomas Hobbes, é feita a descrição do ser humano em seu “estado de natureza”, caracterizado por agir de maneira irracional e violenta. Para o pensador, as pessoas tendem a agir dessa forma quando convivem em um ambiente sem regras. Em comparação com a realidade, a sociedade aparenta estar em seu “estado natural” quando está conectada à rede. Nesse contexto, percebe-se que é preciso haver alternativas para repudiar o discurso de ódio na internet, mas há fatores que impedem os desenvolvimentos delas, como: A inércia estatal e a ineficácia dos principais meios de comunicação. 

Diante desse cenário, deve-se relatar a pouca ou nula ação da governança como um fator agravante da problemática. Em 1998, foi publicado o documento mais importante da nação brasileira: A Constituição Federal. Nela é prevista a “Lei do crime racial”, que visa punir os cidadãos que propagam a descriminação de alguém, seja por questões religiosas, culturais e etc. Entretanto, a norma não se transforma em ações, pois é comum encontrar usuários que promovem a discórdia com a violência verbal e raramente sofrem a punição que deveria ser aplicada. Sendo assim, há a sensação de impunidade entre os indivíduos que praticam tal ato e a estimulação de continuar esse ciclo de ódio.

Ademais, é importante expor a ineficiência dos administradores dos principais veículos de comunicação. No século XVIII, o iluminista francês Voltaire divulgou a sua obra “Cândido ou o otimismo”, na qual descreve a história de um personagem que, mesmo após presenciar diversos acontecimentos violentos, é influenciado pelo seu mestre a pensar que as situações presenciadas eram as melhores possíveis. Infelizmente, fora da ficção as redes sociais aparentam compartilhar do mesmo otimismo, visto que elas não promovem intervenções para banir os perfis causadores do ódio e reverter o cenário enfrentado. Além disso, tal forma de agir revela uma hipocrisia, porque grande parte dos aplicativos sociais e sites repudiam, em suas diretrizes, o compartilhamento do ódio e, consequentemente, concordam com a punição para os que o exaltam.

Desse modo, graças aos atos ineficientes do Estado e dos meios de comunicação, o discurso de ódio  perpétuo vem sendo uma questão no Brasil. Portanto, faz-se necessário ao Poder Executivo, com auxílio do Ministério Público, através da aplicação de multas ou da privação da liberdade para os colaboradores da discriminação, tornar as normas mais efetivas e respeitadas. Outrossim, cabe às principais redes sociais como o Instagram e o Facebook, por meio do banimento das contas que contribuem com a desordem, transformarem o ambiente online saudável. Medidas assim visam tornar a internet um lugar para, apenas, usufruir do conhecimento e da socialização benéfica para os que a utilizam.  

Compartilhar

2 Correções

  1. Observações:

    INTRODUÇÃO
    Ótimas citação e apresentação de tese.

    DESENVOLVIMENTO 1
    Atenção para o uso da palavra “descriminação”, haja vista que o correto seria DISCRIMINAÇÃO (com I) neste contexto.
    Aconselho também a não utilizar “etc”. Substitua sempre que possível por ENTRE OUTROS e derivados.

    DESENVOLVIMENTO 2
    Bom uso de conectivos e argumentação.

    CONCLUSÃO
    Segundo o modelo ENEM, há algumas omissões em seu parágrafo;
    – Finalidade
    Procure utilizar expressões adequadas para demarcar os elementos avaliados;
    Ex.: (Para este caso) a fim de, para…

    No geral, o seu texto foi muito bem construído, cometendo deslizes bem infrequentes.
    Parabéns! =)

    • 1
  2. competência 1 – você escreve bem e seu texto não tem muitos desvios gramaticais, além disso, sua dissertação está muito bem estruturada e com ótimo argumentos coesivos, transpondo uma coerência em si.
    observação: evite o uso de “etc”, pode ser interpretado como uma lacuna argumentativa.

    c2- você fez uso de um repertorio de dados bom, com introdução bem explicitada e seus desenvolvimentos também, obtendo alusões e explicações que seguem seu ponto de vista. Na coesão e estrutura, segue corretamente as estruturas padrões.

    c3- sua argumentação é desenvolvida e bem escrita, fez ótimo uso de repertório e conectivos.

    c4 – não houve repetições de elementos coesivos, contribuindo para uma boa fluidez na leitura.

    c5 – sua conclusão deve ter agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. Elencou todos os elementos corretamente e fez uma proposta de intervenção que se aplica a realidade, mas procure detalhar melhor sua proposta, é super importante.

    dica: tente ler redações nota mil e ver suas estruturas.
    c1 – 200
    c2 – 200
    c3 – 200
    c4- 200
    c5 -160

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.