De acordo com o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) de 2018, o analfabetismo funcional atinge cerca de 29% da população brasileira. Sob tal ótica, nota-se a negligência governamental a esse entrave, visto que é incoerente que, em meio à evolução tecnológica, a educação sofra tal atraso. Nesse ínterim, é imprescindível que a motivação do próprio estudante e a melhoria da qualidade da educação sejam alternativas para reduzir o número de analfabetos funcionais no Brasil.
Inicialmente, é válido ressaltar que o interesse pelo conhecimento precisa partir primordialmente do aluno. Conforme mostra o filme “O menino que descobriu o vento”, o protagonista encontra na educação uma forma de solucionar os problemas sociais de seu lugarejo. Por analogia, o estudante precisa reconhecer a importância da educação como caminho para alcançar, principalmente, a criticidade acerca dos problemas sociais de seu convívio. Com isso, o analfabetismo funcional será gradativamente extinto.
Outrossim, a educação brasileira precisa de uma estrutura mais competente no que diz respeito à erradicação do analfabetismo funcional. Segundo o especialista em política e gestão educacional, professor José Marcelino de Rezende Pinto, da Universidade de São Paulo, as escolas brasileiras não conseguem transformar o conhecimento em algo do cotidiano das pessoas. Similarmente, os estudantes aplicam o método de memorização do conteúdo, o que interfere negativamente na sua aprendizagem significativa. Assim, fica evidente a necessidade de reestruturação do sistema de ensino.
Diante dos fatos mencionados, nota-se que o analfabetismo funcional detém de alternativas claras para o seu decréscimo. Então, urge que o Ministério da Educação deve elaborar uma nova proposta de ensino, por meio da capacitação de professores, isto é, oferecer cursos virtuais que ensinem aos docentes as aplicações dos conteúdos no cotidiano, a fim de promover o aprendizado efetivo dos estudantes e estimulá-los a aplicar seus conhecimentos para solucionar problemas da esfera social. Assim, será possível alcançar uma alfabetização eficaz.
RonaldoSaldanha
Uma redação bem escrita, o primeiro parágrafo segue a estrutura, com repertórios pertinentes, ligação com o tema e tese explícita. Já o desenvolvimento, foi bem escrito contendo tópico frasal, repertório sociocultural e produtividade, porém, eu acho que seria melhor terminar o desfecho do desenvolvimento de forma crítica para evidenciar o ponto de vista de forma mais clara. A conclusão segue o que é pedido pois apresenta: Agente, ação, meios, finalidade e detalhamento, contudo, se percebe uma proposta que resolve apenas uma das adversidades e isso pode acarretar na diminuição da pontuação da competência 3.
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C1:200, C2:200, C3:160, C4:200, C5:200 = 960 Pontos
Emylly Eva
Olá! Você tem um bom entendimento da gramatica, deu pra compreender muito bem a redação. Faltou o repertório sociocultural, percebi que repetiu muito o termo ” analfabetismo funcional”, na próxima redação opte por usar mais sinônimos. Usou muito bem os conectivos, faltou mais aprofundamento nos desenvolvimentos sobre o tema, sua conclusão ficou um pouco sem meio e faltou mais enriquecimento .
Thiago_num1
Ao analisar sua redação, primeiramente, meus parabéns. A leitura flui muito bem, isso é importante pra manter o corretor com uma visão positiva do começo ao final da leitura, não vejo sinais de prolixidade em sua redação. Ainda sim, algo muito importante é reconhecer o seu papel no sistema, já que como adolescente fazendo redação, é muuuuito improvável que você ou qualquer um de nós vá achar uma “cura” ou “solução” completamente eficaz para a problemática. Então tente deixar de lado palavras como “erradicar” e “extinguir”, e substitua por outras como “atenuar”, “abrandar” e “amenizar”. Isso tira muito a pretensiosidade da redação e deixa ela com um tom menos imperativo e mais sugestivo.
GuilhermeBreno
” Sinceramente meus parabéns incrível sua redação apresenta uma gama detalhes espetacular na qual prende o leitor no enredo de seus argumentos plausíveis mais como se trata de um tema no qual sua importância é veracidade é tratado como uma situação critica no nosso pais também apresenta suas falhas pois vc relata é relata mais na hora da conclusão provando sua tese vc apresenta uma solução que infelizmente não mudaria muita coisa é bateria de frente modo de dizer com outro tema grave em nosso pais chamado ” Inclusão ” como assim inclusão ? Simples se muitas pessoas do nosso país não são alfabetizadas ou possui a educação formal fundamental é média incompleta ou nada disso significa que muitas dessas pessoas principalmente provenientes de regiões pobres do nosso pais como o ” nordeste não tem uma vida digna vive abaixo da linha da pobreza então a solução apresentada por vc não solucionaria esse problema de imediato porque quando uma pessoa não tem uma vida digna ela muitas das vezes não tem aceso a água encanada,luz,esgoto fora isso a tecnologia onde a informação fica difícil de chegar por meio dos seus portais comunicativos como ” Radio é tv e etc então como uma pessoa que vive uma vida tão precária sem recursos econômicos é muitos menos sociais teria condições de fazer cursos virtuais com professores explorando em suas videos aulas o ideal do aluno(a) alguma esperança baseadas em seus estilos de vida intende é complicado então essa não seria a melhor solução é sim a criação de programas sejam governamentais ou não com uma intervenção em formas de ONGS nessas localidades onde ajudaria essas pessoas ter um acesso facilitado a informação através de todos os meios atuais levando assim a educação digna é de qualidade para essas pessoas pois através da informação a pessoa adquire o conhecimento que é algo universal então faltou uma conclusão mais profunda nesse tema.