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ALTERNATIVAS PARA REDUZIR A PRODUÇÃO DE LIXO ELETRÔNICO NO BRASIL

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O romance filosófico “Utopia”, criado pelo escritor inglês Thomas More, retrata uma sociedade perfeita e idealizada, na qual a engrenagem social é altamente segura e desprovida de conflitos. Tal obra fictícia, no entanto, mostra-se distante da realidade contemporânea no tocante à produção de lixo eletrônico, uma vez que essa problemática ainda se faz presente no Brasil. Nesse contexto, verifica-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, que emerge em razão não só da mentalidade capitalista, mas também da negligência das instituições formais de ensino.

Nesse sentido, convém ressaltar que o capitalismo exacerbado das indústrias atuais contribui para a permanência dos obstáculos que impedem a redução da produção de lixo eletrônico. À vista disso, o ativista indiano Ghandi afirmou que “A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância”. Sob esse viés, é perceptível que a afirmação do pensador ainda se faz pertinente no contexto hodierno, haja vista que muitas empresas, especialmente aquelas que produzem artefatos tecnológicos, secundarizam a manutenção da natureza diante da constante busca pela lucratividade e pelos interesses individuais. Um exemplo disso são as indústrias de celulares que, mesmo com o avanço da tecnologia, produzem aparelhos telefônicos com baixo período de duração, a fim de estimular o consumo periódico desses aparelhos. Dessa forma, quando esses artefatos tecnológicos esgotam o seu tempo de duração, muitos indivíduos acabam descartando-os, na maioria das vezes, em lugares inapropriados -como o mar-, atravancando, assim, a superação do entrave.
Ademais, outra causa responsável pelo aumento da produção de lixo eletrônico é a omissão das instituições de ensino. Isso porque as escolas, por vezes, estão mais focadas nas notas disciplinares dos alunos do que em promover ações que poderiam conscientizá-los acerca do descarte correto desses lixos eletrônicos – como a realização de palestras com ambientalistas. Tal cenário nefasto pode ser elucidado a partir da proposição da pedagoga Vera Maria Candau, a qual afirmou que o sistema educacional brasileiro, por estar preso nos moldes do século XIX, não oferece propostas para os impasses da modernidade. Dessa maneira, é imprescindível que esse desmazelo escolar deve ser erradicado para que a máxima da pedagoga não seja mais uma realidade no território nacional.

Portanto, o Ministério do Meio Ambiente – enquanto instância superior dos aspectos ambientais- deve criar um projeto que obrigue, legalmente, as indústrias de tecnologia a adotarem -em todas as suas produções- um modelo sustentável de criação, além do reaproveitamento dos resíduos. Essa ação precisa ser realizada por meio de uma parceria entre o Poder Público e empresas públicas e privadas, com o objetivo de priorizar a manutenção do meio ambiente. Outrossim, cabe ao Ministério da Educação promover debates para os estudantes, por intermédio de campanhas midiáticas, as quais abordarão o descarte consciente dos lixos, com a finalidade de gerar o senso crítico nos cidadãos. Somente assim, poder-se-á concretizar a “Utopia” de More no Brasil.

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2 Correções

  1. Oiie, também sou estudante, mas vou tentar ajudar conforme meus estudo, ok? :d

    1) Domínio da escrita formal em língua portuguesa
    200: Domínio excelente da escrita formal em português. Pequenos erros gramaticais ou de convenções são aceitos excepcionalmente.

    2) Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento: 200
    Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.

    3) Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos: 160
    Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.
    —–> aconselho que na D1, vc argumente mais sobre ALTERNATIVAS para reduzir a produção de lixo eletrônico, pois vai ficar mais consistente sua redação, não tangenciando um pouco a proposta.

    4)Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação: 200
    Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.

    5. Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos: 200
    Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.

    Total: 960

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  2. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
    Sua redação está muito boa, o que te coloca acima de muitos estudantes.
    Primeiramente, o texto é longo, mas creio que ele coube em 30 linhas, certo? Fique atento a isso também.
    Você deve ter letras pequenas, mas não é legal arriscar o limite assim. Porém, o texto está excelente.
    Competência 1: 200 (pouco, ou nenhum desvio ortográfico)
    Competência 2: 200 (bons repertórios, texto nos limites dissertativo-argumentativos)
    Competência 3: 200 (argumentação excelente)
    Competência 4: 200 (ótimo uso de recursos coesivos)
    Competência 5: 200 (proposta de intervenção completa e que respeita os direitos humanos)
    Nota: 1000

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