Alternativas para o escoamento de produtos no Brasil

  • 1

O Brasil possui todas as condições que o possibilitam ser um grande
produtor. Entretanto, a situação do escoamento de produtos no país é caótica e urge por melhores alternativas. Tal cenário se deve, em suma, aos problemas de
armazenamento dos produtos e das vias de transporte.
A princípio, é necessário apontar para a incapacidade de armazenamento
das mercadorias como um agravante, visto que os pequenos e médios
produtores não possuem fundos para construir espaços de armazenamento. O
fato em questão, acarreta na necessidade de direcionar a produção para fora da
propriedade o quanto antes. Isso ocasiona no aumento da demanda de
transportes e o congestionamento das rodovias – as quais são responsáveis pela
maior parte dessas locomoções – , causando assim, problemas como buracos
nas estradas e possíveis acidentes. Dito isso, faz-se urgente outras opções de
tráfego.
Da mesma maneira, têm-se as ferrovias e hidrovias como meios
secundários nesse setor, e que precisam de atenção. Apesar de bem mais
econômicas, tais instrumentos necessitam de investimentos que melhorem sua
estrutura, pois, as ferrovias ultrapassadas aumentam o tempo de deslocamento
– o que, por conseguite, resulta em perdas- e possuem cobertura bem menor em
comparação às rodovias; já as hidrovias, quando não são muito distantes dos
pólos produtivos, carecem igualmente de suporte. Logo, é preciso ações que
solucionem tais problemáticas.
Entende-se, portanto, que é imprescindível a resolução desses problemas
de logística. Nesse contexto, é preciso que o Ministério da Agricultura, Pecuária
e Abastecimento; estabeleça parcerias com bancos por meio de editais que
visem a concessão de empréstimos aos produtores para a construção de silos.
De igual modo, o mesmo órgão deve investir – de médio a longo prazo – nas vias
de tráfego, de modo planejar ações e metas nesse setor, a fim de otimizar a
utilização dessas vias de transporte.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    Sua redação esta boa, tem um tese clara e estruturada, bons conectivos e uma proposta de intervenção. Entretanto, deve-se melhorar:
    * Introdução:
    – O primeiro parágrafo em relação aos demais, esta desproporcional. Isso não é bom, indica uma estrutura desorganizada. Tente deixa-los quase uniformes, nem maiores demais e nem menores que os outros.
    – Tem dois erros nessa frase: ” que o (possibilitam) ( * ) ser um grande produtor.” Primeiro, deveria ser ”possibilita” já que a palavra ”Brasil” não esta no plural. Segundo, Falta acrescentar ”de”, porque fica confuso sem.
    – Sua tese esta super clara e desenvolvida. Em contrapartida, esse parágrafo esta muito básico, na verdade ”pobre”. Como ele esta bem curto, seria perfeito acrescentar de início uma analogia, sendo histórica, musical, cinematográfica ou de algum filósofo, aumentaria o interesse para o leitor e enriqueceria a introdução, fora que deixaria ele proporcional aos demais parágrafos.
    * Segundo parágrafo:
    – Utilização desnecessária : ”apontar (para) a incapacidade de”
    – Cuidado com a repetição de palavras muito próximas uma da outra, como: ”armazenamento”. Sei que ela era necessária ali, mas da próxima vez, procure utilizar termos diferentes para que não indique ao leitor que você tem um vocabulário primitivo.
    – Percebe-se que ele esta muito bem argumentado, mas falta apresentar repertórios para confirmar seus argumentos.
    * Terceiro parágrafo:
    – Evite utilizar frases ou palavras coloquiais e que apresente sobrepujamento, ou seja, exagero como: ”Apesar (de bem mais) econômicas”. Substitua por uma única palavra, apenas o ”mais” ajudaria, ou ”serem”, perfeito. Quando estiver com essa intenção, de indicar um termo com um pouco de exagero, procure indicar com um termo só, assim, não ficará incorreto.
    – Desnecessário a utilização de traços: (–) o que, por conseguite, resulta em perdas(-).
    – Esta incorreto ”conseguite”. O correto seria ”conseguinte”.
    – Palavra desnecessária: ”cobertura (bem) menor”, poderia apenas colocar, ”cobertura menor em relação”.
    – Falta utilizar repertório para confirmar seu argumento, é recomendável utilizar um em cada parágrafo, menos na conclusão.
    * Conclusão:
    – Sua proposta esta boa, mas falta a finalidade. Tome muito cuidado quando for apresentar duas propostas, para que ela não fique incompleta e com destaque desigual. Na segunda, Faltou o meio.
    * Mas é isso, no geral ela esta muito boa, caminhando para o sucesso. Pratique cada vez mais, de preferência vendo redações nota 1000 no ENEM, elas ajudam muito a aumentar o vocabulário e aos erros gramaticais. Espero ter ajudado…
    Nota: 620

    • 2
  2. Boa noite, o teu vocabulário ta bem bom, tu tem uma noção boa sobre a estrutura, porém da para melhorar, na introdução tu colocou que o Brasil pode ser um grande produtor, porém ele é um grande produtor, pode colocar tipo, apesar do Brasil ser um grande produtor rural, algumas melhorias podem ser feitas para impulsionar esse cenário, tenta colocar alusões, trabalhar mais a introdução, e na conclusão usar dois agentes para resolver o problema, colocou o ministério da agricultura já conta como um, as alusões reforçam suas teses. Ficaria com 700 aproximadamente nessa redação, desculpa qualquer coisa, por aqui não da para explicar bem, espero ter ajudado e bons estudos.

    • 2
  3. Olá, boa noite. Gostei muito da tua redação, a estrutura está muito boa. No primeiro parágrafo poderia ter contextualizado, algum livro, série ou alusão histórica e relacionar com o Brasil (isso conta bastante ponto), a tese ficou bem. Gostei do D1 e D2, mas ficaria melhor com dados, falas de autoridade ou citação filosófica, cuidado com a pontuação! A proposta está bem, mas precisa ter 2 agentes no mínimo. Tirando esses detalhes, está impecável, tens toda estrutura certinha. Parabéns!!!!

    • 1
  4. Olá, tudo bem? Bom, analisei sua redação e gostei de sua argumentação, não obstante, notei a ocorrência de alguns erros que precisam ser corrigidos já. São eles:
    * Em sua introdução, senti a falta de uma alusão como fundamentação, haja vista que o Brasil é sim um grande produtor de tal requisito, você poderia ter usado esse conceito para elaborar uma contrariação. Além disso, notei o uso incoerente de concordância nominal no seguinte termo :”possibilitam”, já que o termo está conectado com “Brasil”, o ideal seria ultilizar “Possibilita”
    * Os parágrafos de desenvolvimento estão bons, mas a ausência da aplicação de outras áreas do conhecimento, bem como citações deixou a argumentação voltada ao senso comum.
    * Tanto na conclusão quanto em todos os parágrafos do texto, senti a falta de uma finalização, um fechamento do texto, uma vez que a reflexão crítica não é suficiente.
    Bom, é isso, espero ter ajudado, uma análise dos erros e mais treinos poderão resolver os problemas.
    Bons estudos e sucesso!❤️

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.