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ALTERNATIVAS PARA O ESCOAMENTO DE PRODUTOS NO BRASIL

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Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, a realidade atual é o oposto do que o autor prega, uma vez que as alternativas para o escoamento de produtos no Brasil apresentam barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Nesse sentido, destacam-se fatores como as estradas precárias e o abandono das hidrovias. Logo, cabe a discussão desses aspectos.

Primordialmente, é crucial pontuar que a deficiente infraestrutura nas estradas deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o filósofo inglês Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, as rodovias brasileiras estão cheias de buracos e lama, o que facilita o roubo de carga e dificulta o transporte de grãos no País. Diante disso, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

Outrossim, convém frisar o descaso com as hidrovias como impulsionador do problema. De acordo com o portal de notícias da Globo (G1), o investimento em transporte maritmo caiu de 831 milhões em 2009 para 170 milhões em 2018. Partindo desse pressuposto, pode-se afirmar que a diminuição progressiva dos recursos nesse setor está ocasionando a defasagem total ou parcial dos portos, o que gera uma redução na produtividade brasileira. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que o abandono das hidrovias por parte do Poder Público contribui para perpetuação desse lamentável quadro.

Destarte, medidas são necessárias para conter o avanço da problemática. Portanto, com intuito de mitigar as questões relacionadas ao escoamento de produtos no Brasil, necessita-se que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Infraestrutura, reverta-se no asfaltamento das rodovias e reformas nos portos, a fim de melhorar a performance dos mesmos no transporte de produtos. Assim, a humanidade estará mais próxima da Utopia de More.

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  1. *Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 200.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 200.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 200.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 200.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 200.
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