Mestre

Alternativas para o desperdício alimentar no Brasil

  • 0

Após o período conhecido como Revolução Verde, em que os desafios para a colheita reduziu em diversos locais do mundo, acreditava-se que o problema da fome no mundo seria amenizada, ou até extinguida. Contudo, mesmo com os avanços tecnológicos, a fome não foi exterminada, tendo como principal barreira a problemática da distribuição. Ademais, o mau manejo realizado por várias indústrias e o desperdício gerado por muitos indivíduos intensificam a questão alimentar no Brasil.

A princípio, muito do desperdício é ocasionado ainda nas indústrias e no processo de caminho até o consumidor. Segundo dados da ONU, Organização das Nações Unidas, cerca de 90% dos alimentos desperdiçados no Brasil acontecem antes mesmo do alimento chegar no consumidor. Assim, o desperdício está conectado com as indústrias e suas dificuldades no momento de distribuir o alimento produzido, como não possuir tecnologia suficiente para controlar o trajeto do alimento, meios de transporte precários e rodovias que prejudicam o caminho até o cliente, evidenciando um mau planejamento tanto por parte das empresas alimentícias como do Estado.

Outrossim, uma parcela do desperdício acontece por uma falta de conscientização da sociedade acerca de como manejar melhor a alimentação, principalmente pela recusa de alimentos por motivos fúteis. Tal como é demonstrado em ambientes de compra de alimentos, como feiras e supermercados, no qual muitos indivíduos recusam alimentos em uma qualidade boa apenas por sua estética não o agradar, causando um possível apodrecimento do produto e, consequentemente, ser enviado ao lixo. Portanto, é evidente que muitos membros da população ainda possuem um pensamento consumista e que sensibiliza a temática alimentar no Brasil.

Desse modo, é evidente que medidas estratégicas são necessárias para amenizar esse cenário. É preciso que o Governo Federal, com o auxílio do Ministério da Agricultura, invista em infraestrutura para as empresas produtoras de alimentos, por meio de tecnologias que permitam um monitoramento maior do caminho que o produto está tomando, para que assim seja possível evitar desperdícios durante a produção e o transporte. Dessa forma, o desperdício de alimentos no Brasil poderá ser reduzido.

Compartilhar

1 Correção

  1. ola boa noite , eu não irei fazer uma analise completa da sua redação , apenas na parte da competências da redação .
    sua redação está boa , mas no desenvolvimento 2 , eu sentir falta de dados , de uma comprovação que isso que acontece mesmo no supermercado
    conclusão apresenta , ação , finalidade , por meio de , agente .
    Nao retornou a tese na conclusão
    competencia 1 160
    competencia 2 120
    competencia 3 160
    competencia 4 160
    competencia 5 140

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.