Sabe-se que no Brasil, os acidentes de trânsito ocupam a terceira maior causa de óbitos por dia. Entretanto, o tema não tem sido discutido pela mídia, e nem tão pouco pelo governo. Nesse sentido, os índices de morte no trânsito tem crescido cada vez mais, visto que, muitos indivíduos consideram as leis brasileiras brandas e as ignoram, logo torna-se urgência tal problemática.
Em primeiro lugar, cabe ressaltar a ineficiência do código brasileiro, além da pouca ou nenhuma fiscalização nas rodovias. Dessa forma, no livro “Sociedade do espetáculo”, do filósofo e sociólogo Guy Debord, é explicitada sua teoria de que todas as pessoas vivem suas vidas como se fosse uma performance, tentando sempre dar a melhor show uma para as outras e apresentar a perfeição. A teoria se comprova correta, quando comparada aos jovens não terem limites, além de reproduzir o que vêm nos canais de mídia. Diante disso, muitos adolescentes são influenciados pela internet e por filme em beber e dirigir, tendo em vista que, acabam por colocar a vida em risco. Assim, fica evidente que são os principais envolvidos em acidentes, e o uso de bebidas alcoólicas está inserido como um grande causador.
Outro fator relevante, são as mortes ocasionadas por violência ou imprudência estarem relacionados a uma escolha. Todavia, o uso de celular ao dirigir, ou então o uso de bebidas alcoólicas são decisões que o condutor deve tomar. Porém, fica evidente que se não for decididas de forma correta, podem gerar a morte, já aqueles que sobrevivem levam consigo sequelas para o resto da vida. Assim, de acordo com uma pesquisa realizada pelo site G1, explícita que a cada 12 minutos uma pessoa morre vítima de violência no trânsito. Contudo, a notícia não se distancia de nossa realidade, na qual ao final do ano o trânsito tornam-se intensos e assim o número de acidentes tem crescido de forma grandiosa. Ademais, muitos acidentes são gerados em decorrência da ignorância do condutor, visto que acaba se exaltando com outro veículo e acabam causando uma tragédia.
Portanto, logo cabe ao governo medidas para resolver os impasses. Tal ação será realizada por meio da promoção de palestras e rodas de conversas, mediadas por profissionais, a fim de se reduzir a problemática. Ademais, cabe ao poder legislativo, criar uma lei com o propósito de punir a violência e os flagrantes cometidos além de aumentar a fiscalização nas rodovias. Além disso, a mídia deve formentar campanhas direcionadas ao público jovem, e estabelecer os riscos que o volante juntamente com álcool podem gerar. Assim, espera-se que a violência no trânsito brasileiro seja reduzida.
miguel gil
Sabe-se que no Brasil, os acidentes de trânsito ocupam a terceira maior causa de óbitos por dia. Entretanto, o tema não tem sido discutido pela mídia, e nem tão pouco pelo governo. Nesse sentido, os índices de morte no trânsito tem crescido cada vez mais, visto que, (não há vírgula) muitos indivíduos consideram as leis brasileiras brandas e as ignoram, (ponto final) logo (vírgula) torna-se urgência (urgente a resolução) tal problemática.
Dessa forma, no livro “Sociedade do espetáculo”, do filósofo e sociólogo Guy Debord, é explicitada sua teoria de que todas as pessoas vivem suas vidas como se fosse uma performance, tentando sempre dar a (o) melhor show uma para as outras e apresentar a perfeição.
Outro fator relevante, são as mortes ocasionadas por violência ou imprudência estarem relacionados a uma escolha. Todavia, o uso de celular ao dirigir, (não há vírgula) ou então o uso de bebidas alcoólicas são decisões que o condutor deve tomar. Porém, fica evidente que se não for decididas de forma correta, podem gerar a morte, já aqueles que sobrevivem levam consigo sequelas para o resto da vida. Assim, de acordo com uma pesquisa realizada pelo site G1, explícita que a cada 12 minutos uma pessoa morre vítima de violência no trânsito. Contudo, a notícia não se distancia de nossa realidade, na qual ao final do ano o trânsito tornam-se intensos e assim o número de acidentes tem crescido de forma grandiosa. Ademais, muitos acidentes são gerados em decorrência da ignorância do condutor, visto que acaba se exaltando com outro veículo e acabam causando uma tragédia.
Portanto, logo (está errado o logo, pois não se utiliza dois conectivos juntos de mesmo sentido) cabe ao governo (tomar) medidas para resolver os impasses. Tal ação será realizada por meio da promoção de palestras e rodas de conversas, mediadas por profissionais, a fim de se reduzir a problemática. Ademais, cabe ao poder legislativo, (não se separa sujeito de verbo) criar uma lei com o propósito de punir a violência e os flagrantes cometidos além de aumentar a fiscalização nas rodovias. Além disso, a mídia deve formentar (fomentar) campanhas direcionadas ao público jovem, e estabelecer os riscos que o volante juntamente com álcool podem gerar. Assim, espera-se que a violência no trânsito brasileiro seja reduzida.
1 – 160 (houveram erros de ortografia e de pontuação)
2 – 160 (deveria ter mais dados na conclusão para comprovar seu ponto de vista)
3 – 200
4 – 200
5 – 200
total: 920
ANGELMUSIC
BOA NOITE.
Parábens pela redação . Gostei muito.
# TESE BEM DEFINIDA.
#ARGUMENTOS BONS.
# COERÊNCIA ENTRE OS PARÁGRAFOS.
# SÓ ACONSELHARIA A DIMINUIR MAIS O TAMANHO DOS PARÁGRAFOS, PORQUE NA FOLHA DE REDAÇÃO COM CERTEZA DARIA MAIS DE 30 LINHAS. NO MAIS, ELA ESTÁ OTIMA.
* Segue abaixo a correção mediante os critérios do ENEM.
Nota 1 – 180 – demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos e/ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
Nota 2 – 180 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
Nota 3 – 200 – A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Nota 4 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
Nota 5 – 160 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.
# SUCESSO :^)