Alternativas para o combate à violência no trânsito

  • 0

“A cidade do sol” é um livro escrito pelo filósofo renascentista Tommano Companella, no qual é representada uma sociedade perfeita e isenta de conflitos. No regente âmbito brasileiro, entretanto, tal projeção torna-se compreendida como um hegemônico utopismo, uma vez que a violência no trânsito promove a instauração de um problema que afeta uma parcela substancial da população. Urge, então, a análise das causas que agravam essa situação, dentre as quais se destacam a omissão estatal e a falta educacional.

De início, é imperioso notar que a indiligência do governo contribui para que a violência no trânsito seja um problema recorrente na sociedade. De acordo com o Artigo 6 da Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito à segurança. logo., nota-se que o poder público não cumpre seu papel como enquanto fornecedor de direitos mínimos. Isso ocorre devido a infraestrutura deficiente de rua estradas que não têm a sinalização adequada, contribuindo para que ocorra acidentes no trânsito. Por conseguinte, pessoas diariamente acabam perdendo a vida ou ficando com sequelas.

Ademais, é válido perceber que a inabilidade dos motoristas no trânsito potencializa essa problemática. Sob essa conjuntura, segundo o filósofo Habermas, em seu conceito de “Ação comunicativa”, o leito civil deve disseminar informação sobre assuntos problemáticos e pouco debatidos, para que eles sejam minimizados. Dessa forma, a seguir tal linha, nota-se que a falta de conscientização da população, principalmente de motoristas sobre a necessidade de segurança corrobora para que esse problema continue sendo frequente. Isso acontece em razão da irresponsabilidade de motoristas, que muitas vezes dirigem com o celular na mão ou tendo consumido bebida alcoólica, assim afetando a vida de outros indivíduos.

SEM PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Compartilhar

3 Correções

  1. INTRODUÇÃO: Excelente! Inicia com um ótimo repertório, apresenta sua tese e seus argumentos que serão desenvolvidos no D1 e D2.
    D1: Você inicia bem, mas depois que apresentou seu repertório (pertinente e legitimado) você não fez um uso tão produtivo dele. Achei que você levou seu desenvolvimento para outro tema, fugindo do tema que é “violência no trânsito”.
    D2: ” perceber” indico trocar por “destacar”, acho que fica mais coeso. Achei melhor que o D1, mas continuo achando que você desenvolveu mais sobre “Alternativas para o combate acidentes no trânsito” do que “Alternativas para o combate à violência no trânsito”.

    C1- 120
    C2- 80
    C3- 80
    C4- 200
    C5- 0
    480 pontos

    • 0
  2. Olá, Gabs.

    INTRODUÇÃO: Excelente! Inicia com um ótimo repertório, apresenta sua tese e seus argumentos que serão desenvolvidos no D1 e D2.
    D1: Você inicia bem, mas depois que apresentou seu repertório (pertinente e legitimado) você não fez um uso tão produtivo dele. Achei que você levou seu desenvolvimento para outro tema, fugindo do tema que é “violência no trânsito”.
    D2: ” perceber” indico trocar por “destacar”, acho que fica mais coeso. Achei melhor que o D1, mas continuo achando que você desenvolveu mais sobre “Alternativas para o combate acidentes no trânsito” do que “Alternativas para o combate à violência no trânsito”.

    C1- 120
    C2- 80
    C3- 80
    C4- 200
    C5- 0
    480 pontos

    • 0
  3. Olá! Já que não tem proposta de intervenção vamos imaginar que sua nota pode variar entre 0/800.

    Introdução: ótima introdução, o tema foi apresentado e contextualizado de forma correta, além de ter a tese e os dois argumentos.

    D1: “De início, é imperioso notar que a indiligência do governo contribui para que a violência no trânsito seja um problema recorrente na sociedade. De acordo com o Artigo 6 da Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito à segurança. Logo, nota-se que o poder público não cumpre seu papel como enquanto (retire o “como”) fornecedor de direitos mínimos. Isso ocorre devido a (à) infraestrutura deficiente de rua estradas ( e das estradas) que não têm a sinalização adequada, contribuindo para que ocorra (ocorram) acidentes no trânsito. Por conseguinte, pessoas diariamente acabam perdendo a vida ou ficando com sequelas.” —> ótimo parágrafo, a única coisa que eu faria era fechar um pouco melhor esse parágrafo, mas nada que te penalize. (exemplo: já que o tema fala de alternativas, seria legal tipo: “por fim, sem ações efetivas estatais, é pertinente a elaboração de alternativas…)

    D2: “Ademais, é válido perceber que a inabilidade dos motoristas no trânsito potencializa essa problemática. Sob essa conjuntura, segundo o filósofo Habermas, em seu conceito de “Ação comunicativa”, o leito civil deve disseminar informação sobre assuntos problemáticos e pouco debatidos, para que eles sejam minimizados. Dessa forma, a (ao) seguir tal linha, nota-se que a falta de conscientização da população (um problema aqui: não tem como cobrar muitas vezes consciência de alguém, já que isso muitas vezes não é relacionado apenas a “consciência” -> como você disse é sobre educação, achei que faltou a argumentação sobre a educação em si, ou até mesmo sobre a falta de discursão desse tema entre as pessoas) , principalmente de motoristas sobre a necessidade de segurança corrobora para que esse problema continue sendo frequente. Isso acontece em razão da irresponsabilidade de motoristas, que muitas vezes dirigem com o celular na mão ou tendo consumido bebida alcoólica, assim (troca por de modo a afetar) afetando a vida de outros indivíduos.” (faltou o fechamento do parágrafo e das ideias).

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 200
    Nota: 720
    OBS: continue escrevendo as redações e sempre lembre de argumentar e contextualizar bem as informações do teu texto, cuidado com os erros gramaticais (revise com muito carinho sua gramática na hora de entregar sua redação). se gostou da correção, vota aí ;)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.