Alternativas para o aumento das doações de órgãos e tecidos mediante a morte encefálica no Brasil

  • 1

   Em um episódio do seriado The Good Doctor, um garoto precisava urgentemente de um transplante de fígado e o único disponível era de um detento que havia matado várias pessoas e queria doar seus órgãos como meio de se redimir. Contudo, o garoto recusou o transplante afirmando que não gostaria de ter uma parte de um criminoso dentro de si. Fora de ficção, é evidente os preconceitos existentes nas doações e até mesmo na aceitação de órgãos. Desarte, nota-se que existe um grande impasse nos transplantes de órgãos, seja pelo preconceito, seja pela falta de conscientização.

   Em primeiro lugar, um dos maiores problemas para a doação de órgãos, principalmente no Brasil, é o preconceito, ora por parte da família, ora por parte da própria pessoa. “Existe uma pedra no caminho”, como afirmaria Drommound. Este preconceito torna-se um empecilho para a realização de transplantes, pois muitas pessoas não conseguem nem sequer imaginar um indivíduo possuindo um órgão ou tecido que pertenceu a outra pessoa.

 Outrossim, a falta de conscientização, no Brasil, dos benefícios das doações de órgãos encadeia uma grande dificuldade nas realizações de transplantes. Em sua teoria “Tábula Rasa”, John Locke afirma que as pessoas são telas em branco preenchidas por suas experiências e influências. Portanto, é possível afirmar que as ações de conscientização podem influenciar os indivíduos, a fim de que os mesmos busquem uma nova visão sobre o assunto.

   Conclui -se que é necessário ações interventivas para solucionar a escassez das doações de órgãos e tecidos. Propõe-se que sejam realizadas campanhas e palestras nas escolas e na internet, através de profissionais da área e de voluntários, com amplo auxílio do ministério da saúde, a fim de que, seja retirada esta pedra do caminho intitulada preconceito, promovendo o interesse dos indivíduos em transplantes de órgãos e tecidos.

Compartilhar

4 Correções

  1. A redação tem uma ótima estrutura,mas em aspectos de pontuação existem alguns erros que podem ser melhorados… é importante argumentar o seu ponto de vista,colocar alusões com fundamentos q vc viu em filmes, séries,novelas, revistas,jornais e etc.
    é importa para o leitor entender essas idéias de forma q não cause dúvidas.
    Parabéns👏

    • 1
  2. O seu texto é muito interessante e rico em informações o que é importante!
    .
    O conteúdo que foi citado também é muito bom e necessário de ser debatido.
    .
    Do mais, foram bem colocados os pontos a serem corrigidos nos comentários anteriores.
    .
    Parabéns, gostei bastante, continue assim………..

    • 1
  3. Sua introdução está bem detalhada, isso é ótimo. Você contextualizou muito bem, apresentou seu ponto de vista e seus argumentos que você desenvolveu ao longo do texto. Entretanto, senti falta de detalhamento nos desenvolvimentos (fundamentação e exemplificação), além do fechamento correto dos desenvolvimentos, pois é necessario um texto linear. Senti falta também de um detalhamento e da maneira colocada dos 5 tópicos da intervenção.

    • 1
  4. Olá!
    Sua redação está bem dividida e você utiliza um repertório interessante, é um bom texto.
    Quanto as competências do ENEM, baseado no que sei:
    C1 (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): Drommound está incorreto, o certo é Drummond. A pontuação de algumas virgulas ficaram confusas para mim e tive que ler mais de uma vez, não é um erro, mas é bom alternar as virgulas com travessão – 160.
    C2 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): Apesar de um repertório sociocultural bom, no primeiro desenvolvimento ele se demonstra fraco, seria melhor ter colocado a frase do poeta no início do texto e buscado por algum dado estatístico ou algo do tipo – 120.
    C3 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): Seus argumentos poderiam ter sido melhores explicados, um desenvolvimento maior da tese e da comprovação, com exemplos e números – 120.
    C4 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): Há conectivos no texto e são diversificados. – 200.
    C5 (Proposta de intervenção): Dentre os 5 elemento necessários, não consegui identificar o agente e o detalhamento (há a ação, meio e efeito) – 120.
    Bom, achei sua redação boa, só acredito que precisa ser melhor desenvolvida (explicar mais o argumento e a ligação do repertório com o assunto e apresentar os 5 elementos na conclusão). No mais, parabéns!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.