Iniciante

Alternativas para garantir a alfabetização na infância

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PS: Favor, corrijam a redação padrão ENEM, com as respectivas notas das competências. Grata!

 

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê, em seu artigo 6º, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa as alternativas para garantir a alfabetização na infância. Desse modo, os fatores que corroboram com essas problemáticas são as poucas oportunidades da comunidade carente, além da falta de investimento no ensino brasileiro.

Em uma primeira análise, cabe destacar a dificuldade que a população mais pobre tem em se manter nas instituições de ensino. Nesse âmbito, o filme “Luca”, lançado pela Disney no ano de 2021, retrata a vida de um monstro marinho que vai para a superfície e deseja frequentar a escola, ao mesmo tempo em que se assusta com o preconceito de algumas pessoas, já que na Itália a caça de seres como ele é comum. Sendo assim, a partir da reflexão do filme, nota-se como a exclusão de certos grupos é presente não só no ambiente escolar como em outros setores sociais e a urgência que se tem em contestar esse cenário.

Ademais, a escassez de investimentos na educação é outro item a ser destacado. Nesse contexto, a frase “não há nada mais difícil do que tomar a frente para a mudança”, de Maquiavel, reflete completamente a contemporaneidade no quesito abordado. Nesse enquadramento, são muitas as escolas públicas que fornecem uma infraestrutura indecente para o público estudantil e acabam não proporcionando um local acolhedor, além de não dispor materiais didáticos adequados. Em vista disso, percebe-se a premência de rever esse quadro no Brasil e encaminhar intervenções para essa situação.

Urge, portanto, a necessidade de combater essas desavenças. Para tal, é imprescindível que o Ministério da Educação, por intermédio de programas educacionais nas escolas públicas, procure promover um local apropriado e de inserção para todos, a fim de proporcionar um melhor convívio nos ambientes escolares. Igualmente, cabe ao Ministério da Economia, através de pesquisas e estudos, investir na educação brasileira, fornecendo materiais e ambientes de estudo adequados, com a finalidade de acolher os alunos. Com tais atitudes, o Estado irá cumprir o que diz a Constituição Federal em seu artigo 6º.

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1 Correção

  1. 1º Parágrafo
    achei confusa a sua conclusão, você falou que direito a educação não se reverbera para a população, e depois adicionou mais informações e usou um desse modo, faria mais sentido uma conjução aditiva.

    2º Parágrafo
    “Nesse âmbito, o filme “Luca”, lançado pela Disney no ano de 2021, retrata a vida de um monstro marinho que vai para a superfície e deseja frequentar a escola, ao mesmo tempo em que se assusta com o preconceito de algumas pessoas, já que na Itália a caça de seres como ele é comum.”

    “Nesse âmbito, o filme “Luca”, lançado pela Disney no ano de 2021, retrata a vida de um monstro marinho conhece a superfície e deseja frequentar a escola, no entanto se assusta com o preconceito de algumas pessoas, já que na Itália a caça de seres como ele é comum.”

    “nota-se uma reflexão sobre a exclusão de certos grupos que é presente não sómente no ambiente escolar como em outros setores sociais e a urgência de contestar esse cenário.”

    3º Parágrafo
    Ademais, a escassez de investimentos na educação é outro item a ser destacado. Nesse contexto, a frase “não há nada mais difícil do que tomar a frente para a mudança”, de Maquiavel, reflete completamente a contemporaneidade “”DO”” quesito abordado. Nesse enquadramento, são muitas as escolas públicas que fornecem uma infraestrutura indecente para o público estudantil e acabam não proporcionando um local acolhedor, além de não dispor materiais didáticos adequados. Em vista disso, percebe-se a premência de rever esse quadro no Brasil e encaminhar intervenções para essa situação.

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