Alternativas para combater os maus tratos aos animais

  • 3

   No filme, “Rio”, de 2011, dirigido pelo autor Carlos Saldanha, é apresentado a jornada de “Blu”, uma ararinha-azul que foi pega por contrabandistas enquanto filhote. Fora da ficção, percebe-se que tal problema encontra-se na sociedade brasileira, configurando-se os maus tratos aos animais, devido à negligência constitucional e à soberania humana.

   Primeiramente, deve-se ressaltar que o descaso à constituição torna-se um agravante na agressão de animais. De acordo com o filósofo Zygmunt Bauman, na modernidade líquida o indivíduo deixa de pensar no coletivo para pensar em si mesmo. Sob tal óptica, boa parte dos brasileiros desrespeitam as leis constitucionais de proteção aos seres irracionais, por exemplo, utilizando-os em experimentos e, também, traficando-os. Assim, nota-se o individualismo afirmado por Bauman.

   Além disso, a soberania humana afeta a vida de muitas espécies. Na obra, “Leviatã”, Thomas Hobbes compara o soberano a um monstro bíblico, o qual possui poderes para coagir os indivíduos. De maneira análoga, no Brasil, muitos indivíduos pensam que são superiores e, assim, podem submeter os animais aos seus desejos, como: a objetificação desses seres.

   Logo, são necessárias medidas para mudar esse cenário brasileiro. Assim, cabe ao Governo Federal valer as leis de proteção aos animais, por meio de um disk denúncia especializado nesse âmbito, a fim de coibir a negligência constitucional. Outrossim, a Sociedade deve incentivar a isonomia para a população, aplicando palestras socioeducacionais que acabem com a ideia de superioridade. Com essas alternativas, será possível transformar essa realidade no país.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi Solano, parabéns pela redação!
    Sua introdução estava boa, só sentir dificuldade para identificar sua tese.
    Seu desenvolvimento está razoavelmente bom, mesmo eu sentindo falta de dados/ estatísticas.
    Gostei muito da sua proposta de intervenção, você foi claro e objetivo – isso é bom!
    De modo geral, seu texto está ótimo.. Continue escrevendo para gente.
    Nota: 840 Pontos.

    • 2
  2. Sua redação ficou ótima!
    Soube separar os períodos, é perceptível o início, meio e fim do seu texto e a sua gramática está impecável!
    Soube argumentar e fundamentar o seu ponto de vista e por fim conclui-lo de maneira sólida.
    O único problema, como dito na outra correção, foi a identificação da tese, mas fora isso, garanto que você consegue 800 ou mais com certeza!
    Parabéns

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.