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ALTERNATIVAS PARA COMBATER A CRISE HÍDRICA NO BRASIL — corrijam os erros e de acordo com as competências do enem, por favor!!! OBRIGADA

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A Constituição Federal de 1988, art. 225, diz que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo assim, é dever de todos os entes federados e de todo cidadão preserva-lo para as gerações futuras, todavia, é indubitável que essa realidade não se faz presente na vida do cidadão brasileiro. O crescimento do aquecimento global, juntamente com a falta de saneamento básico para grande parte da população, transfigura-se em uma crise hídrica.

É preciso pontuar, de início, o avanço do aquecimento global nos últimos anos. Um dos principais fatores que colaboram para isso é o aumento do efeito estufa que, com a produção industrial em massa, lixos sendo descartados em lugares indevidos, o efeito realiza o inverso e o calor, em vez de ser filtrado, se acumula, secando rios, reservatórios e bloqueando a chuva. Em decorrência dos fatos mencionados, a crise torna-se um problema a ser enfrentado.

Outra preocupação constante é a falta de saneamento básico que assola um em cada dez brasileiros – segundo o IBGE. A falta de um planejamento de um sistema hídrico organizado, para a distribuição igualitária de redes de esgoto e água para a população, ocasiona a escassez de água que, por conseguinte, se faz contribuinte para a crise hídrica no Brasil.

Pela observação dos aspectos analisados conclui-se que algumas medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. Primeiramente é crucial a conscientização da sociedade para a diminuição do consumo exacerbado e prática da reciclagem. Com a baixa produção de lixos e menor contaminação do solo, a contribuição para o efeito estufa se retardará. Além disso, o Ministério do Meio Ambiente juntamente com a empresa de saneamento de cada estado, será responsável por fiscalizar o andamento de escoamento de esgoto e reservatórios para garantir o asseio básico para cada brasileiro.

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3 Correções

  1. Vamos lá!! Estava ansioso por essa redação kkk espero ajudar da melhor forma possível. Primeiro farei algumas observações por parágrafo e em seguida, darei nota conforme as competências…

    1º PARÁGRAFO

    Poucas ressalvas para a introdução: preserva-lo deve ser escrito com acento agudo no “a” e deveria haver um ponto antes do conectivo “todavia” para finalizar um período e iniciar outro…

    Dica Extra:

    Sua introdução tem apenas 2 períodos e é altamente recomendado que cada parágrafo tenha no mínimo 3, pois o parágrafo deve ter sentido completo e o mínimo de 3 períodos contribuem e muito para isso:

    1 período de introdução: CONTEXTUALIZAR
    1 período de desenvolvimento: TESE, AGUMENTAÇÃO e EXEMPLIFICAÇÃO
    1 período de conclusão: ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO, FINALIZAÇÃO, OPINIÃO EM 3ª PESSOA

    2º PARÁGRAFO

    Aqui também tenho poucas considerações a fazer, a primeira delas é que no lugar da vírgula entre as palavras “massa” e “lixo” deveria ter sido colocada a conjunção aditiva “e”. Além disso, recomendo substituir “Em decorrência dos fatos mencionados…” por “Diante disso…” ou “Sob essa ótica”, explico abaixo…

    Dica Extra:

    Não sei se é proibido, mas vi muitos professores recomendando não “comentar a própria redação”. Mas o que seria isso? Às vezes somos tentados a escrever coisas como “De acordo com os fatos supracitados…”, “Levando em consideração o que foi escritos…” etc… Isso é comentar a própria estrutura da redação e, portanto, não é recomendado. A banca pode entender que faltou repertório para usar conectivos que dessem coesão ao texto.

    3º PARÁGRAFO

    Achei ótimo, quem sabe o melhor! No entanto, recomendo fortemente que inicie esse parágrafo com um conectivo de peso, isso chamará atenção da banca e terá grande impacto nas competências na hora da correção. Por esse motivo, recomendo que acrescente uma conjunção como “Ademais”, “Outrossim” etc… A banca corretora do ENEM, em se tratando de conectivos, observa a quantidade e a diversidade.

    Dica Extra:

    Senti falta aqui apenas da “marca de autoria”. O que é isso? É uma “opinião” sua sobre o tema escrita em terceira pessoa. A redação do Enem é dissertativa-argumentativa, essa “opinião pessoal” que estou comentando é grande responsável, junto com as citações e os dados, pela parte argumentativa. Por esse motivo, recomendo que sempre que possível deixe marcas de autoria. Confira o exemplo de marca de autoria abaixo que poderia ser acrescentado após a última palavra desse parágrafo (Brasil):

    “Dessa maneira, é inadmissível que, em pleno século XXI, essa problemática persista relutante no cenário nacional”

    4º PARÁGRAFO

    Novamente aqui, observa-se um comentário acerca da própria estrutura de texto “…aspectos analisados conclui-se”. Isso deve ser evitado sempre que possível, recomendo fortemente que use um conectivo conclusivo como “Em síntese”, “Em suma”, “Portanto” etc.

    Dica extra:

    Sempre que for fazer uma proposta de intervenção, observe os 5 elementos exigidos, são eles: Agente, Ação, Modo/Meio, Detalhamento e Finalidade. Abaixo, analiso esses elementos na sua conclusão:

    Agentes:
    Sociedade, Ministério do Meio Ambiente e empresas de saneamento

    Ação:
    Sociedade > Diminuir o consumo exacerbado (boa!)
    Ministério da Saúde e empresas de saneamento > Fiscaliza (Senso comum: já fazem mas com pouca eficácia).

    Modo/Meio:
    Aqui deveria ter sido exposta a forma que essa intervenção seria aplicada, não consegui identificar, faltou…

    Detalhamento:
    Também faltou, seria detalhar os mecanismos para aplicar a intervenção

    Finalizando:
    Garantir o asseio básico para cada brasileiro

    Espero ter ajudado!! Acho que fui mais exigente que o ENEM kkkk mas é necessário que seja assim, pois quando chegar a hora da prova, você encontrará mais facilidade. Analise com carinho e guarde o que for útil, lembre sempre de corrigir os erros, aprender com eles e pesquisar a respeito pra saber se realmente está errando. Vamos à nota:

    C1 = 140

    O domínio da norma culta foi mediano, uma vez que houveram erros de pontuação, acentuação e poucos conectivos.

    C2 = 160

    Usou outras áreas do conhecimento ao citar a Constituição de 1988 e dados do IBGE, além de compreender a proposta de texto dissertativo-argumentativo com poucos desvios.

    C3 = 160

    Diz respeito a argumentação que foi mediana, pois faltou visão crítica (marcas de autoria ) do problema

    C4 = 140

    Diz respeito ao uso de conectivos. Nessa competência, a banca corretora do Enem cobra quantidade e diversidade, na sua redação senti a falta dos dois, mas sei que irá melhorar, recomendo ler redações nota 1000

    C5 = 120

    A proposta de intervenção, no meu ponto de vista, foi senso comum e pouco específica, inclusive, faltou alguns dos 5 elementos que a banca do Enem cobra e que já comentamos.

    TOTAL = 720

    Parabéns!! Como disse, acredito que fui mais exigente que o Enem e tenho plena certeza que se continuar praticando e aprimorando chegará bem na hora da prova e atingirá a nota necessária… Continua, a perseverança leva à perfeição…

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  2. Oiii VItoria
    Eu já percebi que você teve correções maravilhosas, então tentarei ser o mais breve possivel.
    Vou ser bem direta, você precisa melhorar a conclusão, a sua proposta de intervenção ficou meio confusa e não contem os cinco elementos.
    Achei que faltou um pouco de repertório, talvez algum livro, filme, música, citação… faria com que o seu texto ficasse mais interessante.
    Adorei seu texto, e amei ter lido, parabéns e continue se esforçando,beijinhos

    • 1
  3. COMPETENCIA 1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa – É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.
    160

    COMPETENCIA 2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto – Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente.
    200

    COMPETENCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    160

    COMPETENCIA 4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    160

    COMPETENCIA 5: Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.
    160

    Total: 840

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