Estudante

Alternativas para a escassez de água no Brasil

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O filme “Rango”, apresenta a história de um camaleão, que tornou-se xerife de uma pequena cidade, a qual o principal obstáculo é a falta de água para a população. Igualmente, tem sido essa a realidade brasileira, pois a falta de racionamento vem causando a escassez dessa substância vital à vida humana.
Biologicamente, o corpo humano é composto por 70% de água, ou seja, mais da metade do total de líquidos presentes no organismo, tamanha a importância dela. Some-se a isto, a necessidade diária que uma pessoa tem de usa-lá, como: na higiene pessoal, o cozinhar das refeições, o lavar das roupas, isto é, em quase absolutamente todas as práticas necessárias à vida.
Contudo, uma grande parcela da população brasileira apesar de viver em sociedade, pensa em unidade. Dessa forma, a água que várias pessoas deveriam fazer uso, é destinada a apenas uma, e isso, reflete diretamente a uma falta de controle por parte dos cidadãos e do governo.
Portanto, são necessárias medidas para resolver esse impasse. O Ministério da Cidadania, em conjunto com os demais órgãos competentes, devem implementar uma lei para racionamento de água, que irá ser entregue à Câmara dos Deputados, para ser aprovada e posta em vigor, por meio de uma ação de controle de medida de água, utilizada por pessoa diariamente, após alcançada, a água será cortada e direcionada a outra residência. Assim, teremos o racionamento como uma alternativa para a escassez de água no Brasil.

Po favor, sejam detalhados na correção e deixem uma nota de acordo com as competências do enem para que eu possa ter uma noção de evolução. Obrigada:)

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8 Correções

  1. C1-160O texto apresenta bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa,com alguns erros de convencões de escrita
    C2-120 Apesar de mostrar conhecimento no que tange o assunto,é deficitário em seu texto a tentativa de comprovação de sua tese por meio do repertório,fazendo com que seu texto não demonstra o caráter argumentativo
    C3-120 No segundo parágrafo o texto fica um tão ambíguo ,haja vista que dá uma impressão de que em siciedade as pessoas só vivem unidas,o que se contradiz posteriormente.Além disso,o fato de não haver uma argumentacão consistente contribui para a perda de pontos nessa competência
    c4-160 Você demonstra bom domínio do uso de recursos coesivos
    c5-200 Abordou o agente,ação,modo,finalidade e detalhamento

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  2. C1 – 80
    C2 – 120
    C3 – 80
    C4 – 80
    C5 – 120
    Total – 440
    Na competência 1, você apresentou desvios gramaticais comprometedores e domínio insuficiente da norma padrão. Parágrafos com períodos muito longos (para resolver esse problema, os elementos de coesão são essenciais). Sugiro revisar o uso de vírgulas e acentos.
    Na competência 2, você apresentou um argumentação previsível. É importante que o repertório sociocultural seja produtivo para que a pontuação máxima seja alcançada. Sugiro aprimorar a relação do repertório com a defesa do seu ponto vista. Contudo, como a sua tese foi comprometida, acredito que esse tenha sido o problema na hora de desenvolver uma argumentação consistente com uma repertório legitimado.
    Na competência 3, você apresentou argumentos contraditórios e desorganizados, o que prejudicou a sua nota. É importante seguir um sequenciamento de ideias para que adquira a modalidade de “texto circuito”, ou seja, para que todos os argumentos se encaixem devidamente.
    Na competência 4, você articulou precariamente as diversas partes do texto. Como eu havia dito na competência 1, devido aos seus períodos serem longos, isso ocasionou uma eventual perda de coesão entre o texto. Mais uma vez, a utilização de recursos coesivos é essencial para mostrar domínio da articulação no texto. Fora isso, lembre-se que é necessário ter conectivos tanto interparagrafos quanto intraparagrafos. Sugiro que comece o Desenvolvimento 1 com “em primeiro plano/ em primeira análise” para que assim seu texto siga uma linha coesiva.
    Na competência 5, sua conclusão está desorganizada e a proposta de intervenção remete a muitos questionamentos. Você deve se perguntar sempre se a proposta é exequível. Além disso, faltou o detalhamento, o que pesou momento.
    Em um parâmetro geral, eu não observei claramente a sua tese, o que pode ter prejudicado o desenvolvimento ao longo do texto. Sugiro que antes de realizar o texto, faça um projeto de texto para que defina o que você quer abordar e siga uma linha de raciocínio lógica. Ademais, o primeiro passo é rever como formular uma tese, acredito que você vendo isso, as partes posteriores do texto serão desenvolvidas melhores. Abs!!

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  3. C1 – 120
    C2 – 120
    C3 – 120
    C4 – 160
    C5 – 160
    Nota = 680
    Boa redação! No entanto, é bom você ampliar mais o repertório sobre essa temática, os argumentos na minha opinião ficaram bem vagos, uma boa referencia que você poderia utilizar nesse tema é o livro “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, fica ai como sugestão!
    Você também tem bom domínio da escrita, eu sugiro que utilize mais elementos coesivos, apostos e também aprimore um pouco mais escrita para fugir de coloquialismos em prol de uma linguagem formal.
    Na conclusão eu não consegui compreender bem a sua solução, no meu ver não fez muito sentido esse tipo de racionamento proposto.
    Bom, espero tê-la ajudado de alguma forma! ;)

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  4. Olá! Não vou corrigir exatamente com as competências do Enem, vou apontar apenas algumas coisas importantes para um melhor desenvolvimento do seu texto.
    Bom, primeiramente você apresentou bons argumentos mas não soube aproveitá-los, por isso é importante que você sempre trabalhe mais em desenvolver seus próprios argumentos e jamais apresente novas idéias sem que possa aproveitar elas, notei que você mencionou o governo no fim do parágrafo como um dos culpados mas não explicou o por quê.
    Apenas continue treinado, você terá grande sucesso!

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  5. Boa base de redação,no entanto,eu daria mais detalhamento e dados estatísticos para demonstrar um maior entendimento a respeito do assunto.
    Outra dica é usar conectivos e investir em palavras cultas da língua portuguesa.
    Aprofunde mais a sua argumentação.
    Na introdução,o correto é dar um “spoiler” sobre a argumentação.
    Parabéns pelo empenho!

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  6. I – Acho que você apresentou bem o tema e usou de um repertório bem interessante. Porém, senti a falta da sua tese. Depois de citar o rango ( Contextualização do tema), você apresentou o problema do nosso país, relacionando o filme com a realidade ( problematização do tema), mas o terceiro passo da introdução (seu posicionamento sobre o tema, ou, tese) não foi apresentado. Portanto ficou difícil entender e relacionar seus argumentos.
    D1- O seu mencionamento sobre a importância da água para o nosso corpo e para as nossas atividades foi bastante pertinente. Porém, isso acabou se transformando em senso comum, visto que você poderia ter citado o quanto pessoas desperdiçam água em suas atividades, e colocar este fator de encontro à importancia dela.
    D2- Nesse parágrafo, senti falta de dados e informações que comprovem esse seu argumento. Número que relacionem essa sua perspectiva. Em suma, qualquer outro repertório que embase o seu argumento.
    C- Você estruturou muito bem sua introdução, aprensentou os agentes, os meios, detalhamento e a finalidade. Porém, em meio ponto de vista, um racionamento rígido e controle total do uso da água para todos os cidadãos não seria uma medida viável e nem democrática.
    espero ter ajudado :)

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  7. Olá, boa tarde Paloma !!
    Com relação a sua tese e introdução, achei correta, mas acho que houve a falta da apresentação dos dois argumentos que serão desenvolvidos durante a redação tanto que no segundo e terceiro paragrafo deu a entender que está sendo falado de apenas um argumento apenas. E aconselho a retratar um dado do cotidiano, uma pesquisa, informações que agregassem ao texto. E já partindo para a conclusão, ficou um pouco confuso e na verdade extremo na parte de “cortar”, cortar a água de pessoas que realizam o pagamento corretamente ?!, ou na verdade sendo com estrategia a tentativa por meios de campanhas a diminuição do uso de água ?!.. Enfim, seria mais viável destinar uma atenção maior a conclusão, como obviamente a todos os parágrafos também.
    C1: 80P
    C2: 120P
    C3: 80P
    C4: 120P
    C5: 120P
    Total: 520 pontos

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  8. Introdução – apresentou um bom repertório mas não fez uma boa tese e nem a antecipação argumentativa; apresente mais palavra de juízo de valor quando fizer a tese.
    D1 – nesse parágrafo você apenas mostrou seu repertório, estude a estrutura dos parágrafos, nesse parágrafo você deve apresentar tópico frasal > argumentação > aprofundamento argumentativo > reflexão, leia redações modelo para ajudar.
    D2 – mesmos erros do parágrafo anterior, utilize palavras com juízo de valor para mostrar seu aprofundamento argumentativo.
    Conclusão – iniciou muito bem com um tópico frasal, apresentou todos os elementos e detalhou bem!
    C1- 160
    C2- 140
    C3- 100
    C4- 140
    C5- 200
    Nota – 740
    Dicas:
    ~C1: use travessões; paralelismo sintático; dois pontos; não deixe um espaço grande da última palavra até o final da folha (faça divisão silábica); seja objetiva; estude pontuação e acentuação.
    ~C2: mostrar repertório pertinente, produtivo e legitimado; estudar a estrutura da redação.
    ~C3: mostrar a relação do seu repertório com o tema, comparando-o; apresente muito juízo de valor!!!
    ~C4: apresentar tópico frasal; fazer períodos bem estruturados; fazer retomada ao repertório; estude a estrutura de cada parágrafo.
    ~C5: estude mais sobre detalhamento !
    Espero ter ajudado!

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