Iniciante

Alimentação no século XXI, o desafio da obesidade (Obs: colocar a nota)

  • 0

O artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos impõe como preceito, o direito a um padrão de vida capaz de prover bem-estar, saúde e alimentação de qualidade a toda população. Entretanto, garantir que todos mantenham uma dieta saudável é o principal desafio para a alimentação no século XXI. Visto que, o consumo de alimentos industrializados é o principal causador da obesidade e de outras doenças.

Inicialmente, cabe mencionar a cultura, que muitas pessoas têm, de inserir comida ultraprocessada. Como mostra dados da USP (Universidade de São Paulo), que no ano se 2016, 21% de todas as calorias consumidas pelos brasileiros provém de alimentos industrializados. Isso ocorre, porque as empresas se aproveitam da falta de tempo que a maioria de nós tem para as refeições e nos bombardeia com propagandas desses produtos. Causando assim, uma imensa procura por fast-foods e gêneros processados que apresentem sabor agradável. Gerando então, uma felicidade momentânea para o consumidor e grandes lucros para as corporações.

Outrossim, é mister ressaltar que o consumo de alimentos industrializados é a principal causa da obesidade. Segundo o médico e cientista Drauzio Varella uma alimentação exagerada e rica em sódio, açúcar e lipídios, provoca o aumento da gordura no tecido adiposo, o que leva ao sobrepeso. Além disso, ao ingerir demasiadamente comida ultraprocessada outras doenças como diabetes, hipertensão e vários tipos de câncer podem acometer os indivíduos que trocam uma dieta balanceada pelos “sabores” industrializados. Ou seja, o ganho em praticidade torna-se perda de anos de saúde e anos de vida.

Portanto, a problemática da industrialização alimentícia deve ser enfrentada. Por isso, o ministério da Saúde, junto com as instituições de ensino e as famílias, deve incentivar uma dieta saudável e equilibrada em nossa sociedade, o que seria feito através de palestras, seminários, comerciais na TV e distribuição de panfletos, alertando sobre os riscos de uma dieta com excesso de comida ultraprocessada, e com maneiras de se alimentar de forma balanceada, contando com o apoio de professores, médicos e nutricionista que tirariam dúvidas de estudantes e país. Assim sendo, todos seriam conscientizados sobre a importância de uma alimentação saudável, cumprindo com o que diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Compartilhar

2 Correções

  1. Belo texto, bem desenvolvido, mas com erro em algumas competências, se aprofundou bastante no assunto excelente.
    1 – Uso correto do Português; 80
    2 – Compreender e Desenvolver o Tema no estilo Dissertativo-Argumentativo; 190
    3 – Defender seu Ponto de Vista com argumentos; 200
    4 – Demonstrar capacidade de argumentação; 200
    5 – Elaborar a Proposta de intervenção; 150
    Nota: 720 :)

    • 0
  2. Caro Tiago, bom dia!
    Sua redação está bem estruturada, mas com alguns problemas gramaticais (Competência 1) e de argumentação/coesão (Competência 4).
    Vou pontuar as considerações que tive indo na ordem dos parágrafos:
    1º parágrafo: na frase “impõe como preceito, o direito a…” o uso dessa vírgula não deveria ocorrer. É um equívoco que se repetiu mais à frente em “Visto que, o consumo…” e ainda no segundo parágrafo em “Isso ocorre, porque…” e em “Causando assim, uma imensa…” (nessa, em especial, ocorreu o equívoco de gerundismo também, que poderia ser evitado com alguma estrutura como “Com isso, ocorre como resultado uma imensa…”). Ainda no erro da vírgula, no segundo parágrafo, ele ocorre em “Gerando então, uma…” (no qual também ocorre gerundismo).
    2º parágrafo: além dos equívocos com o uso da vírgula que já mencionei, a primeira frase não ficou muito bem estruturada… sugeriria uma mudança para deixar mais clara a sua argumentação, mais ou menos dessa forma: “Inicialmente, cabe mencionar a cultura* (eu mudaria para hábito), que muitas pessoas têm, de inserir comida ultraprocessada como uma das causas do problema.” Sobre isso, tive uma certa confusão para distinguir esse argumento do utilizado no 3º parágrafo, que o consumo de alimentos industrializados é a principal causa da obesidade. Para mim, você utilizou uma argumentação muito parecida no 2º e no 3º parágrafo. Por isso, sugeriria que pensasse em mudar a estruturação, para as próximas redações, no sentido de abordar uma causa do problema no 2º parágrafo e uma consequência do problema no 3º, para não correr o risco de ficar repetitivo, sabe? Além do que com duas causas, você precisaria elaborar duas soluções na proposta de intervenção, o que é mais difícil do que ter que elaborar apenas uma, no caso de um modelo causa-consequência.
    Por fim, um último probleminha gramatical que encontrei no 2º parágrafo foi em “Isso ocorre, porque as empresas se aproveitam da falta de tempo que a maioria de nós tem para as refeições e nos bombardeia com propagandas desses produtos.” Ao usar “a maioria de nós” e “nos bombardeia”, você acaba se incluindo e o texto perde o caráter de objetividade/terceira pessoa, pois vira primeira pessoa do plural. Sendo assim, tente utilizar construções como “que a maioria dos brasileiros” e “e os bombardeia”.
    A parte dos probleminhas que mencionei, creio que não houve muitos equívocos além desses, e sua redação ficou muito bem estruturada. Destaco ainda que sua proposta de intervenção ficou completinha, parabéns!
    Dessa forma, atribuiria a nota 840
    C1 120
    C2 200
    C3 120
    C4 200
    C5 200
    Você está no caminho Tiago, basta que se atente mais à gramática e à escolha da argumentação! Continue firme que esse é o caminho!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.