A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. A rápida elevação dos índices de obesidade no Brasil revela que a alimentação brasileira está desregulada. Sendo assim, a alimentação da população precisa ser revista e orientada, assim como, a obesidade tem de ser contida.
Em primeira análise, vale ressaltar a Revolução Industrial, que ocorreu primeiramente na Inglaterra, se alastrando mundo á fora. Após o acontecimento histórico e revolucionário, o mundo mudou; vítimas da aceleração do mundo moderno, a alimentação das pessoas tem se resumindo a produtos industrializados, uma vez que são mais práticos e rápidos para adultos que tem a vida muito agitada e atarefadas. Os aclamados fast-foods, estão em tona nos dias atuais e não são nada saudáveis e pouquíssimo nutritivos, que em excesso pode ocasionar há obesidade, assim como os alimentos industrializados.
Por conseguinte, de acordo com o G1, em 2015, desde de 1991, o número de pessoas que passam fome na América Latina caiu quase pela metade, de 68 milhões de pessoas, para 37 milhões. Ademais, há consequências ruins também, uma vez que, a obesidade é uma doença crônica, e mata cerca de 3 milhões de adultos por ano, segundo o G1, em 2015. A diabetes e doenças cardiovasculares, muitas vezes são fruto de uma alimentação irregular e da obesidade, atualmente essas doenças causam mais mortes do que a fome na América Latina, de acordo com o Fórum Econômico Mundial.
Portanto, diante do exposto, fica evidente a causa e a consequência da alimentação não saudável e obesidade, mostrando que precisa ser revisto. Desse modo, o Ministério da Saúde, juntamente com o Ministério da Educação, precisam intervir mais na alimentação escolar, por meio da contratação de nutricionistas para mostrar e induzir os alunos a optarem por uma alimentação mais saudável. Também cabe as instituições escolares promoverem palestras mostrando os malefícios da obesidade, além de estimularem os alunos a atividades físicas. A mídia deve criar projeto de campanha publicitária, mostrando os malefícios de fast-foods e da comida industrializada, a fim de fazer os adultos optarem por uma alimentação mais saudável. Por certo, assim seria possível diminuir o número de obesos no Brasil, e estabelecer uma alimentação saudável em todo o país.
Alimentação irregular e obesidade no Brasil
Compartilhar
Raquel Maria
Não sou nenhuma expecialista, mas vamos lá: (minha opnião)
1° Parágrafo: Faltou coerencia textual entre sua citação histórica e sua tese, você precisa primeiro citar a alusão e em seguida comparar com a realidade do Brasil, ou que a realidade no Brasil é consequência da citação que você fez. EXEMPLO: (ALUSÃO):Após a Revolução industrial, o mundo mudou; vítimas da aceleração do mundo moderno, a alimentação das pessoas tem se resumindo a produtos industrializados, uma vez que são mais práticos e rápidos para adultos que tem a vida muito agitada e atarefadas. (TESE): No Brasil a rápida elevação dos índices de obesidade revela que a alimentação brasileira está desregulada. ( ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO): Sendo assim, a alimentação da população precisa ser revista e orientada, assim como, a obesidade tem de ser contida.
2° Parágrafo: Argumento 1: fast-food OK; só faltou aprofundamento do argumento. E faça uma sequência de argumentos na introdução e siga ela retomando tudo no desenvolvimento pra o seu texto ficar coerente. (Você poderia retomar a revolução industrial e relacinar com o fast-food)
3° Parágrafo: Argumento 2: Doenças causadas pela obesidade OK, Dados do cotidiano Ok
4° Parágrafo: Suas propostas de intervenções foram muito boas, mas sugiro focar só em uma, no máximo duas e aprofunda-las mais. Mas eu entendi o porquê de você ter colocado várias propostas ligadas a adolecentes e também a adultos, é porque o tema não especificou se a obesidade era em jovens ou adultos né, mas enfim, foram bem boas.
Fora isso você escreve muito bem, continue assim ,espero que minhas dicas te ajudem.
blzamanda
oi, não sou muito boa nisso, mas vou tentar.
pela introdução, colocando somente ela em evidencia, dá a impressão que você vai falar somente da obesidade. seria interessante desenvolver mais sua introdução, colocando fatos históricos ou referencias da cultura popular.
Seu ultimo paragrafo está perfeito. A proposta de intervenção apresenta agente, meio e finalização. Parabéns!