Na obra “Utopia” de Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, no qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas. Fora da ficção a realidade apresentada é diferente, visto que a alimentação irregular e a obesidade é uma problemática crescente no Brasil e apresenta barreira a qual dificulta a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico ocorre tanto pela ineficácia Estatal em informar a população quanto pelo aumento à exposição de produtos ultraprocessados. Diante disso torna-se fundamental a discussão desses aspectos afim do pleno funcionamento da sociedade.
Principuamente, é fulcral pontuar que a falta de informação da sociedade sobre alimentação de qualidade deriva da baixa atuação dos setores governamentais. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, o Estado é responsável por cuidar do bem-estar da população, entretanto isso não ocorre no Brasil, já que a educação disponibilizada pelo governo na educação básica é precária e a educação alimentar e nutricional é, basicamente, inexistente com isso muitos jovens crescem sem saber os nutrientes que o corpo precisa para manter o metabolismo regulado o que junto com outros fatores a longo praxo pode ocasionar sobrepeso e posteriormente obesidade. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é importante ressaltar o aumento da oferta de alimentos ultraprocessados como promotor do problema. Segundo dados divulgados pelo portal G1, 20% da população brasileira é considerada obesa, esse cenário é agravado pela crescente indústria de alimentos industrializados que disponibiliza e populariza alimentos rápidos e práticos, porém com baixo valor nutricional é alta quantidade de sódio e gordura, isso acaba retardando a resolução empecilho e contribuí para a perpetuação desse quadro deletério.
Assim medidas exequiveis são necessárias para conter o avanço da problemática. Sendo assim com o intuito de mitigar o problema da alimentação irregular necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que por intermédio do Ministério da Educação, será revertido em palestras sobre educação alimentar e nutricional nas escolas de educação básica, além de campanhas, através de mídias sociais e tv, ensinando sobre hábitos de alimentação saudável. Desse modo atenuar-se-á em médio e longo prazo osbimpacto nocivos da falta de informação e da obesidade, e a coletividade alcançará a Utopia de More
Choclet
Oi, bom domingo! Não sou professora ou especialista, mas vou tentar corrigir sua redação.
– Introdução: excelente, contando com todos os elementos estruturais básicos:
Repertório + Contexto (palavras 🔑) + tese + fechamento
Todavia, achei seu repertório um pouco genérico, pois tem pouca relação com o tema. Como a referência da introdução tem a função simplesmente de ser a porta de entrada do seu texto e não embasar seu argumento, como nos parágrafos de desenvolvimento, acho que seria mais interessante você citar uma série, livro, filme, etc. Ex. Quilos Mortais.
~ Gramática: substitua por “barreiras que dificultam” (linha 7), vírgula depois de “diante disso” e “aspectos”.
– D1: recomendo escrever frases menores, porque as ideias ficam desorganizadas com períodos tão longos. Por exemplo, poderia ter um ponto final depois de “Brasil”.
~ Gramática: vírgula depois de “inexistente”, “regulado” e “prazo”
D2: senti falta de exemplos de alimentos processados, que enriqueceriam seu argumento.
~ Gramática: ponto final depois de “obesa” e “gordura”; vírgula depois de “industrializados”.
– Conclusão: proposta de intervenção completa, contando com os 5 elementos necessários, porém um pouco previsível.
~ Gramática: vírgula depois de “assim” (linha 1), “assim” (linha 2), “irregular”, “que” ; “urgentemente” sem vírgulas; TV com letras maiusculas (abreviação).
– Geral: apesar de você conhecer bem a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e ter bons repertórios coringas (levemente apelativos, mas ok), suas ideias ficaram um pouco desorganizadas. Recomendo estudar o uso da vírgula, aumentar o uso de conectivos e cuidar o tamanho das frases.
~ Obs: eu “passei pano” para os seus erros de digitação, do tipo “osbimpactos”, mas acho melhor revisar a redação antes de postar, ok?
~ Boa sorte ♡♡♡
Larissateles01
Primeiramente, vou corrigir conforme o modelo do Enem (através das 5 competências). Sou apenas uma estudante, ok? Desculpe qualquer erro, vamos lá.
Na obra “Utopia” de Thomas More (1), é retratada uma sociedade perfeita, no (2) qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas. Fora da ficção a realidade apresentada é diferente, visto que a alimentação irregular e a obesidade é uma problemática crescente no Brasil e apresenta barreira (3) a qual dificulta a concretização dos planos de More (4). Esse cenário antagônico ocorre tanto pela ineficácia Estatal em informar a população (5) quanto pelo aumento à exposição de produtos ultraprocessados. Diante disso torna-se fundamental a discussão desses aspectos afim do pleno funcionamento da sociedade.
Principuamente (6), é fulcral pontuar que a falta de informação da sociedade sobre alimentação de qualidade deriva da baixa atuação dos setores governamentais. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, o Estado é responsável por cuidar do bem-estar da população, entretanto isso não ocorre no Brasil, (7) já que a educação disponibilizada pelo governo na educação básica é precária e a educação (8) alimentar e nutricional é, basicamente, inexistente com isso muitos jovens crescem sem saber os nutrientes que o corpo precisa para manter o metabolismo regulado o que junto com outros fatores a longo praxo (9) pode ocasionar sobrepeso e posteriormente obesidade. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é importante ressaltar o aumento da oferta de alimentos ultraprocessados como promotor do problema. Segundo dados divulgados pelo portal G1, 20% da população brasileira é considerada obesa, esse cenário é agravado pela crescente indústria de alimentos industrializados que disponibiliza e populariza alimentos rápidos e práticos, porém com baixo valor nutricional é (10) alta quantidade de sódio e gordura (11), isso acaba retardando a resolução empecilho e contribuí para a perpetuação desse quadro deletério.
Assim (12) medidas exequiveis (13) são necessárias para conter o avanço da problemática. Sendo assim (14) com o intuito de mitigar o problema da alimentação irregular necessita-se (finalidade), urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital (ação) que por intermédio do Ministério da Educação (agente), será revertido em palestras sobre educação alimentar e nutricional nas escolas de educação básica além de campanhas, através de mídias sociais e TV (meio/modo), ensinando sobre hábitos de alimentação saudável. Desse modo (15) atenuar-se-á (16) em médio e longo (17) prazo osbimpacto (18) nocivos da falta de informação e da obesidade, e a coletividade alcançará a Utopia de More. (detalhamento)
1-Acho importante você dizer quem é/quem foi Thomas More. Exemplo: ‘’Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita..’’
2- ‘’Na qual’’
3- ‘’Barreiras’’
4-’’apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More’’. No plural.
5-Faltou vírgula
6-Precipuamente.
7-Evite períodos longos, pois há maiores chances de erros. Eu teria posto um ponto final depois da palavra ‘’Brasil’’ e começado uma nova oração, com conectivo e argumentação.
8-Excesso de repetição de palavras.
9- Prazo
10 – ‘’E’’
11-Cite exemplos, relacione isso com o cotidiano/ com a realidade.
12-Faltou a vírgula
13- ‘’Exequíveis’’. Faltou o acento
14-Faltou a vírgula
15-Faltou a vírgula
16-Faltou a vírgula
17-Faltou a vírgula
18- ‘’Os impactos nocivos’’
5 Elementos:
Agente – ok
Ação – ok
Meio/ Modo – ok
Finalidade – ok
Detalhamento – ok
Comp I – 120
Comp II – 160
Comp III – 160
Comp IV-160
Comp V – 200
Total = 800
Espero ter ajudado de alguma forma, sua redação está boa mudaria algumas coisas:
Introdução: deixe ela mais clara e organizada, acho o modelo de More incrível e super adaptativo aos temas.
D1: Cuidado com períodos longos, mais chances de erros. Olhe também para a repetição das palavras.
D2: Senti falta de uma argumentação mais profunda, assim como, exemplos também. Desenvolva mais, quais alimentos causam esse problema? O que seria uma alimentação irregular?
Prop. Interv: achei seu parágrafo um pouco confuso, você pode ser mais direto no seu último parágrafo. Utilize palavras chaves, como ‘’por meio de’’ – modo/meio, ‘’ cabe ao’’ – agente, ‘’com a finalidade de’’- finalidade, ‘’ desse modo’’- detalhamento, ‘’fazer, investir, implantar, criar..’’ – ação.
Exemplo: ‘’portanto, medidas devem ser tomadas com o intuito de amenizar esta problemática. Logo, cabe ao Ministério da Cidadania, em conjunto com a mídia, criar campanhas educativas, por meio da divulgação na internet. Isso terá como fim o reconhecimento de todo o contingente populacional e a promoção da cidadania plena e permanente. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, a invisibilidade do registro civil e a coletividade alcançará a Utopia de More. ‘’ (peguei um exemplo de uma redação minha)
Enfim, você está no caminho, com a prática você vai conseguir! Espero ter te ajudado, se precisar estou aqui.
bibis09090
Oie! Tudo bem? Vim fazer algumas colocações sobre a sua redação…
Lembrando que não sou professora, então são só algumas observações como leitora.
Na obra “Utopia” de Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, *na* qual o corpo social *se* padroniza pela ausência de problemas. Fora da ficção*,* a realidade apresentada é diferente, visto que [ótima ferramenta de argumentação] a alimentação irregular e a obesidade *são duas* problemática*s* crescente*s* no Brasil e apresenta*m* *uma* barreira*,* a qual dificulta a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico*,* ocorre tanto pela ineficácia Estatal em informar a população quanto pelo aumento à exposição de produtos ultraprocessados [citar um exemplo]. Diante disso *,* torna-se fundamental a discussão desses aspectos*,* *a fim* do pleno funcionamento da sociedade.
OBS: Introdução com sentido completo e indícios argumentativos. Para evitar “furos”, é bom citar exemplos.
Cuidado com as vírgulas e concordância verbal.
Pr*e*cipuamente, é fulcral pontuar que a falta de informação da sociedade sobre alimentação de qualidade deriva da baixa atuação dos setores governamentais. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, o Estado é responsável por cuidar do bem-estar da população,[é opcional, mas dá para separar em duas frases] entretanto isso não ocorre no Brasil, já que o ensino disponibilizado pelo governo acerca da educação alimentar é omissa*.* Com isso*,* muitos jovens crescem sem o conhecimento pleno sobre os nutrientes que o corpo precisa para manter o metabolismo em bom funcionamento [um exemplo], de modo a ocasionar o sobrepeso e, posteriormente, obesidade. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal. urgente-> (redundante).
OBS: Houve alguns erros de redundância e informações depois não utilizadas, como a questão da educação básica. Para evitar uma abordagem superficial, foque exclusivamente no tema proposto. Repertório precisa ser aprofundado.
Ademais [excelente conectivo], é importante ressaltar o aumento da oferta de alimentos ultraprocessados como promotor*es* do problema [qual problema?]. *Nesse sentido,* segundo dados divulgados pelo portal G1, 20% da população brasileira é considerada obesa. Esse cenário é agravado pela crescente indústria de alimentos industrializados que disponibiliza e populariza alimentos rápidos e práticos, porém com baixo valor nutricional é alta quantidade de sódio e gorduras [qual a problemática disso? as pessoas de fato consomem esses produtos? substituem pelos alimentos nutritivos?]. Por efeito, retardando a resolução empecilho (não entendi) e contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
OBS: Esse parágrafo não deixou claro o problema apresentado, apenas demonstrou dados.
Assim*,* medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço dessa problemática. Sendo assim*,*com o intuito de mitigar o problema da alimentação irregular*,* necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital [para onde?]*,* por intermédio do Ministério da Educação, para ser revertido em palestras sobre educação alimentar e nutricional nas escolas de educação básica, além de campanhas, através de mídias sociais e *tevê*, ensinando sobre hábitos de alimentação saudável. Desse modo atenuar-se-á em médio e longo prazo os impacto*s* nocivos da falta de informação e da obesidade, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
OBS: Está ok, só organizaria de uma forma mais clara para não ter risco de confusão, por exemplo, indicando claramente o agente, detalhamento, ação, meio e fim (nessa ordem).
Faltou solucionar o segundo problema.
♡♡♡♡
ssabrynalima
Olá, gostei muito da sua redação. Espero que minhas observações possam te ajudar. Parabéns e continue praticando :)
–
INTRODUÇÃO:
Na obra “Utopia” de Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, no qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas. Fora da ficção [1] a realidade apresentada é diferente, visto que a alimentação irregular e a obesidade é uma problemática crescente no Brasil e apresenta barreira a qual dificulta [2] a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico ocorre tanto pela ineficácia Estatal [3] em informar a população quanto pelo aumento à exposição de produtos [4] ultraprocessados. Diante disso torna-se fundamental a discussão desses aspectos [5] afim [6] do pleno funcionamento da sociedade. [7]
[1] Acrescente uma vírgula.
[2] Nessa frase, você cometeu um erro de concordância, como você está falando da alimentação irregular E da obesidade (2 aspectos), todos os verbos seguintes devem estar no plural, para concordar com ambos. Ex: “…visto que a alimentação irregular e a obesidade são problemáticas crescentes no Brasil, e apresentam barreiras que dificultam a concretização dos planos de More.”
[3] Essa palavra não precisa ser iniciada com letra maiúscula.
[4] Substitua essa colocação por “da exposição a produtos”
[5] Insira uma vírgula.
[6] A escrita correta é “a fim”.
[7] Sua tese está bem explícita e você demonstrou compreender o tema.
–
D1:
Principuamente [8], é fulcral pontuar que a falta de informação da sociedade sobre alimentação de qualidade deriva da baixa atuação dos setores governamentais. [9] Segundo o filósofo Thomas Hobbes, o Estado é responsável por cuidar do bem-estar da população, entretanto isso não ocorre no Brasil, já que a educação disponibilizada pelo governo na educação básica é precária e a educação alimentar e nutricional é, basicamente, inexistente [10] com isso [11] muitos jovens crescem sem saber os nutrientes que o corpo precisa para manter o metabolismo regulado o que junto com outros fatores a longo praxo [12] pode ocasionar sobrepeso e [13] posteriormente [14] obesidade. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente. [15]
[8] Substitua esse conectivo.
[9] Adicione um conectivo.
[10] Insira uma vírgula.
[11] Insira uma vírgula.
[12] A grafia correta é “prazo” (acredito que esse erro foi da digitação)
[13] Insira uma vírgula.
[14] Insira uma vírgula.
[15] Gostei muito da sua argumentação. Só uma dica: tente separar seu parágrafo em mais períodos, para facilitar a compreensão.
–
D2:
Ademais, é importante ressaltar o aumento da oferta de alimentos ultraprocessados como promotor do problema. [16] Segundo dados divulgados pelo portal G1, 20% da população brasileira é considerada obesa, esse cenário é agravado pela crescente indústria de alimentos industrializados que disponibiliza e populariza alimentos rápidos e práticos, porém com baixo valor nutricional é [17] alta quantidade de sódio e gordura, isso acaba retardando a resolução empecilho e contribuí para a perpetuação desse quadro deletério. [18]
[16] Adicione um conectivo.
[17] Não precisa do acento. (acho que foi erro de digitação)
[18] Novamente, tente separar melhor seus períodos, além disso, acho que você poderia ter aprofundado melhor a sua argumentação.
–
CONCLUSÃO:
Assim [19] medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática. Sendo assim [20] com o intuito de mitigar o problema da alimentação irregular [21] necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que por intermédio do Ministério da Educação, será revertido em palestras sobre educação alimentar e nutricional nas escolas de educação básica, além de campanhas, através de mídias sociais e tv, ensinando sobre hábitos de alimentação saudável. Desse modo [22] atenuar-se-á em médio e longo prazo osbimpacto [23] nocivos da falta de informação e da obesidade, e a coletividade alcançará a Utopia de More [24] [25]
[19] Insira uma vírgula.
[20] Insira uma vírgula.
[21] Insira uma vírgula.
[22] Insira uma vírgula.
[23] Possível erro de digitação.
[24] Não se esqueça do ponto final.
[25] Ótima proposta de intervenção. Só não consegui identificar o seu detalhamento.
–
NOTAS POR COMPETÊNCIA
[1] 120
[2] 200
[3] 160
[4] 160
[5] 160
TOTAL: 800
Otavio_Matos
Competência 1:
160 pontos — o domínio da modalidade escrita formal é bom, com poucos desvios;
Competência 2:
180 pontos — a argumentação é consistente, e a estrutura, bem-atendida;
Competência 3:
180 pontos — os argumentos são apresentados de forma organizada e em favor de um ponto de vista;
Competência 4:
160 pontos — a articulação é boa e realizada com um repertório diversificado de recursos coesivos;
Competência 5:
200 pontos — a proposta é muito bem elaborada e articulada à discussão presente no texto.
total: 880
AlmeidaDarlan
Ótima redação, ótimo paragrafo inicial, bons repertórios, bem objetiva e com aprofundamento. além de claro um ótimo paragrafo de conclusão !!!!
Não notei nenhum erro de ortografia ou concordância em toda a dissertação, exceto os de digitação
…………………………………………………………..
…………………………………………………………..
PARABÉNS!!!!
…………………………………………………………..
………………………………………………………….
Nota: +900
OBS: Use repertórios mais pertinentes!