Alimentação Irregular e obesidade no Brasil.

  • 1

É do conhecimento de todos que os fast-food têm ganhado lugar nas mesas dos brasileiros, pois com as rotinas aceleradas optam por algo mais prático, barato e saboroso. Entretanto, os efeitos dessa dieta irregular vem causando sérios problemas de peso excessivo: A famosa obesidade.

Primeiramente, é importante ter consciência que a obesidade trás graves problemas físicos: Um exemplo seria as diabetes, doença comum entre os brasileiros que é causada pela irregularidade alimentar, podendo levar o doente à óbito. Além das milhares doenças físicas, também existem as psicológicas, como a bulimia, transtorno alimentar com obsessão à perda de peso de forma errada. Patologias como essas fazem com que a sociedade brasileira diminua à mercê apenas de alimentação irregular e obesidade.

Além disso, a mídia faz papel ativo nas propagandas de fast-food, influenciando assim cada vez mais a população há ser submissa a essa má alimentação que geralmente é de fácil acesso, e preços promocionais.

Medidas devem ser tomadas para a resolução desses impasses. O governo poderia lançar projetos que influenciem a boa alimentação nas escolas, tendo em vista que assim apresentarão desde cedo os benefícios de uma dieta saudável. Por fim, a mídia passaria a influenciar as pessoas se alimentarem de forma prática e saudável, com programas de TV e propagandas transmitindo receitas feitas por nutricionistas renomeados, com a intenção de diminuir a atenção da população aos fast-foods.

Compartilhar

6 Correções

  1. Ficou até boa, mas na introdução você citou a rotina acelerada como um problema e não desenvolveu essa ideia em outro parágrafo.
    “A famosa obesidade” a palavra famosa fez com que ficasse um pouco informal… Já que escreveu sobre o papel da mídia no 3° parágrafo você poderia ter citado ela(mídia) na introdução tbm, para deixar claro o que seria citado no desenvolvimento do texto… Continue se esforçando, ficou muito boa, só teve alguns errinhos que podem fazer diferença.

    • 0
  2. Está no caminho certo, mas achei que faltou um pouco de contextualização. Poderia usar mais repertório sociocultural, especificar quais seriam esses problemas a serem combatidos, além de usar mais alusões. Mas não se preocupe, isso se corrige facilmente. Ademais, na conclusão você não disse que agente intervetor poderia resolver o impasse m qual seria o ministério? Como seriam esses projetos? Isso deixou a conclusão um pouco confusa. Eu já vi que te recomendaram ali em cima, mas é sempre bom ressaltar: leia redações nota 1000. Vai te ajudar demais.

    • 0
  3. A Sua redação está faltando uma contextualização no parágrafo de introdução.
    Por exemplo colocar o advento da Revolução Industrial como problema na saúde dos brasileiros.
    No parágrafo de desenvolvimento desenvolver melhor a ideia da obesidade e da cultura na alimentação fast-food,na mesa do brasileiro.
    Na conclusão deixar claro o agente meio e modo, detalhamento e finalidade.
    Observação leia redação nota mil.

    • 0
  4. Na introdução: mostrou o tema e citou o primeiro argumento (A obesidade), mas deveria ter citado o seu segundo argumento, que de acordo com o seu texto é a mídia como grande influenciadora.
    O terceiro parágrafo foi pouco desenvolvido.
    Considero sua conclusão boa, você apresentou o agente, o que poderia fazer e o objetivo. E o seu texto não tem palavras complicadas, o que facilita o entendimento do leitor.

    • 0
  5. Sua introdução ficou boa, mas o “A famosa obesidade” ficou um pouco informal, você poderia usar uma palavra mais complexa no lugar de famosa.
    O primeiro parágrafo do desenvolvimento ficou confuso. Numa redação temos que seguir uma ordem dos fatos. O primeiro argumento que você citou na sua introdução foi “…com as rotinas aceleradas optam por algo mais prático, barato e saboroso.”, então o ideal seria que você desenvolvesse esse argumento primeiro, dando um contexto da sua tese (“É do conhecimento de todos que os fast-food têm ganhado lugar nas mesas dos brasileiros,”). Outra coisa que notei é que você explicou bastante as consequências da obesidade (muito bem na verdade, falando de vários ramos) mas você poderia explicado rapidamente o que obesidade, por mais que tu só fale que é excesso de massa, por exemplo.
    No segundo parágrafo do desenvolvimento, já me chama atenção o tamanho dele. Lembre-se que são pessoas que vão corrigi-la então causar uma boa primeira impressão de um texto consistente na distribuição das linhas é importante. Você também cometeu o mesmo erro do segundo parágrafo. Uma dica que uma professora me ensinou: introdução – tese + argumentos, desenvolvimento – um parágrafo e desenvolvimento para cada argumento. Você não explicou seu primeiro argumento “pois com as rotinas aceleradas optam por algo mais prático, barato e saboroso.” e isso é um erro bem grave. No lugar disso você introduziu um argumento que não foi citado na introdução, que seria o papel da mídia, outro erro grave. A sua introdução tem que ser um resumo do que está por vir e deve cativar o corretor, essa quebra de expectativa criada é muito prejudicial.
    Em relação à conclusão, o primeiro erro. Em “Medidas devem ser tomadas para a resolução desses impasses.” você não explica quais são esses impasses. Não é interessante repetir os seus argumentos na conclusão, mas você poderia acrescentar algo como “visto anteriormente” ou “citados anteriormente”. É bem mais fácil começar a conclusão com uma conjunção conclusiva como “logo”, ou, reescrevendo essa frase, “A fim de que medidas sejam tomadas para a resolução desses impasses.”. Sua proposta de intervenção não é ruim, mas é comum. Na sua intervenção você pode fazer qualquer coisa, dentro dos limites, então seja mais criativa. Eu trocaria governo pelo o órgão específico que faria essa ação, nesse caso a Secretaria Especial de Comunicação (Secom), por exemplo. Eu também especificaria o “tendo em vista que assim apresentarão desde cedo os benefícios de uma dieta saudável.”, esse desde cedo ficou vago, você poderia acrescentar “já que as crianças assistem televisão” ou algo do tipo.
    Considerações finais, sua redação não está rui para alguém que está começando, na verdade ela tem vários pontos fortes, mas não acho que é o suficiente para o ENEM. Eu não sou professora nem nada, mas seria legal se você considerasse o que eu falei, boa sorte!

    • 0
  6. Gostei bastante!! Foi bem rápida em transmitir a mensagem e não ficou de enrolação. É muito bom ver textos mais diretos assim, com certeza é mais fácil de garantir uma boa nota. Cuidado pra não se desviar desse caminho, está indo bem!
    A única coisa que talvez eu fizesse diferente seria o terceiro parágrafo. Achei que faltou alguma coisinha nele.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.