Iniciante

Alguém ajuda??? É urgente, com nota por favor!!

  • 2

DESAFIOS PARA A INCLUSÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE MASCULINA NO BRASIL

 

Hodiernamente, a dificuldade na inclusão e promoção da saúde masculina no Brasil é uma grande problemática que deve ser solucionada. Nessa perspectiva, observa-se que as pessoas de sexo feminino apresentam menor número de mortes que as de gênero masculino, devido às atitudes que um homem deve tomar, relacionado ao estereótipo idealizador imposto pela sociedade e a negligência desses como umas das causas relacionadas à falta de saúde masculina. Outrossim, pode-se destacar o número de mortes e doenças como consequências dessa problemática.

 

Primeiramente, vale salientar que, na sociedade atual, existe uma ideia de que o varão deve “cumprir desafios”, retratar coragem, porém, apesar de que essas visões sejam errôneas, são aceita pela população. Nessa veia, é valido mencionar o pensamento de Jacques Bossuet, teólogo francês do século XVII quando afirma: “a saúde depende mais das precauções do que dos médicos”. Nessa mesma ideia, segundo dados do IBGE, 31% dos indivíduos de origem masculina adulta não vão ao médico, pois a maioria afirma não precisar, o que deixa explícito a visão da negligencia e autossuficiência, já que ele se nega a ir ao centro médico por causa do estéreotipo estabelecido pela sociedade supradito que afirma que o homem deve superar qualquer tipo de adversidade e deve ser sinônimo de bem sucedido, ideia que contradiz o pensamento do filósofo supradito e corrompe a sociedade atual pois pode gerar doenças.

 

Em segundo lugar, cumpre lembrar, em relação ao aspecto supracitado quanto às doenças provocadas pela negligência varonil, que elas podem ser mortais e muito acometidas se não houver a precaução, porquanto o câncer de próstata, segundo dados do IBGE, tem 90% de chance ser evitado se tratado desde o início, mas vários homens são vítimas dessa doença, uma vez que se negam a fazer o exame, pois para se concretizar, o médico precisa colocar o dedo no ânus do paciente, situação que gera vergonha e desconforto por parte do paciente. Nesse contexto, outras doenças podem vir a comprometer a saúde desses indivíduos, como o câncer de pulmão e doenças cardiovasculares, devido ao estilo de vida sedentário e de tabagismo se não forem tratadas com antecedência.

 

Dessarte, cabe ao Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, a tomada de medidas para amenizar esse revés, sendo elas a conscientização da população de gênero masculino infantil e adulto a não negar a ida ao médico e se precaver por meio de aulas interdisciplinares de modo que seja ministradas por médicos e professores em escolas públicas e privadas com a presença dos pais para que os desafios relacionados à inclusão e promoção da saúde masculina no Brasil sejam amenizados. Ademais, cabe à mídia propor a reversão dessa chapa estereotipada desenvolvida ao longo do tempo na comunidade por intermédio de propagandas televisivas para que essas pessoas não negligenciem suas vidas tendo em base a autossuficiência ou qualquer outro tipo de ideia problematizadora para sua vida. Destarte, se todos esses elementos forem contemplados, poderá haver uma abrandamento nesse óbice.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi! :)

    INTRO
    ->tire a vírgula “gênero masculino[,] devido às”

    D1
    -> seria melhor colocar uma conjunção aditiva: “cumprir desafios, bem como retratar coragem, porém…”
    -> concordância: “aceita[s] pela população” concordando com “visões”
    -> “Nessa veia”? opte por conectivos comuns
    -> acentuação: “válido”
    -> ausência de vírgula: “XVII[,] quando” feche o aposto
    -> acentuação: “negligência”
    -> ausência de vírgula: “atual[,] pois pode gerar”
    -> concordância: “eles se negam” concordando com “individuos”

    D2:
    -> tire a virgula: “lembrar[,] em relação”
    -> estruturação errada: topico frasal enorme e parágrafo com 2 períodos
    -> para de acrescentar informações no final do parágrafo, vc não tem mais espaço para argumentar. Na conclusão da redação não se deve acrescentar nada mais por ser local de concluir, da mesma forma é a tese (opinião) de fechamento dos parágrafos de desenvolvimento, vc tem que concluir e encerrar o pensamento, não acrescentar novas informações.

    CONCLUSÃO
    -> ausenia de virgulas: “precaver[,] por meio de aulas interdisciplinares[,] de modo que”
    -> concordancia: “seja[m] ministradas”
    -> ausenia de virgula: ” pais[,] para que os”
    -> ausenia de virgulas: “comunidade[,] por intermédio de propagandas televisivas[,] para que essas”

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200
    = 880 [representativa]

    • 3
  2. Texto bem longo, você conseguiria adequá-lo a 30 linhas na redação do enem? Mas, supondo que sim, vamos lá.
    Introdução: Evite destacar esse último ponto “Outrossim, pode-se destacar o número de mortes e doenças como consequências dessa problemática.” você adicionou muitas coisas a tratar.
    Parágrafos de desenvolvimento: todos bem bacanas com poucos erros de português. Mas tenha cuidado em falar certas coisas, você não precisa dar detalhes, isso é o enem, não um artigo científico.
    Conclusão: Sem nenhum erro aparente, só o tamanho, que está gigante!, espero que tenha uma letra bem pequena para fazê-lo.
    1) Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa : 160
    2) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200
    3) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180
    4) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
    5) Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 180

    Nota: 920

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.