Na série “Todo mundo odeia o Cris” é mostrado a vida de um estudante negro que conseguiu vaga em uma escola de brancos. Fora da ficção, essa realidade não se enquadra no Brasil, visto que, muito estudantes não têm a chance de serem educados, o que corrobora para a analfabetização brasileira. A saber, isso se dá não só pela falta de escolas como também a dificuldade de chega nelas.
Em primeira análise, a falta de escolas em locais de baixa reda atrasa a educação básica dos indivíduos. Segundo Malala Yousafzai “Uma criança, uma professora, uma caneta e um livro podem mudar o mundo”. Nesse contexto, infelizmente, o Governo negligência essas condições às crianças, que por sua vez, não aprenderão a ler e escrever na idade correta e vão entrar para o quadro de analfabetizados. Dessa maneira, ve-se a importância das instituições de ensino estarem à disposição da população.
Ademais, quando se tem elas, geralmente, não estão proximas as periferias, dificultado o deslocamento. Nesse sentido, os alunos sem ter possibilidade de pagar transportes diários até seus destinos, por causa da situação econômica, e acabam desistindo dos estudos e escolhendo opções com resultado mais imediato, como o trabalho. Dessa forma, esse motivo, vergonhoso, impede essa problemática de se resolvida.
Diante de exposto, medidas são necessárias para acabar com esse impase. Então, o Ministério da Educação junto com os ministros de transpotes, deverão criar o vale estudantil por meio do cofres públicos, que irá entrar em contato com as escolas, pegar o nomes dos alunos de baixa renda e disponibilizar cartões de passagens gratuito, a fim de que todos os apredizes possam ter acesso às escolas. Assim, a realidade da ganhadora do prêmio da paz será firmada.
JffggRegente
Alfabetização: passado, presente e futuro
Compartilhar
MayaraSCosta
Olá!!
A ideia da sua redação e a colocação da série “Todo mundo odeia o Chris” foi boa, acho que conversou até certo ponto, porém faltou um pouco do assunto “alfabetização”. Houve erros gramaticais, coesão e concordância, porém boa intervenção e sua opinião foi muito bem exposta, Levando em consideração todas essas observações minha nota seria: 800
Parabéns! Está no caminho certo!
Liviaaparecida
Foi boa a redação bem motivadora com o personagem bem conhecido fica mais empolgante para o leitor ,o único defeito foi o uso das teses até o fim da redação a ordem com mais organização.A falta de situação do tema , assim fugindo da estrutura pode tornar o texto tanto menos curto como também desorganizado ,mas diante desses erros a redação teve como o propósito falar sobre o que o tema pede, então minha nota é =800
[email protected]
Sua introdução está ótima, a sua introdução com a referência de Cris super encaixou e deu total sentido. Seu desenvolvimento está divino , super apresentou os fatos e debateu e confirmou sobre e ainda apresentou referências fundamental como Malala grande representante da luta sobre a educação , acho que na conclusão poderia falar de outra proposta ou acrescentar outra , N= 920
Isabela de Ávila
Introdução: Recurso da contextualização da série faltou enriquecer a sua relação ao problema do tema;Inserir a linha de raciocínio que o restante do texto seguirá.
Desenvolvimento: Teve posicionamento crítico acerca do tema;Ponto importante de exposição, clareza e organização dos argumentos.
Conclusão: A última parte da conclusão não retomou a alusão da série que apresentou na introdução.
Anandra
Ola minha opinião: na introdução a citação do seriado ficou meio vago, pois se consentrou na questão do racismo e fugindo um pouco da questão da alfabetização.
O desenvolvimeto: foca na questões de poucas escolas nas comunidades ficou vago, pois na maior parte tem as escolas sim, mas a questão são as estruturas delas, falta de profissionais as “ierarquias” da milicia e criminosos dentro das escolas, etc..
A conclusão, a intervenção ficou distante do que foi narrado no decorrer do texto. …
É isso, mas ficou bom…
Lari.
Olá, espero que possa te ajudar!
C1: 100
A introdução apresentou um desencaminhamento.
C2: 170
Faltou associar mais ao tema
C3: 160
Poderia ter ampliado a ideia
C4: 200
C5: 160
Você podia ter desenvolvido mais o tema e ter usado mais argumentos, já que esse assunto é amplo!
Nota final: 790
Muito bem!
Daniel Barbosa
Bom dia!
Excelente redação!
Sua introdução está muito boa;
Seus desenvolvimentos também, sentir falta de ser mais crítico nos desfechos finais e explicar mais detalhes….
Intervenção completa…..
===============================================
C1 = 180
C2 = 180
C3 = 160
C4 = 200
C5 = 200 =================== 920
JoãoManoel1205
C1: 120
Apresenta alguns desvios como: chega, reda, negligência, ve-se, dificultado,problemática de se, Diante de, impase, transpotes, por meio do, apredizes.
O correto seria : chegar, renda, negligencia, vê-se, dificultando, problemática de ser, Diante do, imapsse, transportes, por meio dos, aprendizes.
Além disso há um erro de paralelismo no primeiro parágrafo:
“isso se dá não só pela falta de escolas como também a dificuldade de chega nelas.”
O correto seria : “isso se dá não só pela falta de escolas como também pela dificuldade de chega nelas.”
C2: 160
Apresenta repertórios, mas o primeiro(Sério Todo Mundo Odeia o Chris) faltou associá-lo mais com o tema, pois o que falou está mas relacionado a outros problemas como o racismo na escola, já que a série não fala sobre a Alfabetização como tema central. Ademais a citação de Malala foi excelente, contudo, sempre ao citar um ator procure interpretar a frase, para não ficar apenas “jogado”.
C3: 160
A alfabetização é um tema que vai além apenas da dificuldade dos indivíduos irem a escola, mas também , por exemplo, da ineficácia da educação fornecida pelas instituições, que acho importante de ser citado. Limitou-se muito numa temática tão ampla.
C4;200
Apresentou variedades de coesivos inter e intra paragrafais.
C5:160
Apresentou todos os elementos, mas a medida proposta já vem sento realizada atualmente, que é o cartão estudantil, poderia, por exemplo, resolver problemas como a duvidosa qualidade da alfabetização nas escolas públicas.
Nota final: 800
Parabéns!
mandsszsz
Olá, espero que possa te ajudar!
Sua introdução não fluiu tão bem, porque ficou meio rasa. A série, se não me engano foi real e de fato, então não colocasse ” Fora da ficção”. Poderia trocar ” chance” por oportunidade. Tem alguns erros de concordância e gramática ao longo da sua redação, mas tirando isso sua redação está boa.
Nota: 7