No Brasil, nem toda a população têm a mesma oportunidade de alfabetização. Isso se deve ao seu passado no qual, apenas uma parcela pouco significativa dos habitantes pôde frequentar a escola. Estudos apontam que menos de 0,1% dos brasileiros da época. Tal fato gerou entraves posteriormente, pois causou além de uma falta de incentivos aos estudos, um grande déficit no sistema educacional como um todo. Deve-se de antemão pensar em como reverter o fato.
A priori, é necessário salientar, que a falta de estímulos é uma das grandes causas do analfabetismo no Brasil, tanto algumas famílias, quanto o governo se preocupam mais em inserir as crianças mais cedo no mercado de trabalho do que na na vida escolar. De acordo com o IBGE em 2018, havia cerca de 11,8 milhões de pessoas analfabetas, ou seja, aproximadamente 5% da população do país. Por isso medidas devem ser tomadas para inserir crianças e adolescentes na vida escolar.
Também é importante ressaltar, que faltam muitos investimentos por parte do governo em infraestrutura para as escolas, além da compra de materiais didáticos e pagamento dos funcionários, muitas vezes esses quesitos não são atendidos o que faz com que muitos jovens não recebam uma educação de qualidade e/ou desistam de estudar. o que torta necessário a fiscalização por parte do legislativo e da população, para que o empasse não se repita.
Portanto, atitudes devem ser tomadas para que o analfabetismo não seja mais um problema no Brasil como foi no passado e no presente. Para isso cabe ao Governo por meio do Ministério da educação -instituição destinada a assegurar que todos tenham uma educação de qualidade- destinar verbas para melhorar as escolas e deixa-las em perfeitas condições para fornecer uma alfabetização digna a quem precisar. Deste modo o futuro da educação do país será exemplar.
Ana Leticia GIniciante
Alfabetização no Brasil: passado, presente e futuro.
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gabriel.augz
Olá. Vou tentar corrigir nos moldes do ENEM.
No Brasil, nem toda a população têm a mesma oportunidade de alfabetização. Isso se deve ao seu passado(1) no qual,(*) apenas uma parcela pouco significativa dos habitantes pôde frequentar a escola.(2) Estudos apontam que menos de 0,1% dos brasileiros da época. Tal fato gerou entraves posteriormente, pois causou além de uma falta de incentivos aos estudos, um grande déficit no sistema educacional como um todo. Deve-se de antemão pensar em como reverter o fato.
(1) No caso, essa vírgula (*) viria aqui.
(2) Aqui seria interessante ter continuado com a informação e depois o ponto final. Só uma sugestão.
*Boa introdução. Conseguiu introduzir os pontos que será debatido ao decorrer do texto. Parabéns!
A priori, é necessário salientar,(1) que a falta de estímulos é uma das grandes causas do analfabetismo no Brasil, tanto algumas famílias, quanto o governo se preocupam mais em inserir as crianças mais cedo no mercado de trabalho do que na na vida escolar. De acordo com o IBGE em 2018, havia cerca de 11,8 milhões de pessoas analfabetas, ou seja, aproximadamente 5% da população do país. Por isso medidas devem ser tomadas para inserir crianças e adolescentes na vida escolar.
(1) Vírgula indevida.
*Bom desenvolvimento, porém você poderia ter se aprofundado mais nessa discussão do mercado de trabalho.
Também é importante ressaltar, que faltam muitos investimentos por parte do governo em infraestrutura para as escolas, além da compra de materiais didáticos e pagamento dos funcionários, muitas vezes esses quesitos não são atendidos(1) o que faz com que muitos jovens não recebam uma educação de qualidade e/ou desistam de estudar. o que torta(2) necessário a fiscalização por parte do legislativo e da população, para que o empasse não se repita.
(1) Vírgula.
(2) Torna. Creio que foi erro de digitação.
*Esse desenvolvimento ficou um pouco confuso pois você não estruturou corretamente as orações. Cuidado, evite construir frases muito longas, pois a chance de você errar aumenta. Você poderia ter utilizado mais um ponto final nesse desenvolvimento, para organizar melhor as ideias. Senti a falta de conectivos.
Portanto, atitudes devem ser tomadas para que o analfabetismo não seja mais um problema no Brasil como foi no passado e no presente. Para isso(1) cabe ao Governo por meio do Ministério da educação(2) -instituição destinada a assegurar que todos tenham uma educação de qualidade- destinar verbas para melhorar as escolas e deixa-las em perfeitas condições para fornecer uma alfabetização digna a quem precisar. Deste modo o futuro da educação do país será exemplar.
(1) Vírgula.
(2) Ministério da Educação. Maiúscula (parece chato, mas é o correto).
*Bom, eu senti uma falta de detalhamento na sua proposta. Porém, vou considerar como completa, pois posso estar enganado em relação a isso.
C1: 160 — Desvios gramaticais.
C2: 160 — Faltou um pouco da sua opinião nos desenvolvimentos.
C3: 200 — Boa organização e permaneceu em defesa do ponto de vista.
C4: 160 — Falta de conectivos em momentos que deveria ter. Cuidado com isso. Observe as redações nota mil e veja como são utilizados os conectores.
C5: 200 — Creio que a proposta foi completa, apesar de algumas dúvidas.
Total: 880 (Posso ter errado para menos ou para mais).
Você escreve bem, continue assim. Só precisa consertar essas vírgulas em alguns momentos e ser mais direta com relação a sua opinião no texto.
Leia as redações nota mil pois ajudam demais no aprendizado!
Parabéns, e continue treinando!
toto
olá
Sou iniciante, então irei corrigir mas sem dá nota.
Gostei bastante da redação, escreve bem, porém, falta um pouco de aprofundamento principalmente nos desenvolvimentos.
A conclusão também poderia ser mais detalhada seguindo o modelo daquilo que se pede pelos corretores do Enem.
Resumindo, ficou muito boa. Continue praticando que irá chegar ao 1000.
Boa sorte
Calebe
Olá, tudo bem?
Creio que você goste de ler… Vi que conhece muitas palavras e isso é bom na hora de escrever a redação e não voltar a usar as mesmas palavras (o tal do “Sinônimo”)
Mas, seguindo a base do ENEM, vou citar algumas coisas que senti falta.
Senti falta de você falar sobre o tema.
É interessante, principalmente no segundo parágrafo de desenvolvimento (no primeiro você até trouxe) apresentar dados, citações, alusões históricas para dar valor a informação que você passou.
Conclusão eu não colocaria a seguinte coisa:
“atitudes devem ser tomadas para que o analfabetismo não seja mais um problema no Brasil como foi no passado e no presente”. Quem sabe não perca ponto na redação, mas é muito simples para mostrar autoridade sobre sua redação.
Você tem ideias boas, isso é incrível. Mas, assim como eu, vejo dificuldade de por tudo no papel.
Para melhorar isso eu recomendo o site “Curso Enem Gratuito” e as vídeo-aulas do professor Noslen no Youtube.
A prática leva a perfeição. Lembre-se disso.
Até mais!!!
asde11
Oi!
Você tem boas ideias para desenvolver uma redação.
Mas, por exemplo no Enem é necessário seguir todas as competências para não perder pontos.
Na introdução é preciso que você apresente o tema. É legal iniciar com uma alusão, ou um fato que você entenda e seja de acordo com o tema. É necessário a problematização também, e os argumentos.
No desenvolvimento 1, senti falta de conectivos, e achei que usou alguns que não se encaixaram muito bem com o texto. É importante também ter alusão, e explicar melhor seus argumentos.
No desenvolvimento 2, a mesma coisa.
A conclusão eu achei legal.
Se continuar praticando, vai chegar longe!