Iniciante

Alfabetização no Brasil: passado, presente e futuro.

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No Brasil, nem toda a população têm a mesma oportunidade de alfabetização. Isso se deve ao seu passado no qual, apenas uma parcela pouco significativa dos habitantes pôde frequentar a escola. Estudos apontam que menos de 0,1% dos brasileiros da época. Tal fato gerou entraves posteriormente, pois causou além de uma falta de incentivos aos estudos, um grande déficit no sistema educacional como um todo. Deve-se de antemão pensar em como reverter o fato.
A priori, é necessário salientar, que a falta de estímulos é uma das grandes causas do analfabetismo no Brasil, tanto algumas famílias, quanto o governo se preocupam mais em inserir as crianças mais cedo no mercado de trabalho do que na na vida escolar. De acordo com o IBGE em 2018, havia cerca de 11,8 milhões de pessoas analfabetas, ou seja, aproximadamente 5% da população do país. Por isso medidas devem ser tomadas para inserir crianças e adolescentes na vida escolar.
Também é importante ressaltar, que faltam muitos investimentos por parte do governo em infraestrutura para as escolas, além da compra de materiais didáticos e pagamento dos funcionários, muitas vezes esses quesitos não são atendidos o que faz com que muitos jovens não recebam uma educação de qualidade e/ou desistam de estudar. o que torta necessário a fiscalização por parte do legislativo e da população, para que o empasse não se repita.
Portanto, atitudes devem ser tomadas para que o analfabetismo não seja mais um problema no Brasil como foi no passado e no presente. Para isso cabe ao Governo por meio do Ministério da educação -instituição destinada a assegurar que todos tenham uma educação de qualidade- destinar verbas para melhorar as escolas e deixa-las em perfeitas condições para fornecer uma alfabetização digna a quem precisar. Deste modo o futuro da educação do país será exemplar.

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4 Correções

  1. Olá. Vou tentar corrigir nos moldes do ENEM.

    No Brasil, nem toda a população têm a mesma oportunidade de alfabetização. Isso se deve ao seu passado(1) no qual,(*) apenas uma parcela pouco significativa dos habitantes pôde frequentar a escola.(2) Estudos apontam que menos de 0,1% dos brasileiros da época. Tal fato gerou entraves posteriormente, pois causou além de uma falta de incentivos aos estudos, um grande déficit no sistema educacional como um todo. Deve-se de antemão pensar em como reverter o fato.
    (1) No caso, essa vírgula (*) viria aqui.
    (2) Aqui seria interessante ter continuado com a informação e depois o ponto final. Só uma sugestão.
    *Boa introdução. Conseguiu introduzir os pontos que será debatido ao decorrer do texto. Parabéns!

    A priori, é necessário salientar,(1) que a falta de estímulos é uma das grandes causas do analfabetismo no Brasil, tanto algumas famílias, quanto o governo se preocupam mais em inserir as crianças mais cedo no mercado de trabalho do que na na vida escolar. De acordo com o IBGE em 2018, havia cerca de 11,8 milhões de pessoas analfabetas, ou seja, aproximadamente 5% da população do país. Por isso medidas devem ser tomadas para inserir crianças e adolescentes na vida escolar.
    (1) Vírgula indevida.
    *Bom desenvolvimento, porém você poderia ter se aprofundado mais nessa discussão do mercado de trabalho.

    Também é importante ressaltar, que faltam muitos investimentos por parte do governo em infraestrutura para as escolas, além da compra de materiais didáticos e pagamento dos funcionários, muitas vezes esses quesitos não são atendidos(1) o que faz com que muitos jovens não recebam uma educação de qualidade e/ou desistam de estudar. o que torta(2) necessário a fiscalização por parte do legislativo e da população, para que o empasse não se repita.
    (1) Vírgula.
    (2) Torna. Creio que foi erro de digitação.
    *Esse desenvolvimento ficou um pouco confuso pois você não estruturou corretamente as orações. Cuidado, evite construir frases muito longas, pois a chance de você errar aumenta. Você poderia ter utilizado mais um ponto final nesse desenvolvimento, para organizar melhor as ideias. Senti a falta de conectivos.

    Portanto, atitudes devem ser tomadas para que o analfabetismo não seja mais um problema no Brasil como foi no passado e no presente. Para isso(1) cabe ao Governo por meio do Ministério da educação(2) -instituição destinada a assegurar que todos tenham uma educação de qualidade- destinar verbas para melhorar as escolas e deixa-las em perfeitas condições para fornecer uma alfabetização digna a quem precisar. Deste modo o futuro da educação do país será exemplar.
    (1) Vírgula.
    (2) Ministério da Educação. Maiúscula (parece chato, mas é o correto).
    *Bom, eu senti uma falta de detalhamento na sua proposta. Porém, vou considerar como completa, pois posso estar enganado em relação a isso.

    C1: 160 — Desvios gramaticais.
    C2: 160 — Faltou um pouco da sua opinião nos desenvolvimentos.
    C3: 200 — Boa organização e permaneceu em defesa do ponto de vista.
    C4: 160 — Falta de conectivos em momentos que deveria ter. Cuidado com isso. Observe as redações nota mil e veja como são utilizados os conectores.
    C5: 200 — Creio que a proposta foi completa, apesar de algumas dúvidas.
    Total: 880 (Posso ter errado para menos ou para mais).

    Você escreve bem, continue assim. Só precisa consertar essas vírgulas em alguns momentos e ser mais direta com relação a sua opinião no texto.
    Leia as redações nota mil pois ajudam demais no aprendizado!

    Parabéns, e continue treinando!

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  2. olá

    Sou iniciante, então irei corrigir mas sem dá nota.

    Gostei bastante da redação, escreve bem, porém, falta um pouco de aprofundamento principalmente nos desenvolvimentos.

    A conclusão também poderia ser mais detalhada seguindo o modelo daquilo que se pede pelos corretores do Enem.

    Resumindo, ficou muito boa. Continue praticando que irá chegar ao 1000.

    Boa sorte

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  3. Olá, tudo bem?
    Creio que você goste de ler… Vi que conhece muitas palavras e isso é bom na hora de escrever a redação e não voltar a usar as mesmas palavras (o tal do “Sinônimo”)
    Mas, seguindo a base do ENEM, vou citar algumas coisas que senti falta.
    Senti falta de você falar sobre o tema.
    É interessante, principalmente no segundo parágrafo de desenvolvimento (no primeiro você até trouxe) apresentar dados, citações, alusões históricas para dar valor a informação que você passou.
    Conclusão eu não colocaria a seguinte coisa:
    “atitudes devem ser tomadas para que o analfabetismo não seja mais um problema no Brasil como foi no passado e no presente”. Quem sabe não perca ponto na redação, mas é muito simples para mostrar autoridade sobre sua redação.

    Você tem ideias boas, isso é incrível. Mas, assim como eu, vejo dificuldade de por tudo no papel.
    Para melhorar isso eu recomendo o site “Curso Enem Gratuito” e as vídeo-aulas do professor Noslen no Youtube.

    A prática leva a perfeição. Lembre-se disso.
    Até mais!!!

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  4. Oi!

    Você tem boas ideias para desenvolver uma redação.
    Mas, por exemplo no Enem é necessário seguir todas as competências para não perder pontos.
    Na introdução é preciso que você apresente o tema. É legal iniciar com uma alusão, ou um fato que você entenda e seja de acordo com o tema. É necessário a problematização também, e os argumentos.
    No desenvolvimento 1, senti falta de conectivos, e achei que usou alguns que não se encaixaram muito bem com o texto. É importante também ter alusão, e explicar melhor seus argumentos.
    No desenvolvimento 2, a mesma coisa.
    A conclusão eu achei legal.

    Se continuar praticando, vai chegar longe!

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