Estudante

alfabetização no Brasil: passado, presente e futuro

  • 0

Com a incessante evolução das tecnologias humanas, os meios de trabalho constantemente se adaptam para, desta forma, cumprirem as exigências do mercado. Neste âmbito, a educação é essencial, pois é responsável por capacitar os profissionais que irão sustentar a economia. Entretanto, o Brasil não possui um sistema de ensino eficiente, colocando em risco o andamento da própria sociedade ao monopolizar o ensino e a liberdade de escolha profissional.

 

Primeiramente, observa-se que o aperfeiçoamento das tecnologias também influência nos meios de lecionar, visto que, se utilizadas corretamente, podem facilitar o trabalho dos pedagogos. Posto isso, inferem-se inúmeras possibilidades de ensino á distância, já que estas expandem a área de atuação dos professores. Entretanto, o despreparo dos mesmos, acaba por monopolizar o ensino de qualidade, tal fato afetaria o futuro da educação, porque excluiria as demais instituições de ensino, não detendo estas, insumos para acompanhar tamanho avanço.

 

Ademais, a falta de qualificação dos docentes também ocasiona no excesso de trabalhadores em áreas de trabalho “braçal” que, futuramente, deverão ser substituídos pelas máquinas. Tal fato se deve ao que haverá um excesso de mão-de-obra, porém faltariam técnicos para arquitetá-la. Posto isto, o fluxo de indivíduos desempregados aumentará exponencialmente, ocasionando assim, um colapso econômico.

 

Portanto, é inegável a necessidade de adaptações na educação, objetivando um melhor aproveitamento das tecnologias atuais na capacitação profissional. Para sanar tal problemática, o Ministério da Educação, deve desenvolver um programa de profissionalização em pedagogia. Este irá lecionar os docentes para que estes possuam maestria no meio tecnológico e desta forma, democratizar o ensino a distância, além de, melhorar a qualidade do mesmo.

Compartilhar

2 Correções

  1. O pronome ESTE é usado para introduzir uma ideia, no caso de retomada deve se usar ESSE, procure revisar erros de gramática que podem te prejudicar na C1. Procure deixar a tese mais clara possível, de modo que ela encaminhe o corretor para o que você irá desenvolver ao longo do texto.
    Notei alguns erros que o amigo aí em cima já corrigiu. Enfim, você escreve bem, no enem acredito que poderia tirar mais de 800. Continue estudando, espero que as dicas ajudem.

    • 0
  2. Olá, Teddy! Espero que as minhas observações te ajudem na sua trajetória.
    No geral, gostei do conhecimento de conectivos e o uso deles ao longo da redação. Porém, senti falta da ênfase na educação. Se analisarmos o tema, o principal eixo temático é Educação, mas você focou em Tecnologias e Mercado de Trabalho (não que seja completamente errado, mas poderiam ser usados como eixos indiretos).
    Além disso, também senti falta dos repertórios socioculturais e as outras áreas do conhecimento. Considerando o tema da alfabetização, seria interessante citar as taxas de analfabetismo/analfabetismo funcional no Brasil e o filme “Central do Brasil”.
    Em relação ao “passado, presente e futuro”, parece que você focou mais no futuro. Para o “passado”, poderia citar as possíveis raízes (causas) do analfabetismo, como as metodologias desestimulantes e ultrapassadas. Para o presente, foco novamente na importância de expor estatísticas sobre indicadores educacionais no Brasil.

    INTRODUÇÃO
    – Ao meu ver, o uso do conectivo conclusivo “desta forma” está equivocado. Você poderia anulá-lo ou substituí-lo por um conectivo que expresse finalidade, intenção ou propósito. Exemplo: “[…] os meios de trabalho constantemente se adaptam a fim de que as exigências do mercado sejam cumpridas.”;
    – Gostei do gancho entre trabalho e educação, assim como do contraste na última frase;
    – É interessante utilizar uma OAC (Outra Área do Conhecimento). Você citou a “incessante evolução das tecnologias humanas”, então poderia deixar mais claro para o corretor seu repertório (como a Terceira Revolução Industrial, que está relacionada com a mão de obra qualificada).

    D1
    – Pesquisando sobre o uso do “Primeiramente”, acho mais seguro substituí-lo por “Em primeiro lugar”;
    – Pesquise sobre influência x influencia. No caso, o correto seria “influencia”, sem acento;
    – Levando em consideração a ideia principal do seu parágrafo, é interessante citar Pierre Lévy e as reflexões sobre o papel do professor na educação: https://cafecomsociologia.com/pierre-levy-conceitos-chave-cibercultura
    – Uso de acento agudo em “ensino á distância”, substituir pelo acento grave: ensino à distância.

    D2
    – Não há hífen em “mão de obra”;
    – Achei confusa a parte “Tal fato se deve ao que haverá um excesso..”, tente reformular.

    CONCLUSÃO
    – Uso equivocado da vírgula entre agente e ação;
    – Não ficou claro o modo como o agente irá instruir os docentes a adquirir maestria no meio tecnológico;
    – Novamente, “ensino a distância” sem o acento correto;
    – “[…] no meio tecnológico e, desta forma, democratizar […]” faltou uma vírgula antes do conectivo;
    – Acredito que seja melhor utilizar um conectivo de adição do que “além de”. Exemplo: “[…] democratizar o ensino à distância e melhorar a sua qualidade.”.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.