ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: PASSADO PRESENTE E FUTURO

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OBS- NAO VOU FAZER ENEM

TEMA: Alfabetização no Brasil: passado, presente e futuro

Os primeiros registros sobre a alfabetização no Brasil foram no período colonial, com os jesuítas ensinando de forma tradicional onde o aluno não tinha opinião sobre o que aprendia, nesse período não havia preocupação com a forma que o aluno aprende, quais metodologias ou quais didáticas seriam eficazes. Porém com o passar dos anos os estudos sobre como funciona o processo de ensino∕ aprendizagem, sobre diferentes modos de avaliação, sobre a aprendizagem em grupo, impulsionaram uma mudança nos conceitos de alfabetização pois na década de 1980 nos deparamos com o construtivismo de Jean Piaget que tem como objetivo colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem

Á medida que as reflexões sobre a aprendizagem se intensificavam outra situação se apresentava crescente no Brasil: o analfabetismo. Então na década de 1990 o debate ampliou para a universalização do ensino, sendo assegurado na reforma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação n⁰ 9.394∕96 em seu artigo 5⁰ o direito ao acesso a educação básica para todos. Desde então foram criadas inúmeras ações para atingir esse objetivo e acabar com o analfabetismo no Brasil, em 2018 o IBGE divulgou que 6% da população entre 15 anos ou mais é analfabeta ou analfabeta funcional- aquele lê e escreve, porém não desenvolve o pensamento crítico.

Então em 2013 o Brasil participou da elaboração da agenda das ODS- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um compromisso entre vários países para erradicar a pobreza e construir uma sociedade sustentável, com 17 objetivos, destaco aqui o 4⁰: Educação de Qualidade, que prevê varias ações e uma delas é a erradicação do analfabetismo até 2030. Diante disso ao analisarmos a realidade da educação brasileira ainda encontramos vários obstáculos por exemplo a falta de vagas nas escolas de educação básica públicas, pouca infraestrutura e investimento na capacitação dos professores.

Conforme a Constituição Federal somente 18% da verba Federal é destinada a educação e 25% das verbas Estaduais e Municipais são destinadas a educação. Recentemente ouve debates para tentar diminuir esses percentuais, o que dificultaria ainda mais a erradicação do analfabetismo. Sendo assim para mudarmos nossa realidade é necessário maior investimento das verbas públicas para educação com regras e normas específicas e rigorosas quanto ao uso e aplicação desse investimento para dificultar os desvios ou até mesmo atos de corrupção que possam afetar diretamente o desenvolvimento de uma educação equitativa de qualidade.

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5 Correções

  1. Boa tarde, EmiliGB!

    A minha crítica principal em relação ao seu texto é a confusão. Seu texto aparenta estar desorganizado. Há certos fatores que levam a isso: frases muito longas que poderiam ser divididas entre duas ou mais períodos menores, problemas de pontuação, falta de brainstorming/planejamento prévio à escrita da redação…

    Mas, principalmente, a falta de foco no tópico. Eu não tive um senso, na primeira leitura, de quais eram os tema e tese do texto. No primeiro parágrafo, você fala sobre o ensino tradicional, e como o aluno não tinha opinião sobre o que aprenderia. Todavia, esse fator não é relevante ao tema e, se você formou alguma conexão entre a falta de poder do aluno em escola com a alfabetização no Brasil, esta conexão não ficou clara.

    Esse padrão repetiu-se ao longo do texto, com informações desconexas que não agem em sinergia para formar uma opinião sobre o assunto. Por causa disso, o texto acabou sendo mais expositivo do que argumentativo. Se este era seu objetivo, beleza, mas só expor fatos não é o ideal se seu propósito é redigir um texto dissertativo-argumentativo. Logo, preste atenção nisso, e separe um tempo antes do texto para organizar seus pensamentos.

    Agora, este foi um pequeno erro que notei e não posso deixar passar: atente-se ao uso da palavra “onde”. No português formal, deve-se evitar usar esta palavra para conceitos abstratos, e limitá-la somente a lugares físicos (ex.: “A biblioteca onde eu estava era espaçosa”). No contexto em que você a empregou, o ideal é utilizar “no qual”. Fica a dica ;)

    Espero que minha correção tenha ajudado. Boa sorte com seus estudos!

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  2. Oiiii!!!!
    Boa tarde 🌼🌹☺️
    Tudo bem ? Espero que sim
    Gostaria de dizer primordialmente que sou iniciante e que não tenho plena convicção do que está escrito abaixo, por sendo tal espero sua compreensão e agradeço desde já.
    Espero ser de alguma ajuda 🙂🙏
    Primeiramente, seu texto não possui a estrutura dissertativo argumentativo combrado pelo Enem, mas se esse não é a sua meta ok, porém se for aconselho a estudar mais a estrutura de redação.
    Introdução:
    Percebi muitas repetições de palavras como por exemplo:
    Período
    Quais
    Aprendizagem
    Repetições de palavras podem acarretar em diminuição da nota pelo corretor, tente utilizar sinônimos.
    Além disso percebi alguns erros de vírgula como por exemplo:
    “Porém”, logo após ele deveria haver uma vírgula pois é um conectivo.
    “Pois” deveria haver uma vírgula antes dele porque além de ser um conectivo ele está explicando.
    Ademais faltou um ponto final no último período da introdução.
    Desenvolvimento 1:
    Você utilizou dois dados estatísticos o que não é bem visto pelo corretor pois ele pode considerar excesso de dados, e pode lhe tirar pontos, e mais uma coisa você poderia dar uma melhor explicação dos repertórios que você utilizou.
    Faltou colocar crase no “a” de ” acesso a educação” lembre-se quem acessa acessa a alguma coisa por isso a crase
    Faltou desfecho.
    Desenvolvimento 2:
    Percebi alguns erros de vírgula como por exemplo :
    “Diante disso” vírgula após ele pois é um conectivo
    “Por exemplo” deve ser entre vírgulas
    Faltou desfecho e uma melhor explicação do reportório utilizado
    Conclusão:
    Aparenta estar incompleta
    E vírgula após “sendo assim”
    OBS:
    no geral seu texto está bem escrito mais, aconselho você a estudar vírgula, crase, acentuação em geral, ortografia, regência, a estrutura de um texto dissertativo argumentativo cobrado pelo Enem ( se esse for seu objetivo), sinônimos de palavras que você utiliza muito, além de tentar elaborar uma forma de organização para sei texto seu próprio modelo de texto.
    Espero ter ajudado, e espero que minhas obs tenham servido para alguma coisa 🙂.

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  3. Revise regras básicas de pontuação e ortografia, troque algumas palavras por termos sinônimos e evite repetições sucessivas de um mesmo conectivo. Tome cuidado com o uso de verbos em primeira pessoa, pois expressam pessoalidade em relação ao conteúdo exposto. Busque tornar seu texto mais coeso por meio de estratégias de conexão entre os parárafos, e também seria interessante elaborar um pouco mais a conclusão do texto. No mais, seu texto demonstra conhecimentos sobre diversas áreas e está bastante expositivo.

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  4. Ola sou iniciante, também estou escrevendo! Espero poder contribuir
    Seu texto esta coeso do início ao fim, bem formulado,
    Seguindo uma linha de raciocínio, Parabéns
    Não encontrei problemas ortográficos,
    Acredito que faltou no final as propostas e ações para superação do problema.
    So achei forte a comparação inicial com o filme 300.

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  5. Oi espero ajudar.
    .
    Obs geral: Vc escreve bem da sua redação a unica coisa que vi de errado foi a crase “acesso a educação” quem acessa, acessa à alguma coisa. Vc tambem jogou algumas informações e explicou elas, mas vc também repetiu palavras tenta usar sinônimos para deixa ainda melhor sua progressão textual. É só isso mesmo.

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