Iniciante

Alfabetização em questão no Brasil

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A constituição federal de 1988, prevê em seu artigo 6º o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado na prática quando se observa a alfabetização em questão no Brasil, dificultando, deste modo, a efetivação desse direito social. Diante disso, faz-se necessária a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Mormente, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de alfabetização no Brasil. Hodiernamente, ocupando a nona posição das maiores economias mundiais, seria natural acreditar que o país possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto, já que as escolas brasileiras apresentam estruturas precárias, exíguas de bibliotecas e laboratórios de informática, por exemplo, essenciais para o ensino didático. Essa conjuntura desestimula os alunos e viola o conceito de “contrato social” do filósofo John Locke, já que o Estado não cumpre a função de garantir educação de qualidade para os cidadãos, o que é evidente no país.

Ademais, é fulcral pontuar a desigualdade social como impulsionadora do analfabetismo no Brasil. Segundo Paulo Freire, filósofo brasileiro, se a educação não é capaz de mudar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Nesse sentido, a parcela populacional brasileira menos abastada economicamente, que precisa se afastar da escola para completar a renda familiar trabalhando, se vê distante da transmutação informacional e econômica que a educação é capaz de permitir e, por conseguinte, estagnada em uma realidade de inacesso à

oportunidades. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Portanto, é imprescindível que medidas exequíveis sejam tomadas para a solução desses empecilhos. Com o intuito de mitigar o problema o Ministério da Educação – ramo do Estado responsável pela formação civil – deve implantar nas escolas estruturas vitais para o aprendizado eficiente, através da definição de uma agenda econômica, com o fito de incentivar a permanência no ambiente escolar. Outrossim, o Ministério da Cidadania deve capacitar assistentes sociais para atuarem nas escolas aliados ao Conselho Tutelar, a fim de evitar a evasão escolar por meio de acompanhamento psicológico e familiar. Assim, será possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação da Magna Carta.

 

Se possível corrigir de acordo com as competências!

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5 Correções

  1. Antes de tudo quero falar que não sou “expert” em redação, contudo notei alguns erros na sua produção textual; cuidado! tente fazer com que seu texto seja o mais original possível, colacando nele alguns sinônimos para diferenciar do modelo de redação do Felipe araújo.

    Competência 1: 120 pontos;
    Competência 2: 200, ótimos argumentos, conseguiu compreender a proposta de redação;
    Competência 3: 200, ótimos repertórios;
    cCompetência 4: 200, seu texto tem coesão;
    Comeptência 5: 160, para mim na conclusão faltu o detalhamento da proposta de intervenção.

    Nota geral: 880.

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  2. Introdução:
    Muito bom. Sua tese está bem definida. Usar a Constituição Federal é uma ótima forma de iniciar.

    Desenvolvimento 1:
    Você argumentou bem em defesa do seu ponto de vista. Tenho apenas uma ressalva: quando você fala que somos a nona posição das maiores economias mundiais, você não especificou qual sua fonte, é altamente recomendado citar qual sua referência.

    Desenvolvimento 2:
    Excelente. Sua argumentação está ótima, apresentou ótimos repertórios.

    Conclusão:
    Sua conclusão está bem completa, apresenta todos os requisitos principais. Tenho uma pequena sugestão: acrescente vírgula antes de citar o agente Ministério da Educação, assim como você fez antes de citar o Ministério da Cidadania.

    Nota:
    C1: 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 160
    C5: 200
    Total: 960

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  3. Primeiro parágrafo:
    * Evite usar gerúndio, como o utilizado na palavra “dificultando”. Você poderia substituir por “o que dificulta a efetivação…”;
    * Há a ausência do esclarecimento dos argumentos 1 e 2 que serão tratados ao longo da produção textual. Você pode escrever a origem dos argumentos, como por exemplo: “Devido a fatores governamentais e sociais”, ou também pode escrever quais são seus argumentos de fato, no seu caso : “Devido à negligência estatal e à desigualdade social”;
    * No mais, há uma boa utilização do repertório sociocultural produtivo e também dos conectivos.

    ** Importante: Lembre-se de que o país possui sim várias políticas públicas referentes à alfabetização e muitas delas são, inclusive, atuais. Logo, o argumento deveria ser a falta de efetividade na prática dessas legislações.

    Segundo parágrafo:
    * Evite usar expressões como “é justamente o oposto”, já que pode se configurar como marca da oralidade. Você pode substituir por “Contudo, a realidade difere dessa conjuntura, visto que…”.

    Terceiro parágrafo:
    * Ótimo, porém atente-se à colocação pronominal. Após a vírgula utiliza-se a ênclise, logo, em vez de “se vê distante…”, o correto é “vê-se distante…”..
    * Destaca-se também, novamente, o uso do gerúndio em “trabalhando”, o qual pode ser substituído por “mediante à necessidade de trabalhar…”.

    Quarto parágrafo:
    * Ausência de algumas vírgulas separando os elementos da proposta de intervenção.
    * Proposta completa e adequada ao tema.

    Competências :
    I- 120
    II-160
    III-200
    IV-200
    V-200
    Total: 880

    Não sou uma profissional na área, mas essas foram minhas objeções.

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  4. Introdução – Perfeito uso de repertório sociocultural e logo em seguida inserindo seu ponto de vista sobre o tema.

    Desenvolvimento – Defendeu muito bem o ponto de vista deixando visível os desafios do tema.

    Conclusão – Sua conclusão apresenta proposta de intervenção completa, com agente, modo, ação, detalhamento e finalidade.

    Seu texto não apresenta desvios gramaticais ou de convenções da escrita, ou seja, você apresenta um excelente domínio da Língua portuguesa (competência 1); Conhece muito bem a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, além de não fugir do tema proposto (competência 2); organiza de forma excepcional as ideias e os argumentos utilizados (competência 3); articula perfeitamente as partes do texto, com usos adequados dos mecanismos linguísticos (competência 4) e apresenta uma proposta de intervenção observando os direitos humanos e resolvendo corretamente o problema (competência 5).

    Competência 1: 200
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200

    Total: 1000

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  5. Oi espero ajudar.
    Intro: Constituição Federal. Seria melhor vc ter tirado a última frase é ter colocado sua tese. Pesquise sobre isso porque ajuda na C4.
    D1: “ocupando a nona posição” da onde vc tirou esse dado? Quando colocar um dado tem que fala da onde vc tirou de algo ministério? De um site? PESQUISE SOBRE MARCAS DE AUTORIA.
    D2: QUANDO for cita alguma coisa te que colocar “””. Está bom, só está faltando seu posicionamento sobre o assunto. MARCA DE AUTORIA.
    Conclusão: “através” na redação do ENEM só tem o significado de ATRAVESAR alguma coisa usá por meio de. Tirando esse erro que iria tira ponto. Está bom

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