Alfabetização em questão no Brasil

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O filme “Mãos talentosas: A história de Ben Carson” aborda a história real de Ben Carson, um menino negro, pobre, filho de mãe separada e analfabeta. Contudo, esse contexto não foi um empecilho para que sua mãe desistisse da sua educação, pelo contrário, ela incentivou uma rotina semanal de leitura, fato que contribuiu para seu brilhante futuro. De maneira análoga ao filme biográfico, muitos indivíduos brasileiros sofrem com o analfabetismo, já que não desenvolvem a habilidade de ler e escrever. Isso se deve, majoritariamente, à negligência familiar e passividade governamental.

 

Sob esse viés, é lícito postular o descaso dos familiares a respeito da alfabetização como impulsionador desse revés. Acerca disso, segundo o educador pernambucano Paulo Freire “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Nesse espectro, o papel da família é fundamental, visto que ela desempenha uma grande importância no desenvolvimento de uma sociedade. Com isso, devido à negligência familiar, muitas pessoas não passam pelo processo de alfabetização corretamente, o qual pode ocorrer também dentro dos lares brasileiros e por causa disso a população ainda sofre com o analfabetismo.

 

Outrossim, é imperativo pontuar a omissão governamental como agravante da problemática supracitada. Nessa perspectiva, conforme a Constituição Federal de 1988 “A educação é um direito de todos os cidadãos e dever do Estado e da família”. Entretanto, a educação ainda é descuidada pelos governantes, mesmo sendo ela um direito a todos. Evidência disso são os Dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2014, os quais mostram que um quinto dos alunos da rede pública chegou ao 4º ano do fundamental sem aprender a ler adequadamente. Tal fato comprova que há pouco investimento para a formação de bons profissionais e infraestruturas adequadas para atender o núcleo social.

 

Portanto, urge que medidas sejam tomadas para fomentar a alfabetização no Brasil. Logo, sugere-se que o Governo Federal, na figura do Ministério da Educação, promova investimentos para a capacitação de profissionais educacionais, além de fornecer melhorias na infraestrutura das escolas públicas brasileiras, por meio da destinação de mais verbas para o âmbito educacional, de modo a incentivar a formação de mais profissionais da educação, os quais auxiliarão para a queda da taxa de analfabetismo no país. Dessa forma, espera-se que o corpo social brasileiro tenha um brilhante futuro assim como o menino Ben do filme “Mãos talentosas: A história de Ben Carson”.

Por favor, se puderem corrigir dando nota por competência. Desde já, muito obrigada!!!

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5 Correções

  1. Competência 1- 180
    Competência 2- 160
    Competência 3- 140
    Competência 4- 160
    Competência 5- 140
    Seu único erro na competência 1 foi o período longo na proposta de intervenção :( [cada período deve ter no máximo 4 linhas, você extrapolou o limite dando 6], novamente, na proposta de intervenção fale mais sobre buscando detalhamento do efeito esperado. Lembre-se sempre dos quatro cavaleiros do apocalipse AGENTE, AÇÃO, MODO, EFEITO e a besta maior o DETALHAMENTO. Sua defesa e coerência foram descabíveis, o acesso a educação será responsabilidade somente dos familiares!!!. Aposto que se a mãe de Ben Carson tivesse aceso à educação, não sofreria tanto com o ensinamento do filho, cadê o Estado?
    Desse modo, a Constituição de 88 no Art. 205 garante a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O Estado não vem primeiro do que a família atoa no Art. 205, o Estado deve garantir e a família agir.

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  2. Oiee♡
    Algumas observações:

    Introdução:
    -Boa contextualização, talvez fazendo um resuminho ficaria inda melhor.
    -Ótima tese com 2 argumentos

    D1:
    -Vc soube contextualizar bem o seu repertório com os seus argumentos, algo bom!
    -No fechamento tente ser mais crítica para evidenciar o seu ponto de vista
    -Se erros ortográficos, parabéns!

    D2:
    -Esse parágrafo ficou muito bom, só toma cuidado pra contextualizar direitinho quando citar 2 repertórios.
    – sem erros, ótimo!

    Conclusão:
    -Agente: MEC
    -Ação:promova investimentos para a capacitação de profissionais educacionais
    -modo/meio:destinação de mais verbas para o âmbito educacional/investimentos
    -detalhamento:incentivar a formação de mais profissionais da educação
    -Finalidade: os quais auxiliarão para a queda da taxa de analfabetismo no país
    Bom fechamento do texto!

    Nota:920
    C1=180
    C2=200
    C3=180
    C4=160 (repetições)
    C5=200
    Espero ter ajudado!

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  3. Boa tarde Dhamarys.

    – primeiramente parabéns pela produção textual.

    * Introducao:
    _ tópico frasal ✔️
    _ repertório coeso ✔️
    _apresentação dos dois porquês da problemática ✔️
    _ possui conectivos ✔️
    _ aborda de forma objetiva o tema proposto ✔️

    ⚡ A única observação que tenho a fazer em questão do tamanho do parágrafo. Cuidado nesse critério pois o máximo de linhas que pode conter na introdução 6.

    * DESENVOLVIMENTO 1:
    _ fundamentação da tese ✔️
    _ presença do tópico frasal ✔️
    _ apresentação das causas e consequências ✔️
    _ utilização de CONECTIVOS ✔️
    _não houve fuga do tema abordado ✔️

    * DESENVOLVIMENTO 2:
    _ reafirmação da tese ✔️
    _uso diversificado de conectivos ✔️
    _argumentação coesa mediante a tese proposta. ✔️
    _não houve fuga do tema ✔️
    _parágrafo estruturado e como argumentação objetiva ✔️

    * Conclusão:
    _ Agentes conclusivos ✔️
    _apresentou uma proposta o que de fato reverte o quadro da problemáticas ✔️
    _utilização de CONECTIVOS conclusivos ✔️
    _estruturada ✔️

    ∆ correção por competência.

    * Competência 1: 180
    *Competencia 2: 200
    *Competência 3: 180
    *Competência 4: 200
    *Competência 5: 200

    (Observação geral):
    ~ sua redação está excelente, cuidado apenas com o tamanho dos períodos dos parágrafos.
    # Quantidade de linhas em cada parágrafo:

    • introdução= 5 a 6 linhas.
    • desenvolvimento 1= 7 a 8 linhas.
    • desenvolvimento 2 = 7 a 8 linhas.
    • conclusão = 7 linhas.

    {Essa é apenas uma estimativa próxima da quantidade de linhas em cada parágrafo }>

    * Espero de alguma forma ter contribuído para a evolução do seu aprendizado . Sucesso ❥

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  4. Boa Tarde Dhamarys

    Tudo bem?

    Eu particularmente não sei nem o que falar.. sua redação é com certeza nota 1000

    c1: 200 — Não achei erros
    c2: 200 — Compreendeu sim o texto e não fugiu um segundo sequer. Um texto riquíssimo de repertorio (Parabéns).
    c3: 200 — Defendeu com maestria.
    c4: 200 — Uso variado de conectivos
    c5: 200 — Apresenta os 5 elementos da P.I

    Nota: Lembrando que não sou profissional mas sua redação esta impecável, sem duvida está entre 900+ e 1000.

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  5. Boa tarde!
    Ótima redação!!!

    Sua introdução está muito boa;
    Desenvolvimento perfeito, apenas sentir falta de ser mais críticas nos desfechos finais…;
    Intervenção completa.

    Dica: Cuidado com repetições de palavras…
    9 “que”
    8 “para”

    ==================================
    C1 = 180
    C2 = 200
    C3 = 180
    C4 = 180
    C5= 200 =========== 940

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