Alfabetização do Brasil: passado, presente e futuro

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A dificuldade da alfabetização no Brasil se dá por inúmeros fatores estruturais, sendo alguns deles: desigualdade social, trabalho infantil, evasão escolar, além das complicações regionais – principalmente do nordeste. Entretanto,  há também problemas na forma com a qual a escola tenta ensinar.

Primeiramente, a Unesco aponta que o analfabetismo, no Brasil, se concentra entre pobres, pretos e nordestinos. Essa situação se dá por dificuldades de ir à escola – por ser longe ou de difícil acesso -, pela necessidade precoce de se começar a trabalhar e ajudar no sustento da casa, entre outros. Logo, antes de tentar resolver isso construindo mais e mais escolas, é preciso olhar mais atentamente, para o que provoca a evasão escolar dentro de cada contexto da vida do brasileiro.

Entretanto, manter o aluno envolvido nas aulas envolve outras questões. Segundo dados do IBGE, em 2019, mais da metade das pessoas com 25 anos ou mais não concluíram o ensino médio, e no nordeste esse número aumenta para 3 a cada 5 pessoas (cerda de 60,1%). Em vista disso, pode-se destacar motivos para dados tão adversos, além dos supracitados, a falta de interesse, provinda tanto da falta de aptidão dos professores, quanto por não ver no conteúdo estudado algo pelo qual valha a pena aprender.

Contudo, uma das formas de resolver esse problema, cabe ao Ministério da Educação melhorar a formação do educador – tornando mais rígidos os critérios de aprovação -, e adicionar à grade curricular do aluno assuntos essenciais para a sua vida – como: economia, atualidades, saúde etc. -, pois assim daria motivação às crianças e adolescentes a permanecerem na escola além de que, como, sabiamente, afirmou Padre Antônio Vieira “a boa educação é moeda de ouro. Em toda parte tem valor”.

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1 Correção

  1. gostei da sua introdução, só faltou o fechamento introdutório, como: Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

    já vi professores de curso de redação pedindo para não colocar “primeiramente” no início do D1, então evite. Use: A priori ou Diante desse cenário. Não tinha necessidade da repetição do “mais”.

    na D2, você deveria ter procurado sinônimos de “mais” para evitar a repetição de palavras. Evite usar parênteses, use -.

    troque isso “Contudo, uma das formas de resolver esse problema…” por isso: Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Na conclusão você precisa pôr o tema da redação. Para o leitor saber o que você está solucionando. Essa sua citação deveria estar na introdução, porque aí você poderia retomar na conclusão fazendo o tão famoso texto circuito. Não coloque citações novas e dados estatísticos na sua conclusão, vc deve retomar.

    comp. 1: 200
    comp. 2: 200
    comp. 3: 160
    comp. 4: 160
    comp. 5: 120
    TOTAL: 840 pts

    leia mais redações nota 1000, estude mais sobre introdução e conclusão. Quase 900pts, ein. Tá indo bem, mas pode melhorar.

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