O aleitamento materno é um assunto pouco comentado, porém de indubitável importância, posto que, no Brasil, negligências médicas, ou mesmo dificuldades por parte da mãe em questão da amamentação tem tornado a temática uma problemática a ser discutida.
A priori, ementa-se que, 78 milhões de recém-nascidos tiveram que esperar mais de 1 hora para serem amamentados, segundo uma pesquisa da ONU. Isso torna-se um imbróglio uma vez que, segundo a mesma pesquisa o bebê deve ser amamentado até 60 minutos após seu nascimento. Tal situação provém de atitudes médicas despreparadas, que por sua vez expandem o impasse neonatal.
Ademais, muitas mães podem se por em meio a dificuldades quanto ao aleitamento, posto que se deparam com o esvaziamento mamário, ou dores nas mamas. Assim acabam por optar por mamadeiras logo nos primeiros meses de bebê, e posteriormente acabam precocemente por romper com a amamentação.
Em vista dos argumentos mencionados, com ênfase na questão do aleitamento materno, cabe à OMS (Organização Mundial da Saúde) por meio de um projeto de lei apresentada na câmara dos deputados, consumar nos hospitais a obrigatoriedade do aleitamento após 30 minutos de parto, para findar negligências médicas. Também, cabe ao governo por meio de companhas e propagandas em mídias, informar a população sobre o assunto em questão, para que assim o problema possa ser solucionado.
MateusRicardoGT
C1 – 120
C2 – 160
C3 – 160
C4 – 160
C5 – 160
Nota = 760
Boa redação! Você elaborou bem dentro dos moldes do Enem. Utilizou bem dos dados da ONU, colocando um repertório (mesmo com dificuldade de achar). No entanto, são alguns detalhes que merecem atenção.
Noto que há muitos erros de emprego de virgulas o que acaba comprometendo bem a nota. Há também um problema no seu segundo argumento, “logo nos primeiros meses de bebê” não sei se é o artigo ou se você esqueceu de uma palavra “primeiros meses de vida do bebê” ou “logo nos primeiros meses do bebê”, mas fica essa observação.
Na sua introdução, seria interessante você deixar separado a contextualização da sua tese. Você deu apenas uma progressão, sem pontos finais.
Seu primeiro argumento ficou excelente, mas o segundo já não ficou muito bom. Uma dica que eu sugiro é que você poderia desenvolver sobre as mães que tenham dificuldades na amamentação, por problemas de saúde ou na qualidade do leite, levantando a importância da amamentação e posteriormente, de acordo com esse problema, fazer uma solução pautada nisso, para algum agente dar suporte a essas mães que dependam de assistências e etc.
Seria interessante também que você utilize mais adjetivos e/ou advérbios para dar mais o seu posicionamento.
No geral, você mandou muito bem.
Bom, espero ter ajudado de alguma forma! ;)
Jorge_Junior
Olá Vitória, tudo bem? Espero que sim. Irei fazer algumas colocações acerca da sua redação que podem, claro, estarem erradas, pois sou um mero aluno. Mas vamos lá
*Você faz uma introdução curtinha, no entanto apresenta o tema, problematiza e explicita a tese, o que é ótimo pra competência 3, pois mostra que vc tem um projeto de texto. Só tome cuidado com introduções curtinhas, pq podem parecer rasas dms
*No D1 vc inicia com um mecanismo coesivo de hierarquia (a priori) fortalecendo a competência 4, apresenta uma Outra Área do Conhecimento (OAC) ao citar os dados da ONU, e cumpre o argumento 1 da tese, oq é ótimo pra competência 3. objeção: sugiro que use tópicos frasais, pra deixar seu texto ainda mais coeso.
*No D2 vc cumpre o argumento 2 da tese, mostrando que tem um projeto de texto. Entretanto achei sua argumentação vaga, principalmente por falta de embasamento.
*Na pi achei os 5 elementos
notas:
C1: 160 (achei mais de dois desvios gramaticais, mas que não prejudicam o entendimento do texto)
C2: 160 (fala do tema, é um texto diss-arg, no entanto faltou uma outra área do conhecimento produtiva)
C3: 120 (Achei sua argumentação vaga no D2 e muito curta nos desenvolvimentos no geral, mas vc possui um projeto de texto, então penalização apenas de 80 pontos)
C4: 200 (bom uso dos conectivos, texto coerente e coeso)
C5: 200 (tem os 5 elementos)
total: 840
ótima nota, parabéns pelo texto! Redação é prática, vejo que vc tem potencial pra evoluir ainda mais :)
Emily Oliveira
Além de citações, você poderia usar algum repertório sobre negligências médicas.
Na introdução poderia ter pontuado os desenvolvimentos, para o leitor ter uma noção sobre o que ele vai ler adiante.
O dado da ONU fez com que seu texto tivesse mais coerência ainda, visto que tem números detalhados. Isso é um ponto positivo!
Gostei bastante da sua conclusão.
Muito bom.