Alcoolismo entre jovens

  • 3

Atualmente, o Brasil vive com o problema do alcoolismo na sua população, não só com os adultos, também com os mais jovens. Ademais, durante a Lei Seca nas décadas de 1930 e 1940, predominou no Estados Unidos a proibição de consumo e venda de álcool. Porém, essa ementa fez com que o assunto fique mais restrito entre os menores de 18 anos no país, esse ambiente é presente devido a falta de informações sobre os efeitos que causam suas consequências recorrente à outros fatores.

Nesse contexto, ingerir álcool pode prejudicar futuramente, tornando a pessoa dependente ou não, bem como, a submissão para outros tipos de drogas também pode ser outro fim drástico. Outrossim, a psicologia social afirma que o viés de grupo influencia muitas pessoas vulneráveis a este problema por conta de suas amizades, visto que, o indivíduo pretende fazer tudo aquilo que seus amigos fazem, assim poderá se encaixar no meio em que ele vive, ou o contrário. Além disso, a falta de informação faz com que os cidadãos aceitem qualquer oferenda de seus próximos, pois, eles não têm conhecimento sobre as consequências que podem ser causadas, como os transtornos mentais, problemas físicos e a dependência. Por conseguinte, a presença da família para minimizar o tabu entre os menores de idade é fundamental.

Em segundo plano, a ingestão de produtos ilícitos se dá por muito fatores, um deles é a depressão, muitas pessoas acabam usando drogas de maneira consistente como uma válvula de escape para os problemas mentais. Com isso, consoante as pesquisas realizadas pelo Hospital Universitário Kuopio, o abuso desses produtos na adolescência pode prejudicar o cérebro, por conta da maturação da massa cinzenta de um humano entre 13 e 18 anos. Dessa forma, o sujeito tende a ter dificuldades de cumprir com suas responsabilidades sociais e até profissionais, em algumas situações perigosas como ao dirigir. Logo, deve-se ter uma atenção maior com quem está sofrendo de dependência.

É evidente, portanto, que o cenário de iniquidade persiste e reflete na sociedade brasileira. Cabe ao governo em parceria com a mídia, intensificar as propagandas de combate ao uso de bebidas alcoólicas pelo adolescentes, assim como é feito com o tabagismo, utilizando panfletos e imagens de resultados em usuários que estão em situação de vício, para que os jovens pensem mais em sua saúde no futuro antes de utilizar álcool, assim como, a presença da família é indispensável para quebrar o tabu. Dessa maneira, outras medidas devem ser tomadas, segundo Oscar Wilde, “o primeiro passo é o mais importante para um homem ou nação”.

Compartilhar

4 Correções

  1. OII, ótima redação. Argumentos muito bons, com muitas citações, só uma coisa a ficar atento, evite começar sua redação com “atualmente” mostra que não se tem domínio sobre o tema, caso queria falar sobre os dias de hoje, escreva uma data específica, ficar mais atento é o tempo verbal de alguns verbos, mas tirando sua redação foi maravilhosa, eu daria 910.

    • 1
  2. Oi, tudo bem?
    Sua introdução está muito bem articulada, mas no último período eu achei um pouco confusa a ideia.
    Olha, você trouxe ótimos argumentos e os desenvolveu com muuita maestria, arrasou kkkk. Entretanto, cuidado com a concordância verbal e com o uso de alguns termos que não se encaixaram muito bem em determinados períodos. Além disso, toma cuidado com a forma que você encaixa essas “semi-propostas” nos desenvolvimentos, pois, por vezes, elas podem ficar meio “aéreas”, entende? Por fim, ao meu ver, sua conclusão possui todos os elementos necessários, mas você a fez com recorte Brasil e ao longo do seu texto não o citou, somado à isso, em seu último período eu acho que ficaria melhor se retirasse isso: “outras medidas…” ou reformulasse, entende?
    Ps.: você escreve muuito bem – possui excelente facilidade com a escrita – acredito que só precisar organizar algumas coisinhas.
    Beijão <3
    Ps.2: e esse main Braum ai kkkkkk

    • 1
  3. Olá! Ótima redação. Seus argumentos foram muito bons, citando a lei seca e tudo mais. Entretanto, nota-se alguns erros em relação ao tempo das palavras, como na introdução, onde você fala que ” fez com que fique restrito”, quando o certo seria ficasse. Também, depois de “menores de 18 anos” deveria se ter um ponto de continuação ou ponto e vírgula, e não uma vírgula. Também, quando você começa o desenvolvimento e cita a ” piscologia social”, seria legal ter citado dados, fontes e etc. De resto, o caminho é esse aí. Ótima redação!

    • 1
  4. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 200 pontos
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 200 pontos
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200 pontos
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160 pontos
    5. Respeito aos direitos humanos: 160
    Nota total: 920.
    Uma ótima redação quase sem falhas! Parabéns!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.