Regente

Agropecuária e impactos ambientais.

  • 0

Com a evolução da globalização no final do SÉC XX, a integração socio-econômica ampliou-se nível global, de maneira que a produção de bens materiais evoluíram em escalas crescentes.  Entretanto, observa-se que em pleno SÉC XXI, a busca pelo lucro bem como o desenvolvimento da agropecuária, ocasionaram problemas não só ambientais como também sociais. Desse mundo, destacam-se como impactos agropecuários: o desmatamento e a geração de resíduos.

Em primeiro lugar, é preciso se atentar para as causas presentes na questão. Dessa forma, segundo Rafael Noleto: “preservar a natureza é a chave para o equilíbrio ambiental”, todavia, observa-se que no Brasil hodierno, questões relacionadas aos impactos agropecuários não apenas existem como vem crescendo a cada dia. Nesse contexto, segundo o IBGE, o desmatamento é a causa primordial dos problemas ambientais, assim, é válido salientar que mediante o crescente número de desflorestamentos em todo território nacional, as consequências são vistas de formas visíveis entre elas: a inexistência de biomas outrora diversificados no país como também, a exclusão da biodiversidade instalada nos pantanais. Dessa forma, faz-se necessário a intervenção dos problemas.

Outrossim, destaca-se a geração de resíduos como fator regente do problema. Nessa perspectiva, mediante o filósofo Durkheim: “O fato social é um ato coletivo de agir e de pensar sobre o meio ambiente”, no entanto, devido ao crescimento exacerbado do agronegócio proporcionado pela agropecuária, os reflexos da omissão do Estado à proteção ambiental, sistematizam em grande escala a produção de resíduos que por sua vez, atuam em altas consequências refletindo na Eutrofização- poluição hídrica causada pelo excesso de resíduos químicos na água. Desse modo, é incontestável que esse problema ainda persista no país.

Logo, é dever do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Governo Federal, atuarem por meio da ampliação de projetos ambientais que através de palestras e fiscalizações, visem garantir um verdadeiro equilíbrio ambiental, apresentando como objetivo, erradicalizar a prática do desmatamento favorecendo assim, a preservação da biodiversidade no país. Ademais, é necessário que o Governo Federal mediante a criação de programas realizados com base em fiscalizações, apresente como finalidade, concientizar as empresas agropecuárias no que tange os riscos que a geração de resíduos produz ao meio ambiente e ao meio social. Com efeito, o bem-estar ambiental evoluirá.

 

✓se possível corrigir mediante as competências do Enem>

✓desde ja obrigada (✯ᴗ✯)

Compartilhar

2 Correções

  1. C1- 140
    C2- 160
    C3- 140
    C4- 180
    C5- 200

    Nota: 820

    Obs:
    Introdução- ótima, com repertório, períodos bem organizados e dois argumentos a serem retomados posteriormente.
    Desenvolvimento- Não é recomendado o uso de dois repertórios por parágrafo, principalmente se eles forem prejudicar a sua nota. Revise o uso de vírgula.
    Conclusão- Revise concordância. Parabéns pelos 5 elementos propostos.

    • 1
  2. Olha, não sou boa em corrigir porém para mim sua redação está incrível. Ela está com a estrutura bem feita, você conseguiu deixar bem claro o tema e não fugiu dele e fez as propostas de intervenção que podem ser possíveis realiza-las para acabar com o problema proposto. Parabéns.
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.